Abrangência nacional, raízes locais
Dr. Gustavo Ribeiro e Julio Paim destacam que o padrão de excelência é baseado em princípios cooperativistas, associado à gestão

Abrangência nacional, raízes locais

O modelo cooperativista da Unimed Ribeirão Preto é bem-sucedido por estar alicerçado em sólidos princípios éticos com foco na qualidade da assistência médica

Com 51 anos de existência, o sistema Unimed Brasil se consolidou como o maior modelo de cooperativismo médico do mundo e como o maior sistema de saúde brasileiro, com 18 milhões de vidas assistidas na saúde suplementar, do total de aproximadamente 47 milhões de brasileiros que possuem um plano de saúde.

A Unimed Ribeirão Preto integra, há 49 anos, o vitorioso sistema cooperativista composto por mais de 300 unidades posicionadas em todo território nacional, o que dá capilaridade de rede de serviços na cobertura de atendimentos em todo Brasil, principalmente nos casos de urgência e emergência. “Acidentes acontecem e doenças nem sempre mandam aviso prévio. A solidez de uma operação nacional é sem dúvida uma segurança para nossos clientes na extensa área de cobertura”, destaca Julio Paim, CEO da Unimed Ribeirão Preto, em referência aos mais de 112 mil médicos cooperados, 120 hospitais próprios e mais de 2.500 hospitais credenciados.

O CEO ainda avalia que, no momento em que a saúde está sendo mercantilizada como nunca no país, inclusive com a abertura do mercado ao capital estrangeiro, os princípios do cooperativismo estão cada vez mais vivos. “A Unimed representa esse fantástico sistema, que prioriza o trabalho ao lucro”, declara Paim. 
Novas unidades com modernas instalações compõem a estrutura da Unimed Ribeirão Preto
Neste cenário, questiona-se: como é possível prestar um bom serviço, inovar naquilo que faz e manter a capacidade de investimento necessária em um setor que exige tantos recursos financeiros, como acontece na saúde?  Para o Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira, presidente da Unimed Ribeirão, a resposta vem justamente desta matriz de princípios cooperativistas, associada à gestão profissionalizada e de excelência. “Em empresas de saúde que têm a valorização das ações cotadas em bolsa e o capital como seu principal alvo, há uma pressão gigantesca para a geração de dividendos, com restrições a tratamentos e outras práticas questionáveis, diferente do que acontece em uma sociedade cooperativa como a Unimed, onde a opinião do médico é respeitada, as sobras são reinvestidas no próprio negócio, os profissionais são melhor remunerados e isso se reverte totalmente em benefício para os clientes”, conclui Dr. Gustavo.

Entre 2016 e 2019, a Unimed Ribeirão Preto dobrou o tamanho de sua operação na região com o início de operação de seu hospital próprio, um dos mais modernos e acolhedores de todo Estado de São Paulo. A cooperativa também abriu duas novas unidades na Avenida 9 de Julho e ampliou os serviços de atendimento ao cliente (SAC). Investimentos que representaram a geração de 600 novas vagas de emprego, contribuindo de forma direta para o crescimento do PIB local. Novos investimentos serão anunciados ainda no último trimestre de 2019 e para o início de 2020. 

Pilares de desenvolvimento
• Respeito aos direitos e anseios dos clientes
• Preservação ética na relação médico-paciente
• Foco na assistência, em vez do lucro
• Investimento em infraestrutura, humanização de cuidados e em educação permanente para gestores, médicos e funcionários 
• Responsabilidade e relacionamento ético com empresas e comunidade local 
• Inovação sempre com atenção à qualidade do atendimento.

Compartilhar: