Acolhimento à comunidade

Acolhimento à comunidade

Unaerp realiza 550 mil atendimentos por ano à população de baixa renda

 O Balanço Social da Associação de Ensino de Ribeirão Preto (AERP), instituição filantrópica mantenedora da Unaerp, é publicado há 15 anos e soma, ao longo desse tempo, mais de 6,5 milhões de atendimentos à comunidade. A vocação filantrópica da Instituição a mantém na linha de frente da prestação de serviços, por meio de programas de saúde, educação, orientação e assistência social. Em 2019, a Rede Unaerp de Serviços, que congrega mais de 50 atividades, totalizou 551 mil atendimentos à comunidade. Foram 143 mil cidadãos atendidos.

A Unaerp foi uma das primeiras universidades privadas brasileiras a fundamentar-se em um projeto educacional vinculado à comunidade. Esse ideal foi formalizado oficialmente no reconhecimento como Universidade de Ribeirão Preto, pelo MEC, em 1985. “Acho legal ter essa troca na Unaerp. A gente atende gratuitamente, principalmente a população que geralmente não tem condição de pagar, e aprende; então todo mundo sai ganhando”, ressalta a aluna Fernanda Toledo Bicaletto, sobre sua experiência na Clínica-escola de Psicologia.

Os estudantes atuam em unidades do SUS, hospitais, projetos sociais, nas clínicas-escolas, laboratórios e no Hospital Electro Bonini. “Aqui na Clínica de Fisioterapia, a gente oferece atendimento contínuo aos pacientes, muitas vezes duas vezes na semana. Você acaba entrando na família, na vida do paciente”, diz a aluna Lorena Bernardes da Silva, da 7ª etapa do curso de Fisioterapia.

As ações sociais empreendidas pela Unaerp, sob o lastro de sua mantenedora, no campus sede em Ribeirão Preto e no campus Guarujá, direcionam também investimentos em programa de bolsas, que são outra vertente das ações filantrópicas institucionais. 

Compartilhar: