Alerta rosa

Alerta rosa

Instituições, Prefeitura, empresários e comunidade ribeirãopretana se unem em torno da campanha Outubro Rosa, iniciativa mundial que incentiva as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama

Rose reforça que toda ajuda para o Hospital é bem-vindaPara incentivar as mulheres a se engajarem na luta contra o câncer de mama, diversas iniciativas acontecem em Ribeirão Preto até o fim de outubro, mês que ganha o tom de rosa no mundo inteiro. Muitas ações terão renda parcial ou totalmente direcionada para o Hospital do Câncer de Ribeirão Preto, responsável por um trabalho massivo em vários pontos da cidade, totalmente voltado para o diagnóstico e o tratamento de pessoas com câncer. Atuando nas áreas de pesquisa, prevenção e assistência a pacientes com câncer, o Hospital realiza cerca de 400 atendimentos gratuitos por mês, incluindo pacientes de mais de 25 cidades da região.

Presidente do Hospital, Rosemeire Marques, a Rose, avalia que esse é o momento ideal para intensificar ações e disseminar informações com palestras, eventos, parcerias, entre outras iniciativas. “Também merecem destaque o MamaMóvel, ônibus composto por dois consultórios preparados para realizar exames de detecção de anomalias nas mamas e papanicolau, e a venda de produtos personalizados”, ressalta Rose.

Outra iniciativa que fez parte do calendário de atividades do mês foi o “Outubro Rosa Day”, que aconteceu no dia 7 de outubro, numa noite festiva em frente ao Hospital. O evento, aberto ao público, contou com venda de comidas, como cachorro-quente, lanche de pernil, batata frita, pipoca, porções, bebidas, doces, e brincadeiras para as crianças, além de bingo e diversas atrações musicais, entre elas, a banda Kilotones. 

“Conseguimos uma importante ação junto a parceiros”, reforça EduardoAté o dia 15 de outubro, segue o Outubro Rosa Week. Nesse período, várias lojas, clínicas, empresas e centros de compra se mobilizam em uma semana inteira de eventos, promoções e ações beneficentes à instituição. “Toda ajuda é muito bem-vinda, seja para a conscientização ou para a manutenção das atividades realizadas pelo Hospital. As empresas que quiserem aderir e contribuir com a causa podem entrar em contato conosco”, explica Rose.

Várias lojas e estabelecimentos apoiarão a causa servindo como ponto de venda oficial dos pins com o lacinho rosa, símbolo da conscientização e da luta contra o câncer de mama, e das camisetas do Outubro Rosa. Entre os estabelecimentos que já aderiram à campanha estão Marina Magalhães Doces, Biass Moda Festa, Fisioforma, Clínica Matrix, Santello Calçados, 40 Graus Fitness e Florata. Na Cervejaria Invicta, quem comprar o pin ou a camiseta, ganha um chope pilsener. A prevenção também está em alta no Platino Cabeleireiros. Eduardo Nazário, um dos sócios do Platino, em parceria com as marcas Schwarzkopf e RPE Professional, realiza um tratamento com 100% da renda revertida para o Hospital. 

Moda e saúde

Diocésio explica que a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para minimizar os riscos do câncer de mamaNo Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, o Desfile Rosa abriu a programação de atividades programadas para a campanha. Com o tema “A beleza e a força da mulher no controle do câncer de mama”, o evento, que acontece desde 2014 por iniciativa da jornalista Marcela Baggini, levou para a passarela, este ano, 18 mulheres que receberam o diagnóstico da doença e estão em fase de tratamento ou já curadas. “Além do desfile, realizado pelo Núcleo de Ensino e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (Rema) da Escola de Enfermagem (EERP) da USP, também houve ações como música, balé e exposição de fotos”, aponta Isabela Carlotti Buzatto, mastologista e médica da Divisão Assistencial de Matologia e Oncologia Ginecológica do HC.

Despertar o interesse pela prevenção da doença também estava entre os objetivos dos 1.700 participantes da 4ª edição da Corrida/Caminhada Outubro Rosa, realizada no dia 7 de outubro, no Shopping Iguatemi. “A causa é nobre e, a cada ano, sentimos que o evento ganha mais força. O sucesso da corrida mostra que a população de Ribeirão Preto está cada vez mais engajada em torno da prevenção do câncer de mama”, conta Arthur Rizzi, um dos organizadores do evento. A próxima edição da prova, realizada graças à parceria entre o Instituto Oncológico de Ribeirão Preto (InORP), a ARS Eventos e Consultoria Esportiva e o Instituto de Ensino e Pesquisa em Oncologia de Ribeirão Preto, acontecerá no dia 7 de outubro de 2018. 

“A Matrix arrecada lenços, perucas e fraldas para o hospital”, aponta MarcosOutra iniciativa do InORP, juntamente com o Grupo Oncoclínicas e a Socidade Brasileira de Mastologia (SBM) será o lançamento do site www.movimentopelavida.com.br, que oferece uma série de informações sobre cuidados com a saúde, estímulo à prática de exercícios físicos, incentivo à rotina regular de mamografia e outros exames preventivos. O endereço digital traz, adicionalmente, uma compilação de todos os direitos legais do paciente, incluindo isenções fiscais, liberação para saque do Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho (FGTS) e acesso ao tratamento. A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para reduzir os riscos de incidência do câncer de mama”, explica Dr. Diocésio Andrade, oncologista do InORP/Grupo Oncoclínicas.
 
Ponto de venda oficial das camisetas da campanha, a Clínica Matrix participa de uma parceria com o Hospital de Câncer para arrecadar lenços, perucas e fraldas para o hospital. As doações serão revertidas em redução no valor da primeira consulta na Clínica. Os pacientes também receberão de presente um pin no formato do laço rosa, símbolo da campanha. “Queremos, em uma só ação, amparar a entidade e chamar a atenção para as formas de redução de risco e de detecção precoce do câncer de mama, que ainda tem grande incidência e prejudica a vida de tantas mulheres”, destaca o Dr. Marcos Moura, médico responsável pela Matrix. 

Iniciativas positivas 

Orgulho
Para a direção do Shopping Iguatemi, integrar o movimento Outubro Rosa é motivo de orgulho. “Dessa forma, reforçamos nosso compromisso com a comunidade, engajando os clientes e ressaltando este nobre projeto, símbolo da prevenção”, conta Marcelo Miranda, vice-presidente comercial e de marketing. 

Incentivo
Na Clínica Matrix, o laço rosa reforça o tema da campanha e convoca a todos para colaborarem com as doações. A Clínica também arrecada kits de higiene pessoal com creme e escova dental, absorventes, sabonete e/ou fraldas geriátricas. Tudo o que for arrecado será enviado ao Hospital.

Palestra
No condomínio Dinamarca, no Jardim Irajá, o síndico Luiz de Lucca intensifica a programação da campanha com iluminação da fachada em rosa, distribuição de panfletos de orientação e palestras. Luiz convidará em breve moradores e colabores do prédio para uma palestra com profissionais da área de saúde. 

Iluminação
Engajados no Outubro Rosa, a Faap adotou o rosa na iluminação da fachada de suas unidades em Ribeirão Preto e também distribuiu folhetos a alunos e funcionários.

Conscientização
A ACIRP aderiu à iluminação rosa. “Deixaremos o prédio assim para destacar a importância da prevenção do câncer de mama”, disse o presidente Dorival Balbino.

Exames
O Fundo Social de Solidariedade estimula a participação da população, de empresas e de entidades. Cadastre-se no site www.ribeiraopreto.sp.gov.br/fsrp e saiba como ajudar.



Programação

Hospital das Clínicas: no dia 17, acontecerá um café da manhã, às 8h, na enfermaria do 8º andar, seguida de sessão de beleza, com participação de voluntárias a partir das 9h30. No dia 30, a partir das 14h, o coral das pacientes do Rema se apresentará no mesmo local, a partir das 14h.

 Abrapec: no dia 19, a Associação Brasileira de Assistência às Pessoas Com Câncer (Abrapec) realiza uma roda de conversa, às 14h, em sua sede (rua Comandante Marcondes Salgado, 510). O evento acontece em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. No dia 29, participa do Dia da Saúde da Mulher, na Esplanada do Theatro Pedro II.

 Outback: abraçando a causa do Hospital de Câncer, o restaurante realiza, no dia 19, um almoço beneficente. O ingresso solidário custa R$ 100,00 e dá direito a entrada, prato principal, refrigerante e chás à vontade

Platino Cabeleireiros: às terças e quartas de outubro, o tratamento Bonacure Color Freeze, da Schwarzkopf, custará R$ 50,00, que serão integralmente revertidos ao Hospital de Câncer.

Savegnago: em parceria com o Hospital de Câncer, a rede de supermercados traz o Mamamóvel e a carreta de prevenção para as lojas de Ribeirão Preto. Confira no site a programação completa.

Novo Shopping: nos dias 21 e 22, o Shopping receberá o Mamamóvel para a realização gratuita de exames de papanicolau e agendamentos para mamografias

Vip Valet Ribeirão: com a participação dos manobristas, no dia 21, das 8h30 às 10h30, a empresa realizará ação de conscientização no cruzamento das avenidas João Fiusa e Presidente Vargas. Com faixas e cartazes, os funcionários distribuirão folders sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e laços rosa. Em seguida, levarão a iniciativa para o cruzamento das avenidas João Fiusa e Wladimir Meirelles.

Studio DK: em outubro, quem fizer uma hidratação no salão, a um preço promocional de R$ 80,00, estará doando R$ 10,00 para a instituição.

Prefeitura: no dia 28, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria da Saúde e a ONG Voluntários do Sertão, promove o Dia da Saúde da Mulher, na Esplanada do Theatro Pedro II. Das 8h às 16h, haverá atendimento odontológico, oftalmológico, medição de pressão, glicose, atendimento psicológico e uma equipe de orientação sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Gabriel Pípoli, Anna Regina, Daniel Navarro, Josy Silva e Natália Vallim, da Opa Assessoria de Comunicação, aderiram à campanha no dia 5

Compartilhar: