Mais do que um extensivo

Mais do que um extensivo

Com turma única de 80 alunos, curso preparatório para o vestibular do Colégio Einstein agrega uma extensa lista de atividades complementares

Se cada etapa da vida tem seus desafios, certamente o vestibular é, para os jovens que almejam uma vaga no curso superior, um dos maiores. Encarar as provas que qualificam os estudantes para as principais universidades do país exige muita preparação, em diversas frentes. A primeira delas é, claro, o conhecimento aprofundado em todas as disciplinas cobradas nas provas. “Temos um time de especialistas que, além das aulas expositivas de alta qualidade, estão sempre à disposição dos alunos para qualquer espécie de dúvida ou complementação”, destaca Eduardo Gula Sobrinho, diretor do Colégio Einstein, que se dedica exclusivamente ao Ensino Médio e Pré-vestibular. O número reduzido de alunos na sala do extensivo contribui para tornar essa relação ainda mais direta e eficaz.

As aulas regulares acontecem pela manhã, mas o aprendizado não se encerra na hora do almoço. À tarde, os alunos podem participar dos cursos de extensão, das aulas de aprofundamento, de atividades esportivas e culturais. “Podemos dizer que o Extensivo Einstein é opcionalmente integral, uma vez que é o aluno quem escolhe de quais atividades extras vai participar”, continua o diretor. 

Entre os cursos de extensão estão filosofia e sociologia, interpretação de texto, inglês, redação, atualidades, teatro, geopolítica, obras literárias e música. Já as aulas de aprofundamento são focadas nas necessidades dos alunos que desejam cursar Medicina, Engenharia ou Direito e precisam de conhecimentos direcionados em Matemática e Biologia, Química e História ou Física e Gramática, por exemplo. “Nesses casos, professores qualificados, com muitos anos de experiência e didática excepcional, preparam aulas que objetivam acrescentar conteúdo teórico, ampliar a resolução de exercícios e permitir que nossos alunos desenvolvam mais habilidades e, principalmente, segurança para enfrentar os vestibulares”, acrescenta Gula. 

Por entender que o período gera bastante estresse e que o bom desempenho no vestibular também depende da preparação do corpo, os alunos do Einstein têm à disposição uma série de atividades esportivas, como futsal, basquete, ginástica funcional, voleibol, multi-training, condicionamento físico  e handebol. 

O educador Carlos Alberto Regalo integra o time do Einstein há 13 anos e reconhece no número limitado de alunos uma das principais vantagens do Extensivo. “Dessa forma, conseguimos prestar um atendimento mais individualizado, criando vínculos com os alunos, o que não é fácil de se conseguir em escolas de maior volume”, comenta Regalo, que possui ampla experiência como professor, tendo passado por diversas instituições de ensino. “Vale destacar, ainda, que a integração dentro do Einstein entre os professores é diferenciada e permite o desenvolvimento de conteúdos especiais de máxima abrangência e qualidade”, continua o docente.

O “Aulão” é um bom exemplo disso. Semestralmente, os professores do Colégio selecionam um tema a ser explorado em conjunto. Em algumas horas de aula, os especialistas em cada uma das disciplinas vão agregando informações que ajudam os alunos a enxergar determinado assunto com mais abrangência e complexidade. No segundo semestre de 2016, a tragédia de Mariana foi analisada pelos professores de química, física, geografia, história, biologia, entre outros. 
Entre os docentes do “Aulão” também estava Fábio Romano, responsável pelas aulas de história, filosofia e sociologia. Integrante da equipe do Einstein por oito anos, o professor destaca que o perfil dos alunos do Colégio também contribui para que o trabalho seja mais efetivo. “Apesar do seu claro objetivo de passar no vestibular, o aluno Einstein não está preocupado exclusivamente com essa prova. Ele quer ampliar seus conhecimentos em suas áreas de interesse porque sabe que isso vai ajudá-lo a se diferenciar pelo resto da vida”, pontua Fábio, responsável pela formatação das aulas de aprofundamento em filosofia e sociologia. O professor também comanda o CineEinstein, que exibe filmes dos mais diversos conteúdos, sempre seguidos de debates. “A participação dos alunos sempre nos surpreende. O CineEinstein contribui para que os alunos tenham uma visão multidisciplinar de tudo do mundo, o que é sempre uma vantagem”, pontua Fábio.


Orientação Individual de Estudos

Todos os alunos do Extensivo Einstein passam por uma orientação individualizada, que leva em conta o desempenho do estudante nos simulados de testes e de questões abertas realizados ao longo do ano e também a meta do estudante. “Com base nas notas obtidas nessas avaliações, analiso junto com o aluno quais são as disciplinas que merecem uma atenção especial”, destaca Gula. Se assim desejarem, os alunos podem utilizar as salas de estudos do próprio Colégio, com professores à disposição para tirar dúvidas e/ou estudos extras.

Compartilhar: