Preparativos para o retorno
Infectologistas iniciaram a vistoria de unidades escolares da cidade para avaliar a possibilidade do retorno presencial às aulas

Preparativos para o retorno

Governo estadual propõe retomada progressiva das aulas presenciais em 2 de agosto e Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto inicia vistoria de unidades escolares

Após cerca de um ano de portas fechadas, as escolas se preparam para o retorno das atividades presenciais em Ribeirão Preto e em todo o Estado de São Paulo. Desde abril deste ano, algumas instituições já haviam iniciado a retomada de forma híbrida — mantendo aulas on-line e presenciais. Contudo, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a queda nos índices da pandemia, o governo estadual estabeleceu o dia 2 de agosto como a data de início da retomada progressiva dos ensinos Técnico e Superior.
As universidades e as faculdades técnicas poderão receber até 60% do total de alunos — já os cursos da área da saúde podem receber 100% dos alunos matriculados. No entanto, as instituições de Ensino Técnico de nível médio, como as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), seguem sem limite de ocupação. Ainda em relação à capacidade de acolhimento, esses modelos de instituições de ensino podem determinar a quantidade de estudantes e funcionários, respeitando os protocolos de prevenção contra o novo coronavírus, utilizando máscaras de proteção, álcool em gel e medição de temperatura, que continuam sendo obrigatórios.

Rede municipal
Em Ribeirão Preto, como parte dos profissionais de educação foi imunizada em junho com as vacinas AstraZeneca e Pfizer, a segunda dose só poderá ser aplicada em meados de setembro, uma vez que ambos os imunizantes têm prazo de três meses para que o grupo vacinado possa receber a segunda dose que completa o processo de imunização. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que solicitou ao governo paulista o adiantamento da segunda dose para os profissionais que foram imunizados com essas vacinas, e que aguarda um posicionamento.
Estima-se que na cidade haja em torno de 12 mil profissionais do setor da educação, incluindo as redes pública e privada, que fazem parte da educação básica. De acordo com a Secretaria, até terça-feira, 20 de julho, 9.951 desses profissionais concluíram a imunização. 

Vistoria
No sábado, 17 de julho, infectologistas contratados pela Prefeitura iniciaram a vistoria nas unidades escolares da rede municipal para avaliar ambientes e transportes escolares, verificando as condições sanitárias garantir o cumprimento de todos os protocolos estabelecidos para a prevenção contra a Covid-19. “Todas as unidades escolares já receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários: máscaras para alunos, professores e funcionários, face shields, aventais, termômetros infravermelhos, fita zebrada, sabonete líquido, água sanitária, álcool líquido e álcool em gel. Além disso, todas as escolas realizaram adequações necessárias para o retorno, tais como demarcações no solo, nos refeitórios, pátios, banheiros nas salas de aula, sanitização dos ambientes, bem como a aquisição de materiais para o cumprimento dos protocolos sanitários”, finaliza a Secretaria de Educação.

Pesquisa 
A pasta disponibilizou uma pesquisa on-line voltada aos pais e aos responsáveis dos alunos com o intuito de saber se são ou não favoráveis à volta das aulas presenciais. Até o momento, mais de 9.600 pais responderam e 73% são favoráveis ao retorno.

Compartilhar: