Construindo o amanhã

Construindo o amanhã

Este é o nome do programa que norteia o trabalho do Corassol, instituição que assiste crianças, adolescentes e familiares há 39 anos

Um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: esta é a proposta do Programa Construindo o Amanhã, prioridade do Centro de Orientação, Reintegração e Assistência Social (Corassol) na atualidade. A instituição foi fundada em 1981 e, desde então, atua junto a crianças e adolescentes de seis a 15 anos em situação de vulnerabilidade social. “O programa possui caráter preventivo e proativo, por meio de ações planejadas, em espaços protetivos e acolhedores, objetivando a formação integral e cidadã”, explica Marta Irides de Oliveira, que preside a entidade há 20 anos. São 144 inscritos, de 119 famílias, participando efetivamente das atividades.

Uma equipe de 27 profissionais se utiliza de uma ampla estrutura para assistir a essa população. “Com a pandemia enfrentada em 2020 e a suspensão das atividades presenciais, passamos a prestar assistência on-line. As atividades são encaminhadas por WhatsApp e executadas em casa. Também nos valemos de outras mídias, com a finalidade de despertar o interesse e a motivação dos participantes”, destaca a presidente. Nesse período, doações de mantimentos e produtos de higiene vêm sendo repassadas às famílias cadastradas.

O suprimento das necessidades básicas dos inscritos — muitos deles faziam sua principal refeição na entidade ou na escola — tem sido motivo de muito esforço de toda a equipe do Corassol. “Não podemos ignorar o fato de que a necessidade de subsistência mínima dessas pessoas se estenderá após a suspensão das medidas de controle à pandemia, uma vez que a crise e as dificuldade para a recolocação ou reinserção no mercado de trabalho, mesmo que informalmente, é um desafio ainda maior para a população já excluída e marginalizada”, argumenta Marta. Além do apoio material, a organização tem realizado atendimento, orientação e suporte às famílias para obtenção de benefícios e para inserção nos programas governamentais disponibilizados durante a pandemia.

A doação de recursos financeiros e materiais de pessoas físicas e jurídicas é a principal fonte de renda do Corassol, que conta esporadicamente com a entrada de recursos estaduais e federais, obtidos por meio de emendas parlamentares. A Nota Fiscal Paulista também é um meio importante para o equilíbrio financeiro da entidade, assim como a realização de eventos. “Permanecemos sempre envolvidos na busca de pessoas interessadas em financiar sonhos de nossas crianças e adolescentes, dando suporte material e financeiro ao programa desenvolvido”, acrescenta a presidente. O voluntariado também é fundamental para o andamento da rotina do Corassol.

Os interessados em contribuir com tempo e trabalho podem se cadastrar no site da entidade, acessando a área “trabalhe conosco”. Um formulário deve ser preenchido apontando motivações e interesses. “Todos são bem-vindos. Estaremos disponíveis para recebê-los e orientá-los sobre a missão, os valores e a política de trabalho da nossa instituição”, convida Marta. 

Compartilhar: