Orgulho Geek

Orgulho Geek

Por abranger diversos segmentos da cultura pop, como filmes, séries, livros e jogos, esse universo tem conquistado cada vez mais adeptos

Nas décadas de 80 e 90, o termo nerd era utilizado — de uma maneira pejorativa — para descrever aquela pessoa inteligente e introspectiva, que, ao invés de interagir com os amigos e com os familiares, costumava se refugiar em um universo paralelo, na companhia de livros e de dispositivos tecnológicos que desafiassem seu lado intelectual. Quem se enquadrava nesse estereótipo, muitas vezes, era motivo de piada e sofria com o preconceito. Até os filmes e os programas de TV da época adotavam um tom debochado para representar os personagens que seguiam esse perfil. Nos últimos anos, no entanto, essa perspectiva vem mudando radicalmente. Com uma sede de conhecimento quase inesgotável, os nerds evoluíram e expandiram seus horizontes, passando a dominar outras áreas, como quadrinhos, jogos, cinema e séries. 

Em uma geração tão midiática como a atual, onde as informações são pulverizadas com apenas um clique, as conexões se estabelecem em ritmo acelerado e a cultura pop é extremamente valorizada, os nerds ganharam destaque e se tornaram formadores de opinião. Receberam, inclusive, um apelido moderninho nessa nova fase: agora, são chamados de geeks.

Rodrigo coleciona bonecos, livros, HQs, animações e filmes, com destaque para o Batman

Com 33 anos, Rodrigo Tenan vivenciou um pouco dessa transformação. O administrador de contratos de exportação lembra que exemplos bem-sucedidos, como Steven Spielberg, Steve Jobs e Bill Gates, ajudaram a desmistificar a imagem do nerd, ao longo do tempo. “Nunca tive problema em admitir que gosto desse mundo de fantasia. Para mim, o nerd ou geek, é aquele que busca saber um pouco mais sobre algo específico. Quando falamos sobre filmes, por exemplo, uma pessoa ‘normal’ vai contar a história e, talvez, nomear um ou outro ator. Já o nerd/geek vai pesquisar a ficha técnica, analisar a carreira do diretor, do roteirista e dos atores, conferir as cenas dos bastidores e especular as possíveis sequências. Não nos contentamos com o básico, com o superficial. Vamos a fundo no conteúdo”, comenta Rodrigo.

O administrador coleciona bonecos, livros, HQs, animações e filmes. Algumas dessas peças ficam, estrategicamente, distribuídas pela casa, inseridas na decoração. Para quem observa o acervo, fica claro o predomínio de um personagem em especial. “Tenho uma grande identificação com o Batman. Ele não é de outro planeta e não tem poderes. É apenas um homem comum, que treinou o corpo e a mente para combater o crime e, assim, vingar a morte dos pais”, frisa. Segundo Rodrigo, os vilões também devem ser enaltecidos. Quanto maior a ameaça imposta pelo inimigo, a jornada do herói para vencê-lo fica mais instigante. “As tramas do Batman são muito bem construídas, nesse sentido. Mérito de escritores como Denis O´Neil, Alan Moore, Frank Miller, Paul Dini, e, recentemente, Scott Snyder, na saga Corte das Corujas”, conclui.  

Desde a infância, Isadora acompanha as aventuras de Harry Potter

A febre geek também contagiou a consultora de vendas Isadora Lacativa Dias Cunha. Os primeiros sintomas apareceram ainda na infância, mas foram agravados quando ela foi apresentada a um bruxinho famoso. “Adoro Harry Potter. É impossível não se encantar por aquele universo criado pela autora, J. K. Rowling. Comecei o primeiro livro com uns nove ou dez anos. Terminei o último, o sétimo, quando tinha 15 anos, mais ou menos. Ou seja, cresci junto com o Harry. Os conflitos que ele enfrentava em suas aventuras eram, guardadas as devidas proporções, os mesmos que eu vivenciava enquanto estava lendo as obras. Sentir essa afinidade foi muito importante para mim”, recorda. A experiência positiva serviu como incentivo para continuar trilhando esse caminho. Aos 25 anos, Isadora já viu diversos filmes da Marvel e da DC, devorou os livros da trilogia Jogos Vorazes, acompanhou até o fim Breaking Bad e How I Met Your Mother e não perdeu nenhum episódio de outras séries, como Game Of Thrones, Strange Things, 13 Reasons Why, Dear White People e Modern Family. Agora, aguarda, ansiosamente, o lançamento das próximas temporadas. 

Os temas desenvolvidos em produções como as citadas acima, desde os mais corriqueiros até os mais profundos, são um convite para que os espectadores reflitam sobre a realidade que os cerca e, justamente por isso, costumam render um bom bate-papo. “Frequentemente, eu, meu namorado, minha irmã e nossos amigos temos um momento geek, seja em casa, no barzinho ou em um passeio no shopping. Ficamos horas e horas divagando sobre filmes, séries e livros. Tentamos nos manter em dia com esses conteúdos para não ficarmos de fora do assunto. Com a contribuição das redes sociais, como Facebook e Instagram, o campo de interação aumentou. Hoje, trocamos ideias, impressões e sugestões até com pessoas que nem imaginávamos. Ninguém precisa ter vergonha de revelar suas obras favoritas. Sempre terá alguém que compartilha da mesma opinião”, aponta Isadora.

Apaixonada por esse universo, Michelle trabalha em uma loja voltada para os geeks
 
Para Michelle Soares Silva, de 23 anos, ser geek é adotar um estilo de vida. A paixão pela cultura pop, no entanto, foi além do hobby e resultou na conquista de um delicioso trabalho. “Há quase dois anos, entrei na Pop! Megastore, que fica no Shopping Santa Úrsula, como cliente. A loja me chamou a atenção por ter uma variedade impressionante de produtos como camisetas, quadros, almofadas e esculturas, entre outros. Cerca de uma semana depois, já estava em experiência para integrar a equipe. Fazer parte desse universo, de alguma forma, é um sonho realizado. Trabalho na unidade do Shopping Iguatemi. Atendo desde crianças que nem sabem falar até senhores e senhoras. Não existe idade para se render a esse mundo incrível”, declara. 

Como todo nerd que se preze, Michelle discorre com propriedade sobre suas preferências. “Star Wars está no topo da minha lista. O cenário político e o contexto social da série de filmes mostram o quão George Lucas é visionário. Entre os personagens, dois se sobressaem: Anakin Skywalker, o Darth Vader, e Tony Stark, o Homem de Ferro. Apesar de serem diferentes, ambos são completos, complexos e genuinamente humanos. Acertam e erram, possuem vulnerabilidades com as quais todos nós podemos nos identificar. Com certeza, vale a pena conhecer a história deles, mas não vou entrar em detalhes para não dar spoilers”, finaliza a jovem. 
 

Para colocar na agenda

A Comic Con Experience (CCXP) é o paraíso dos geeks e dos nerds. A feira reúne, no pavilhão do São Paulo Expo, diversos expositores e apresenta as principais novidades em jogos, quadrinhos, desenhos animados, filmes e séries de TV. Além dos estandes, que são superconcorridos e repletos de atrações, como o da Sony, da Warner Bros, da FOX, da Disney e do Netflix, por exemplo, o evento conta com uma intensa programação, incluindo sessão de fotos e de autógrafos, atividades interativas e painéis com importantes nomes da indústria do entretenimento. A CCXP também é uma ótima oportunidade para os fãs interagirem, trocarem impressões sobre seus personagens favoritos e até soltarem a criatividade se fantasiando como eles, os chamados cosplays.

A primeira edição realizada no Brasil aconteceu em 2014, com um público de 92 mil pessoas. Em 2016, esse número saltou para 180 mil, movimentando, aproximadamente, R$ 18 milhões. Diego Parpineli Benedini saiu de Ribeirão Preto e foi até a capital para conferir tudo de perto. “Tive o prazer de ir à Comic Con 2015 com a empresa que eu trabalho, a importadora e distribuidora Beek Geek’s Stuff. Montamos um estande lá. A grandiosidade do evento, em termos de estrutura, de organização e de volume de participantes me impressionou. No ano passado, marquei presença mais uma vez. É sensacional ver a valorização da cultura contemporânea, a consolidação desse mercado no nosso país. O universo geek e nerd se expandiu e continua em ascensão”, afirma o analista de marketing.    
Diego já participou duas vezes da Comic Con Experience
Foto: arquivo pessoal

Aos 23 anos, Diego confessa que sempre se interessou  por séries, filmes e games, mas, depois que começou a atuar no segmento, ficou aficionado. “Mergulhei de cabeça. Gosto bastante dos super-heróis em geral. No entanto, não posso negar minha paixão por Star Wars, uma história que vem atravessando gerações. A estreia do primeiro filme — Episódio IV: Uma Nova Esperança — foi no dia 25 de maio de 1977. Hoje, 40 anos depois, ainda temos novos episódios sendo lançados, registrando um enorme sucesso. Os produtos relacionados à franquia estão entre os campeões de vendas, tanto no nosso site, quanto no quiosque que inauguramos no RibeirãoShopping, o Nerd Stop”, revela o jovem. Para aqueles que já querem se organizar, a próxima edição da CCXP está agendada para os dias 7, 8, 9 e 10 de dezembro. 


Mercado em crescimento

O fascínio em torno desses temas — e o enorme potencial de consumo relacionado a eles — movimenta o mundo dos negócios. Acompanhando a tendência, surgiram algumas lojas totalmente especializadas no assunto. Outras, que já atuavam no segmento, deram ainda mais prestígio para a área. É o caso da Livraria Cultura, que, em 2011, criou o Espaço Geek. “A procura por produtos desse nicho cresce a cada dia. Anteriormente, os itens eram alocados em diversas seções da livraria. Sentimos a necessidade de agrupá-los, criando um ambiente diferenciado. Temos uma unidade exclusiva para esse universo, a Geek.Etc.Br, instalada no Conjunto Nacional, em São Paulo, e dez lojas ‘in store’ espalhadas pelo Brasil. Uma delas fica aqui em Ribeirão Preto, no Shopping Iguatemi”, destaca o gerente, Jorge Augusto Coqueiro Pereira.

“Esses clientes são superantenados. Às vezes, ficam sabendo dos lançamentos antes mesmo que nós”, revela Jorge

Para atender a esse público, estar atualizado é fundamental. “As novidades não podem faltar. Esses clientes são superantenados. Às vezes, ficam sabendo dos lançamentos antes mesmo que nós. Quando isso acontece, logo nos enviam sugestões, apontando o que devemos trazer para as lojas. Essa participação gera uma ótima dinâmica entre a empresa e o consumidor”, explica Jorge. Existe, inclusive, um cuidado especial com a escolha do vendedor que fica nesse espaço. “No geral, optamos por pessoas que também são fãs da cultura pop, para que se estabeleça uma identidade com público. Para trabalhar nesse ramo, repleto de particularidades, é preciso conhecê-lo bem”, enfatiza o gerente. Entre os itens mais vendidos na unidade local da Livraria estão as HQs da DC Comics e da Marvel, os games Resident Evil, Horizon Zero Dawn, Final Fantasy e Last Guardian, os card games Pokemon e Magic, além de livros, esculturas e artigos variados.


Fique ligado!

 Confira algumas produções que fazem sucesso entre os geeks:

Os campeões de audiência: Game of Thrones, Harry Potter e Senhor dos Anéis
Os clássicos: Star Wars, De volta para o futuro e Star Trek
Os super-heróis: Vingadores, Batman e Flash
Os divertidos: The Big Bang Theory, Silicon Valley e The It Crowd
Os mais recentes: Jogos Vorazes, Stranger Things e Guardiões da Galáxia
Os animes: Pokemon, Cavaleiros do Zodíaco e Death Note
Os games: Super Mario, League of Legends e World of Warcraft

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