Em constante transformação
As viagens sempre foram a principal fonte de inspiração de Renato Aguiar

Em constante transformação

Prestes a completar 30 anos de atividades, Renato Aguiar tem olhar apurado e experiência lapidada para se antecipar às necessidades dos clientes e estar sempre inovando diante da Renato Aguiar Festas

Seja no cardápio, na decoração ou na forma de venda, a Renato Aguiar Festas está em constante transformação. Afinal, a principal proposta do empresário Renato Aguiar é se antecipar às necessidades e estar sempre inovando em cada uma de suas frentes de atuação. Tanto que, há cinco anos, decidiu se desfazer do Deck Renato Aguiar, ponto de referência como espaço de eventos em Ribeirão Preto, para atuar com uma nova estratégia de negócio. “As pessoas querem o verde, o ar livre, por isso, procuram lugares com esse perfil para suas festas. Decidi, então, fechar o Deck, transferir a nossa sede de eventos para a Fazenda Santa Rita, criar um escritório na cidade e ir até o cliente, fazendo as festas onde eles quisessem”, afirma o empresário. 

No escritório, estão concentradas as cozinhas, a padaria, a doceria, as salas de degustação e prova de flores, o atendimento aos clientes e as pop ups. Estas, aliás, também foram essenciais para o novo modelo de negócios, já que funcionam como vitrines sazonais, apresentando produtos gastronômicos específicos para determinadas datas comemorativas. Elas também compõem dois conceitos recentes da empresa: o “Renato Aguiar To Go” e o “Renato Aguiar Mercadinho”. O primeiro comercializa produtos para serem finalizados e consumidos em casa, como massas, tortas, quiches, salgados e outras receitas seguindo essa linha. Já o Renato Aguiar Mercadinho oferece compotas, azeites, vinhos, cafés, pimentas, entre outros produtos. Esses itens estão à venda no escritório e, em breve, estarão disponíveis no e-commerce.

Porém, a fórmula tradicional, incluindo gastronomia e cenografia em grandes eventos não perdeu a força. A equipe Renato Aguiar Festas tem viajado o país para levar sua excelência a diversas cidades, por meio de casamentos, festas de 15 anos e, principalmente, eventos corporativos. “Nos últimos dois anos, o segmento corporativo ganhou muita força entre nossos clientes. Estamos atendendo grandes marcas, como Gucci, Florense, Itaú, entre vários outros”, comemora o empresário que, em 2020, completa 30 anos de atividades. Para festejar a data, entre as ações, está o lançamento de um livro.

A equipe fixa da empresa conta com 40 colaboradores e, para realizar um grande evento, chega a mobilizar 500 profissionais. Renato Aguiar faz questão de frisar que prioriza ao máximo os produtos e os serviços de Ribeirão Preto. No comando da empresa, ele conta com a irmã, a arquiteta Fernanda Aguiar, diretora financeira e administrativa do grupo. A nutricionista Natália Aguiar, sobrinha de Renato e Fernanda, coordena a área gastronômica. Fabiana Pires Spricigo é gestora de novos projetos e responsável pelo departamento de arquitetura da empresa. Marilda Aguiar, mãe do empresário, também desempenha um papel especial nos negócios. “A minha mãe é o coração do buffet. Além de coordenar a doceria e a pâtisserie, ela está atenta a tudo e é essencial ao nosso controle de qualidade”, destaca. 

O mundo como referência
As viagens sempre foram a principal fonte de inspiração de Renato Aguiar. Londres é o seu ponto de partida e de chegada, por ser referência em hospedaria e o local em que se preparou para atuar nesse mercado. Porém, seus olhares e percepções também estão voltados para outros endereços, como a França, por exemplo, para onde viaja com frequência. Em breve, Renato conhecerá um pouco mais sobre a gastronomia asiática, atrativa por receitas mais saudáveis, em uma viagem a Hong Kong e ao Vietnã. 

No comando da empresa, Renato conta com a irmã, Fernanda Aguiar
As oportunidades da crise
De acordo com Renato Aguiar, a crise econômica brasileira foi importante para as pessoas distinguirem os produtos de valor e descartarem o modelo plástico e descartável que estava invadindo, principalmente, o mercado de casamentos. “O meu papel é criar sensações ao meu cliente e esse cliente que procura sensações sempre vai existir”, finaliza o empresário.

Compartilhar: