Cenário de TV

Cenário de TV

Primeiro episódio da série televisiva A Herança está prestes a ser finalizada. De autoria do diretor ribeirãopretano Felipe Vianna, a próxima etapa será a apresentação a canais de televisão

Há seis meses, em outubro do ano passado, Ribeirão Preto recebeu diversos atores e atrizes para a gravação do episódio piloto da série A Herança do diretor ribeirãopretano Felipe Vianna. Após os dias intensos de produção, o projeto está na fase final. Em um mês, o conteúdo que será apresentado a canais pagos de televisão será finalizado. “O piloto está passando por um processo de correção de cores com o colorista Bruno Villela, do Rio de Janeiro”, conta o diretor.

Outra parte importante da série será finalizada dentro de um mês, em São Carlos, pelas produtoras berimbau/sax (Berimbau e Saxsofunny), de São Carlos e São Paulo – respectivamente. “Também será finalizado a trilha sonora original da série”, completa Vianna.    

Ribeirão cinematográfica

Com uma equipe técnica formada por aproximadamente cem pessoas — entre atores, atrizes, produtores, assistentes, maquiadores —, o cineasta ribeirãopretano Felipe Vianna trouxe mais que um projeto audiovisual para desenvolver na cidade. O diretor e roteirista da série “A Herança” deseja apresentar Ribeirão Preto para o resto do Brasil através de sua arte.

“Tenho o interesse em apresentar a cidade como um potencial de gravação não só para a série ‘A Herança’, mas para qualquer outro tipo de projeto que a cidade poderia suportar”, explica Vianna, que retornou a Ribeirão Preto após uma década atuando em produções audiovisuais no eixo Rio-São Paulo. 

Apoiado pela produtora a Ilha Produção, também da cidade, o projeto piloto é estrelado pelas atrizes Mel Lisboa, Mariana Hein e Aldine Müller. O elenco também conta com a participação de Thogun Teixeira, Rodrigo dos Santos, Shirley Cruz e Marcus Dioli.

A série conta a história de duas irmãs, Maria (Mariana Hein) e Luciana (Mel Lisboa), que recebem uma herança milionária após a morte suspeita dos pais e enfrentam o desafio de administrar os negócios da família. 

Para a atriz Mel Lisboa, a qualidade do roteiro foi fundamental para que ela aceitasse o papel. “Quando a Mari [Mariana Hein] me falou da série e que o Felipe [Vianna] me procuraria eu li o roteiro e fiquei encantada. Vi muito potencial. É diferente, interessante, minha personagem é ótima, fiquei muito interessada e decidi investir”, conta. E ela destaca ainda esta nova oportunidade para Ribeirão Preto se transformar em destino cinematográfico para outros projetos. “Há uma equipe muito capacitada trabalhando em ‘A Herança’. De repente isso pode gerar trabalhos futuros. Algum produtor decide fazer outra série e pode começar a ter mais produção na cidade e isso é muito bacana. Seria um estimulo à criatividade ou a vontade de fazer mais projetos”, completa.

O ator e rapper carioca Thogun Teixeira já trabalhou em filmes como da franquia Tropa de Elite, 2 Coelhos, o Palhaço e Bruna Surfistinha. Na série, interpretará Manuel, amigo antigo da família Ferreira Reis. Amigo do diretor Felipe Vianna, Thogun auxiliou no roteiro e, paralelamente ao projeto de “A Herança”, planeja desenvolver atividades em Ribeirão Preto. Voltarei para trazer projetos legais. Quero fazer uma oficina para formar preparadores de elenco. Sei que tem grupos de teatro na cidade e quero proporcionar essa visão cinematográfica para diretores e atores. Trazer a galera do cinema para movimentar, a partir de “A Herança”, o audiovisual na cidade e, quem sabe, fomentar a ideia de um festival. É surreal Ribeirão Preto ainda não ter um festival de cinema”, diz o ator.

Incentivo

Conhecida como Lei da TV Paga, a Lei 12.485 foi sancionada em setembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff, com o objetivo de aumentar a produção e a circulação de conteúdo audiovisual brasileiro. A sanção obriga a veiculação de conteúdo nacional nos canais de TV paga que exibam predominantemente filmes, séries, documentários e animação. “Após a aprovação desta lei, morando no Rio de Janeiro, eu percebi uma busca por mão de obra e pelo profissionalismo no mercado audiovisual brasileiro. Junto com Palu e Vanessa Rossi e toda equipe da Ilha Produção, entendemos que focar em séries de televisão nos levará a desenvolver produtos inovadores para o Brasil”, aponta o diretor Felipe Vianna.

A série

A primeira temporada da série terá 13 episódios que abordarão o futuro da água doce do maior manancial de água potável transfronteiriço do mundo, o Aquífero Guarani, e a preservação de terras para o uso consciente desta herança. O diretor promete um enredo que levará o espectador a um suspense que envolve dinheiro, solidão, crimes, traições e a busca por afirmação social.

A ideia de fazer a série veio através de um olhar atento aos formatos das produções feitas atualmente para a TV. A linguagem, que atraiu o público jovem nos últimos anos, é considerada o formato do futuro. As telenovelas, por exemplo, já estão se adaptando à nova realidade. “É uma nova forma de contar histórias para a televisão”, conta Felipe Vianna. 

Mel Lisboa (Luciana Reis)

Sua estreia como atriz foi em 2001, quando protagonizou a minissérie da Rede Globo, “Presença de Anita”, interpretando Anita. Em 2002, interpretou Gabriela na novela “Desejos de Mulher”, em 2007, tornou-se apresentadora de televisão no canal GNT. Em 2010, na Rede Record, protagonizou a minissérie “Sansão e Dalila”. Em 2014, personificou a cantora Rita Lee, no musical “Rita Lee Mora ao lado”.

Mariana Hein (Maria Reis)

Atuou em Malhação, da Rede Globo , e participou posteriormente de vários outros trabalhos na emissora, entre os quais Kubanacan, Brava Gente, Um Anjo Caiu do Céu. Em 2008, assinou contrato com a Rede Record.
Na Globo foi Repórter do Video Show e hoje faz parte da cia de teatro “os satyros”, e também é apresentadora do curta sebrae no youtube.



Aldine Müller atriz

Começou sua carreira como atriz em 1975 com “O Clube dos infiéis”. Desde então, participou de mais de 43 longa-metragens e 20 novelas na televisão. Entre seus papeis, destacam-se a sensual Brigite na novela Sassaricando (1987). A falsa Dinah em “O Salvador da Pátria” (1989), a dona Flor de Escolinha do Professor Raimundo (1992) e a Madre Monserrat na novela Cristal (2006). Entre outros trabalhos estão “Escrava Isaura”, “Rainha da Sucata”, “Chiquititas”. Na série “A Herança”, ela interpreta Susana Reis, madrasta das irmãs herdeiras, que estava morando em outra cidade após a separação do pai das protagonistas.

Thogun Teixeira (Manuel)

Já atuou em mais de 41 longas metragens, dentre eles: “Tropa de Elite”, “Tropa de Elite 2”, “2 Coelhos”, “O Palhaço”, “Bruna Surfistinha”, “Verônica”, “É Proibido Fumar” e “Ópera do Malandro”. Em “Filhos do Carnaval”, série transmitida originalmente no canal HBO, em 2006, Thogun foi protagonista com o personagem Nino. Atuou ainda nas novelas “Chamas da Vida”, “A Favorita”, entre outras.



Alexey Rodrigo músico, compositor e produtor musical

Rodrigo trabalha para as maiores agências de publicidade do país. Compondo trilhas para comerciais de tv nacionais e internacionais. Foi diretor musical do Coral da Fundação Bradesco em São Paulo durante 2 anos. É o diretor musical e compositor das trilhas presentes nos comercias do canal Sony AXN. Em 2014 escreveu uma música para o concurso do Album Oficial da Copa do Mundo. A música foi escolhida por Ricky Martin. Em 2015 produziu a trilha sonora do espetáculo Orpheu, com a cantora Zizi Possi. Em 2016 está produzindo as trilhas sonoras da animação “Tainá”. Versão infantil do filme brasileiro que será lançado no Nick Channel. Alexey Rodrigo , sócio da Berimbausax, entrou no projeto “A Herança” para ser o Diretor Musical e compor as trilhas sonoras da série.

Shirley Cruz (Elisângela Cruz)

Fez parte do elenco da minissérie “Afinal, o que querem as mulheres?”, do diretor Luiz Fernando Carvalho. Desde 2006 estrela o seriado “Filhos do Carnaval” da HBO, com Direção geral de Cao Hamburger. Pela sua atuação na HBO, foi pré-selecionada ao Emmy Awards 2010. No teatro esteve no projeto “Negro Olhar”, ao lado de Milton Gonçalves e Ruth de Souza. Hoje está com “Palavra de mulher”.



Texto: Bruno Silva
Fotos: Divulgação

Compartilhar: