O cenário do turismo regional

O cenário do turismo regional

Segundo o presidente do Convention & Visitors Bureau, a rica história relacionada ao café, aos títulos de Capital do Chope e do Agronegócio fazem de Ribeirão Preto uma cidade com potencial turístico

Localizada a 315 km da capital paulista, Ribeirão Preto é referência regional, especialmente, por sua vocação para Mauro explica que o principal objetivo do Ribeirão Convention & Visitors Bureau é fomentar grandes eventos na cidadeo comércio, para a realização de eventos e pela diversidade gastronômica. Prestes a completar 161 anos, a cidade é circundada de inúmeras rodovias e está às margens da Anhanguera, uma das mais importantes estradas paulistas. Todos esses fatores contribuem para tornar o município um bom destino para visitação. 

Conhecida historicamente pela rica produção cafeeira — o café foi o primeiro produto agrícola intensivo da cidade —, Ribeirão Preto recebe, diariamente, muitos visitantes em busca de serviços e diversão. A cidade também é dona dos títulos de Capital do Chope, do Açúcar e do e do Álcool e do Agronegócio, além de ter sido chamada de Califórnia Brasileira, pelo conjunto de características que definem a cidade. 

Não é apenas a história de Ribeirão Preto que torna o potencial turístico  elevado. Há que se considerar, ainda, a presença de várias universidades ou centros universitários, assim como o forte setor de saúde e de eventos, entre outros fatores. 

Adicione a isso a perspectiva da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), que aponta para um crescimento de 5% a 7% na movimentação do setor, considerando apenas o turismo doméstico, e não ficará difícil entender o otimismo de Mauro Di Battista, atual presidente do Ribeirão Convention & Visitors Bureau. De acordo com o especialista, a partir do momento que os responsáveis pelo mercado do turismo se atentarem para o fato de que o desenvolvimento da atividade depende da profissionalização, do engajamento entre todos os agentes e das parceiras estabelecidas. Só assim, segundo o presidente, o setor terá maior flexibilidade e crescimento, o que gerará, consequentemente, maior rentabilidade social e econômica para a cidade.

Com base em previsões e na sua experiência no setor, o empresário destaca, na entrevista a seguir, que Ribeirão Preto faz parte da rota do turismo regional que passa por uma expansão. Nesse contexto, é fundamental ter mão de obra qualificada e entregar os produtos comercializados adequadamente. 

Revide: Qual é sua trajetória profissional?
Mauro: Sou formado em relações públicas pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Comecei a trabalhar com turismo em 1981, quando abri uma agência de viagens. Em 1990, em sociedade com minha irmã, Larissa Di Battista, dei início ao Student Travel Bureau (STB), que mantemos até hoje. Durante esse percurso, tive a oportunidade de ser conselheiro da Associação de Agências de Viagem de Ribeirão Preto, de 2009 a 2011, e presidente do Conselho Municipal de Turismo, de 2010 a 2013. Este ano, recebi o convite para atuar como presidente do Convention & Visitors Bureau (CVB).

De que forma surgiu esse convite?
Em 1998, participei da fundação do CVB. Desde então, faço parte da diretoria, tendo desempenhado diversas funções até aqui. Assumi a presidência para suceder Márcio Santiago, que se tornou presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau.

Quais são as atividades da entidade na cidade?
O CVB existe em diversas cidades brasileiras e atua, em cada uma delas, com foco em suas particularidades. Em Ribeirão Preto, a entidade foi fundada em 1998. A associação sem fins lucrativos é formada por empresas locais Segundo Mauro, Ribeirão Preto tem potencial para receber outros eventos do porte da Agrishowque têm interesse em desenvolver o turismo em Ribeirão Preto. São hotéis, restaurantes, transportadores, agências de viagem, locadoras de veículos, entre outras. Essas empresas se organizam para custear as despesas de ações voltadas para a promoção da cidade em feiras, congressos e eventos em diversos cantos do Brasil. Dessa forma, conseguimos divulgar o potencial turístico do nosso município em outras cidades. Em resumo, o trabalho do CBV é atuar na captação de eventos nacionais e internacionais e integrar os agentes da indústria do turismo local para o atendimento da demanda.

Como você analisa o turismo em Ribeirão Preto?
Há duas situações a serem consideradas. O turismo de Ribeirão Preto é fortemente exportativo —aquele que envia o turista do seu local de origem para outro destino. Isso porque inúmeros órgãos de turismo de outras cidades e também do exterior estão presentes no nosso município e conseguem, por meio da divulgação de suas atrações, chamar a atenção dos turistas ribeirãopretanos. Do outro lado, está a nossa capacidade de atrair visitantes. Por aqui, o turismo de negócios merece destaque. Saúde, educação, compras, esportes, eventos, congressos e feiras já trouxeram muitas pessoas dos mais diversos cantos do Brasil e do Mundo para Ribeirão Preto. 

Este está sendo um ano de muitos feriados, especialmente em dias próximos aos finais de semana. Você acredita que este fator mais ajuda ou atrapalha a economia, que enfrenta uma crise?
Os dias de folga a mais favorecem o turismo exportativo, já que o lazer é a principal finalidade das viagens programadas para essas datas. Se avaliarmos especialmente o caso ribeirãopretano, o receptivo sofre com os feriados porque o turismo de negócios é deixado de lado. 

Ribeirão Preto possui alguns grandes eventos capazes de atrair a atenção de pessoas dos mais variados cantos. Este é o caso da Agrishow, que chegou à 24ª edição. Quais os efeitos que esses atrativos trazem para o turismo de Ribeirão Preto?
A CVB trabalha, justamente, para atrair outros eventos como a Agrishow para Ribeirão Preto. Essas ocasiões colocam a cidade em destaque na mídia e nos ajudam a apresentar a diversidade cultural e gastronômica do nosso município. Além disso, a presença de visitantes nos dias do evento aquece, consideravelmente, o setor de serviços. 

Elevar o número de turistas significa, também, aumentar a qualidade dos serviços oferecidos. Isso está acontecendo, na prática?
Olhando especialmente para o setor hoteleiro da cidade, podemos afirmar que Ribeirão Preto reúne diversidade e excelência. Por aqui, o turista encontra  várias opções de hospedagem, capazes de atender às necessidades de pessoas de todos os gostos e bolsos. Vale ressaltar que já temos uma farta e qualificada mão de obra, além de muitos hotéis a serem inaugurados ainda este ano. 

Qual é o principal obstáculo para o desenvolvimento do turismo na cidade?
O impasse em torno do Aeroporto Leite Lopes. Apesar do desempenho satisfatório do turismo em Ribeirão Preto, algumas mudanças são urgentes, e este é o caso do aeroporto. O desenvolvimento da economia, vinculado à crescente atratividade da cidade, tornam a questão ainda mais imediata. Hoje, o Aeroporto está longe de suprir as demandas dos eventos que estamos trabalhando. 

Aeroporto é um dos entraves a serem superados para que a expansão do turismo seja ainda mais rápidaQuais são as características que fazem de Ribeirão Preto um destino de referência?
Antes de avaliar especificamente a nossa região, é preciso ressaltar que a atividade turística no Brasil vem crescendo de forma rápida. Hoje, é possível trabalhar nos mais variados segmentos do turismo, o que há pouco tempo não era nossa realidade. Temos visto grande movimentação em torno do ecoturismo, do turismo rural, do agroturismo, do turismo cultural e turismo religioso. Enfim, o país está aprendendo a diversificar as ofertas em torno daquilo que temos de melhor, conseguindo, assim, atender aos mais variados públicos. A partir dessa análise, podemos destacar que Ribeirão Preto possui uma grande oferta de serviços de qualidade. Nossa cidade é rica em comércio, universidades, bons hotéis e restaurantes diversificados. Também não faltam shopping centers para todos os bolsos e opções culturais e de lazer para todos os gostos. 

Quais estratégias estão sendo trabalhadas pelo CVB para difundir o turismo em Ribeirão Preto?
O Ribeirão Convention & Visitors Bureau está sempre presente nos principais encontros de turismo no Brasil e mantém um bom relacionamento com os grandes organizadores de eventos. Dessa forma, conseguimos trocar experiências e compartilhar aquilo que deu certo e aquilo que não foi tão positivo. Esse contato com os profissionais da área é de extrema importância para promover a cidade, seus recursos, sua infraestrutura e seus atrativos. 

Quais são as expectativas do órgão para o turismo em Ribeirão Preto daqui alguns anos? 
Quando olhamos para a cidade, podemos perceber a rica história que ela carrega. Cheia de oportunidades, Ribeirão Preto é receptiva aos negócios e já conquistou definitivamente o coração de muitas pessoas que pretendiam passar apenas um período na cidade. Apesar de estar muito longe do ideal, por aqui, a infraestrutura de saúde e de educação, em diversos níveis, é diferenciada, no comparativo com outros municípios brasileiros, até maiores do que o nosso. Com todos os fatores positivos que temos a nosso favor, precisamos continuar trabalhando para que o turismo também se consolide ainda mais. Para isso, qualificação é essencial. Volto a ressaltar que garantir a Ribeirão Preto um aeroporto que comporte todas as suas necessidades é fundamental. O CVB também ambiciona ver na cidade um grande centro de convenções. 

Texto Pâmela Silva
Fotos Ibraim Leão

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