Novos líderes

Novos líderes

Câmara Municipal de Ribeirão Preto sediou, mais uma vez, a posse dos novos governantes da COClândia, cidade educativa que faz parte da Unidade Portugal do SEB COC

Fotos: Luiz Cervi

Na noite de 13 de março, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto recebeu uma sessão especial. Nesta data, aconteceu a cerimônia de posse dos novos governantes da COClândia, minicidade da Unidade Portugal do SEB COC que, em 2017, Presidente do Grupo SEB, Chaim Zaher destacou a importância de participar do desenvolvimento das lideranças do futurocompleta 25 anos. A minicidade foi criada para contribuir com a formação de estudantes mais conscientes de seu papel cidadão e solidário.

O evento contou com a presença de vereadores da Câmara de Ribeirão Preto, do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e do fundador do Grupo SEB, Chaim Zaher, que destacou a importância do projeto para se criar novas lideranças e mostrar para cada estudante que eles podem transformar o mundo começando pelo seu entorno. “O Brasil precisa de líderes para esquecer o momento turbulento pelo qual está passando, e ajudar na formação dos novos líderes do país é uma das missões da COClândia”, destacou Zaher, frisando que a realização de um evento que une política e educação comprova a crença no futuro do país. Para o empresário, os certificados entregues pelos representantes de Ribeirão Preto aos alunos que assumiram cargos equivalentes dentro da minicidade aumenta a responsabilidade de cada um.

O prefeito Duarte Nogueira, que havia se reunido com o novo prefeito da COClândia, Augusto Domeneghi, de 10 anos, na última semana, participou da cerimônia. Na primeira oportunidade, os dois conversaram sobre demandas ligadas às áreas de saúde, educação, esporte e meio ambiente. “Encontrei com o Augusto na semana passada, e comentamos que ele foi mais feliz do que eu em sua campanha, porque foi eleito já no 1º turno. Eu ainda tive que disputar o segundo turno para vencer”, brincou Nogueira.

Augusto substitui Mateus Ramiro como “chefe do executivo”, da COClândia. O ex-prefeito destacou o dinamismo das atividades do projeto. “Fico feliz porque as autoridades de 2017 terão as mesmas oportunidades que tivemos no ano passado. Participar da administração da COClândia é uma experiência única e diversificada, que se aproxima da realidade que os adultos precisam respeitar. Como representantes da minicidade, temos muitos direitos e responsabilidades”, comentou o estudante de 11 anos que pretende se tornar juiz da COClândia, cargo para o qual estará apto no ano que vem.
 

Ações e projetos

O novo prefeito da minicidade já vislumbra os projetos que colocará em prática, como a criação do Dia do Pet e campanhas de doação de ração para animais abandonados. “Nesta primeira iniciativa, cada aluno poderá levar seu animal de estimação em uma determinada data, que incluirá campanha de doação e de vacinação de animais”, explicou Augusto, que será fiscalizado de perto pelos colegas vereadores.

Duarte Nogueira entrega o diploma a Augusto e Felipe, prefeito e vice, respectivamente

A missão será compartilhada pelo presidente da Câmara Municipal da minicidade, Nicolas Younis, e pelos demais vereadores, Felipe Masserotto, Bruno Gasparini, Diego Ferreira de Souza, Alice Jacometti e Letícia Zulian de Matos. Segundo Nicolas, além de ficar de olho nas ações do novo prefeito, serão propostas campanhas de doação de brinquedos, de roupas e de comida para animais. Lazer para os alunos, com mesas de ping-pong e pebolim para as crianças se divertirem nos intervalos, também serão prioridade.

O prefeito Duarte Nogueira discursou durante a cerimônia de posse

Diego quer acabar com os buracos da minicidade, problema que acompanha a situação das ruas de Ribeirão Preto. Alice diz que pretende promover campanhas de doação para a população carente. Letícia também está focada na criação de projetos sociais. Essas são apenas algumas das ideias das crianças que ocuparão a Câmara da COClândia.

Também foram empossados, no dia 13, os secretários de governo que ajudarão o prefeito e o vice, Felipe Barbassa Luciano, a administrarem a minicidade. Victória Manhas de Pádua assumiu a Secretaria da Saúde; Maria Vitória Fabris Del Rosso está à frente  da Secretaria da Promoção Social; Clara Sampaio dos Santos Ribeiro comandará a Secretaria da Cultura; Gabriel Okino coordenará a Secretaria do Meio Ambiente; Ananda Lucena Souza de Oliveira assumiu a Secretaria da Educação, e Rafael Souza Silva, a de Esportes.

As campanhas de conscientização são os principais focos desse secretariado. Na Saúde, Victória, de 9 anos,  pretende contribuir para a conscientização sobre o combate à dengue e à febre amarela. Já Clara, de 10 anos, pretende manter os bons projetos culturais da gestão anterior. Para o Meio Ambiente, Gabriel, também de 10 anos, quer promover campanhas e projetos com as crianças mais novas que visem ao plantio de árvores frutíferas no espaço verde da COClândia.

Orgulho dos pais

Em meio às ideias e às ações propostas pelas crianças, o orgulho dos pais é visível. A publicitária Roberta Domeneghi, mãe do prefeito Augusto, destaca a noção e o engajamento proporcionados por essa experiência, que coloca as crianças em contato com conceitos como cidadania, política, meio ambiente e solidariedade. “Estou muito orgulhosa do Augusto. Ele quis se candidatar e recebeu todo nosso apoio durante a campanha”, comentou.

Ao lado de Chaim e dos pais, Ronaldo e Roberta, o prefeito Augusto Domeneghi exibe seu diploma

O pai, o advogado Ronaldo Domeneghi, sublinha que este sempre foi um objetivo do garoto. “Desde quando o Augusto veio para o SEB COC, ele queria participar ativamente desse projeto e perguntava: ‘quando vai ser?’, ‘como será?’. Agora, só queremos registrar sua alegria”, destaca.

O bancário Marcelo Younes, também demonstrou o orgulho de ver o filho, Nicolas, sendo empossado na Câmara, reforçando a responsabilidade que ele carregará com a função. “Procuramos passar para os nossos filhos o sentido da ética e da solidariedade. Vê-lo engajado em um projeto como esse com comprometimento só comprova de que o esforço está valendo a pena”, disse Younes, emocionado.

Presidente da Câmara, Nicolas recebe o abraço dos pais, Marcelo e Karen

Para a mãe do presidente da Câmara, a professora do SEB COC Karen Younes, o projeto funciona porque faz com que as crianças se envolvam com o meio em que vivem. “Leciono na unidade há 18 anos, o que me torna ainda mais orgulhosa. A cada ano, acompanho o envolvimento das crianças com a política dentro da escola, que tem outras iniciativas maravilhosas para ajudar as pessoas e a cidade”, concluiu a professora.

Compartilhar: