Formação em Direito

Formação em Direito

Em Ribeirão Preto, diversas faculdades oferecem o curso de graduação na área; cada uma delas tem uma maneira distinta de apresentar aos alunos as práticas da profissão

Ribeirão Preto é reconhecida como um dos principais polos de Educação Superior de São Paulo. Isso porque a cidade concentra diversas instituições dedicadas à formação profissional, nas mais diversas áreas do conhecimento. Os estudantes interessados no curso de Direito encontraram por aqui cinco faculdades, todas bem avaliadas pelos órgãos responsáveis. Cada um deles tem uma maneira própria de apresentar aos alunos a futura profissão. Conheça, a seguir, alguns dos caminhos escolhidos por três instituições. 

Bem avaliado

Lucas Lehfeld destaca que um dos objetivos do curso de Direito da Barão é formar profissionais comprometidos com as demandas sociaisO curso de Direito do Centro Universitário Barão de Mauá apresenta bons indicadores de qualidade, como nota quatro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e também nota quatro na avaliação externa feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). De acordo com o coordenador, Lucas de Souza Lehfeld, o curso foi concebido para oferecer à comunidade profissionais comprometidos com as demandas sociais. "O curso propõe diálogo e cooperação com a sociedade civil, bem como atividades de estímulo à organização", acrescenta o coordenador. Segundo Lucas, as aulas visam, ainda, a participação do aluno em atividades de propagação e defesa de interesses sociais relevantes, na busca da concreção dos direitos humanos constitucionalmente tutelados. Conforme o coordenador, os professores do curso são mestres e doutores que atuam na área jurídica, seja advocacia ou em órgãos públicos.

A missão do curso é formar juristas comprometidos com a comunidade e, ao mesmo tempo, apto para enfrentar as exigências do mercado. "O Núcleo Prático Jurídico é composto por disciplinas de formação prática, que engloba o Estágio Supervisionado, Escritório Experimental, Convênios com a Defensoria, Tribunal do Estado de São Paulo e Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo", lista Lehfeld. No Núcleo de Práticas Jurídicas, os alunos atendem a comunidade carente de Ribeirão Preto e região, prestando assistência jurídica gratuita.

No oitavo semestre do curso, Arthur Camperoni é um dos alunos de Direito da Barão de Mauá e entrou no curso com o desejo de se desenvolver academicamente. "Pretendo me especializar cada vez mais", acrescenta o estudante. Para o aluno, a Barão tem professores bem preparados e cuidado com o plano de ensino. "Acredito que a faculdade se esforça apara atender ao que precisamos e pedimos", conclui.

Compromisso e responsabilidade

Na Estácio, as aulas práticas, segundo César Nunes, são baseadas em casos concretos, extraídos da jurisprudência mais atualizadaO Centro Universitário Estácio, de Ribeirão Preto, tem como compromisso transformar seus alunos de Direito em profissionais empenhados em promover mudanças sociais. A concepção do curso tem como eixo central a Hermenêutica Constitucional do Direito e como eixo transversal a Educação para um Mundo Sustentável. "Tais escolhas advêm das múltiplas complexidades do mundo contemporâneo", explica o coordenador do curso, César Augusto Ribeiro Nunes, para quem educar para um mundo sustentável é premissa básica para o desenvolvimento da cultura de preservação das perspectivas de futuro.

De acordo com Nunes, as aulas práticas são baseadas em casos concretos, extraídos da jurisprudência mais atualizada. O aluno analisa o caso, pesquisa e discute as possíveis soluções. "Os casos são apresentados numa gradação relativa à complexidade dos conteúdos estudados a cada período do curso", comenta. As peças redigidas pelos educandos são corrigidas pelos professores e, depois, arquivadas em um banco de modelos da faculdade.

Tamiris Fernandes é estudante do curso e está no primeiro semestre. Para a aluna, a experiência vem sendo positiva. "O corpo docente é bem qualificado e atende a minha necessidade de aprendizado", diz Tamiris, que valoriza o fato de poder flexibilizar a grade do semestre como um ponto positivo.

Curso reestruturado

Mônica: faculdade mantém projetos de integração com a comunidadeO curso de graduação em Direito da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) tem um novo projeto pedagógico, implantado em 2017, que procura aprofundar os aspectos positivos identificados na faculdade desde a criação. "Consiste no equilíbrio entre teoria e prática, que precisam ser pensadas de forma integrada", diz a diretora da FDRP, Mônica Herman Caggiano. De acordo com a professora, os conhecimentos teóricos que precisam ser estudados de modo muito aprofundado não devem ser aprendidos de forma desconectada da prática jurídica, da realidade social e das necessidades da vida prática. No campo prático, a FDRP conta com salas para simulação de atividades judiciárias e com instalações para prática jurídica real, realizando atividades de mediação.

Os alunos e professores — que são exclusivamente doutores — da Faculdade participam de vários projetos de integração, prestando serviços à comunidade. "Neste semestre, por exemplo, em parceria com o Cine Cauim, oferecemos um curso de formação política para alunos do Ensino Médio", diz Mônica. Além disso, são encampados projetos, como consultoria jurídica em comunidades carentes, atuação em defesa de pessoas superendividadas e em luta contra a violência à mulher na área de direitos humanos. 


Texto: Gustavo Ribeiro 

Compartilhar: