Quatro destinos em um

Quatro destinos em um

Com mais de 500 anos de história, Porto Seguro convida o visitante a sair do cotidiano com o projeto “Descubra sua Tribo”, que reúne todos os estilos

Porto Seguro é mais do que apenas um roteiro turístico localizado ao sul da Bahia, Estado nordestino rico em belezas naturais. Um dos principais destinos procurados pelo ribeirãopretano durante as férias, a cidade abriga quatro localidades com as mais variadas opções de lazer: além da própria sede, é possível conhecer os distritos de Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva. 

Richard Alves, secretário de Turismo de Porto Seguro, conta que o destino tem sua essência relacionada ao aspecto histórico-cultural e às belezas naturais. “Muitos pensam que o turismo estudantil é o ponto forte de Porto Seguro, mas esse modelo representa apenas 30% da movimentação de visitantes por aqui. São as famílias que compõem a maior parte dos turistas”, afirma o secretário. 

Alves conta que toda natureza encontrada na região é um patrimônio natural da humanidade pela Unesco. “Para que essas belezas continuem aqui, é preciso dar atenção à preservação. Existem várias iniciativas para trazer o turista até Porto Seguro e mostrar que temos mais do que apenas praias. Somos um local que agrada a todos”, afirma.

Raízes em Ribeirão Preto 

Após se formar em Turismo, em Ribeirão Preto, Lara Abrantes é uma das responsáveis por cuidar das belezas de Porto Seguro.A turismóloga Lara Abrantes, graduada em Turismo em Ribeirão Preto, tornou-se destaque em um dos principais polos do setor no Brasil. Atualmente, é superintendente na cidade baiana graças à um convite da Prefeitura local. “Sou formada em Turismo e estou há quatro meses no município, para onde vim a convite do secretário Richard Alves. Não me faltaram argumentos para trabalhar com um destino como este, um local que se tornou referência para o turismo nacional”, diz Lara.

Segundo a superintendente, Porto Seguro é um dos principais destinos dos ribeirãopretanos. “Essa região da Bahia é frequentemente visitada por pessoas do interior de São Paulo. Agora, com voo direto de Ribeirão Preto para cá, a vinda de famílias com crianças, por exemplo, ficará ainda mais fácil”, opina Lara, que é natural de Goiânia. Pesquisas mostram que 70% das pessoas que viajam a Porto Seguro retornam ao local posteriormente. “Conheci a cidade na época da faculdade, durante um carnaval, na adolescência, e já vim outras vezes também a trabalho. Este é um lugar cosmopolita, e essa é a nossa riqueza”, finaliza.

Viagem 

Com aproximadamente 147 mil habitantes, Porto Seguro recebe anualmente 1,5 milhão de turistas via transporte aéreo, a maneira mais rápida para chegar ao destino. Hoje, o ribeirãopretano ou os moradores da região já podem fazer o percurso direto, sem escalas, o que facilita a logística de famílias com crianças. O gestor de produtos da Azul Viagens, Humberto Capelin, conta que Ribeirão Preto é um dos principais mercados de Porto Seguro. “No final de semana, nossos voos são diretos e isso facilita o transporte das pessoas até aqui”, conta Humberto.

Descubra sua tribo

O projeto “Descubra sua tribo” foi a maneira encontrada pela Secretaria de Turismo de Porto Seguro para mostrar ao turista as variedades que o passeio permite. São quilômetros de praias, com direito a encontros com tribos indígenas que relatam sua maneira de prosseguir com a vida, belezas naturais e muita história brasileira.

Segundo Thiago Antunes, assessor de imprensa da Secretária de Cultura e Turismo de Porto Seguro, desde 2015 o município possui uma parceria com o Sebrae, responsável pela criação do nome do projeto. “Porto Seguro é a tribo do lazer, do entretenimento, do agito e das badalações da praia. Em Arraial d’Ajuda, é possível encontrar charme, ruas estreitas, calçada de pedra e, principalmente, gastronomia requintada. Trancoso é o lugar certo para quem busca sofisticação, charme e qualidade no serviço, enquanto Caraíva pode ser classificada como um turismo alternativo. É um lugar rústico, simples, sem sinal de celular, onde as pessoas andam em contato constante com a natureza. Nesse sentido, o objetivo dessa campanha é a identificação com os mais diferentes perfis de pessoas”, lista Thiago.

Cidade-sede

Terra onde o Brasil nasceu, Porto Seguro é rica em história e em diversidade. As praias de Taperapuan, Mundaí e Itacimirim estão entre as mais procuradas, mas o local não é apenas isso. Na cidade-sede, como é chamada, há inúmeros passeios que valem a pena. 

Entre eles, está a Cidade Histórica. Lugar tranquilo, com belezas exóticas e uma vista única, essa região de Porto Seguro abriga mais do que apenas os reflexos do tempo. O início do país é retratado em um vilarejo simples e repleto de simpatia. As casas são patrimônios históricos e chegam a custar R$ 1,7 milhão. Em uma caminhada breve pelo local, é possível encontrar desde árvores como o Pau Brasil (ou Ibirapitanga, na linguagem tupi-guarani), até cacaueiros que fornecem a matéria-prima para o chocolate. 

Da parte histórica para a cultural, a Reserva da Jaqueira é outro lugar que vale a pena conhecer. O local abriga a tribo indígena Pataxó, comandada por Nitynaw, que, em português, significa “uma das muitas frutas”. Em tour pela aldeia, é possível aprender um pouco mais sobre a origem do povo brasileiro. “Hoje em dia, o preconceito é menor e até já conseguimos registrar o nosso nome em patxôhã, nossa língua ancestral. Na tribo, são 110 pessoas. Possuímos escolas e nos vestimos como manda a tradição, com muitas pinturas e originalidade”, destaca Nitynaw.

No tour pela região, o turista aprende sobre costumes e jogos indígenas, participando de algumas atividades. A entrevista da anciã foi finalizada com “auêry” — ou obrigado em português.

A alguns quilômetros de distância, o borboletário Asas Mágicas dá continuidade às belezas, desta vez, animais. Comandado por um dominicano e uma francesa, o espaço reúne espécies de borboletas típicas da região em três estufas. Dá para acompanhar, também, o processo que a lagarta percorre até se tornar uma borboleta. Félix Montas, líder do negócio, conta que o Brasil foi escolhido para o projeto por conta da diversidade. “Rafaelle e eu sempre gostamos do contato com a natureza. Quando tivemos essa ideia, fomos até a Costa Rica estudar sobre o projeto. Essa região de Porto Seguro é semelhante ao Caribe, o que foi bom em nossa adaptação”, revela. Durante a visita, também é possível fazer um passeio de pedalinho e desfrutar de duas trilhas, uma radical e outra mais tranquila. 

A noite em Porto Seguro é repleta de diversão. Para quem procura algo mais tranquilo, com bons vinhos e boa gastronomia, o Hotel Solar do Imperador, com sua adega exclusiva, é uma opção. Quem está em busca de agito vai adorar a Passarela do Descobrimento, ou “passarela do álcool”. 

O lugar abriga dezenas de lojas de artesanato e souvenirs, butiques, bares e restaurantes, ao lado de barracas de bebidas destiladas. A barraca da Help é o ponto principal. Maria de Socorro, a Help, tem ali o seu negócio há 29 anos. “Aqui estão as melhores bebidas, como o Capeta, uma homenagem ao Tony Capeta. A bebida é feita com leite condensado e guaraná em pó”, diz. 

Porto Seguro e seus distritos estão entre os destinos mais procurados pelo ribeirãopretano.

Tranquilidade e boa gastronomia

Maria Coração traz a simplicidade de Arraial d’Ajuda com os deliciosos pratos da Barraca do Faria.Um contraponto à agitação da cidade-sede, Arraial d’Ajuda fica sete quilômetros distante do centro da cidade, ou dois minutos de balsa. O passeio pode começar com um belo mergulho na praia da Pitinga e um almoço delicioso na Barraca do Faria, comandado, há 25 anos, pela Maria Coração e a filha Leo. “Viemos passar férias e nunca mais voltamos. No começo, eu não tinha gostado da ideia, mas foi só vir até Arraial que me apaixonei. Isso aconteceu em abril de 1991. Eu mesma preparo as refeições, conheço todo mundo e até já pulei de parapente. Depois que meu marido faleceu, decidimos continuar com o negócio. Recebemos pessoas de todo mundo”, conta Dona Coração. 

As noites em Arraial apresentam várias opções de lazer. Se o turista teve um dia cansativo e prefere se hospedar no hotel, o Arraial d’Ajuda Eco Resort, e aproveitar um jantar no restaurante com vista para a baía de Porto Seguro. O local oferece baby sitter, agência com passeios e atividades, como aula de yoga e de tênis.  Para garantir mais animação, o destino deve ser a enfeitada rua do Mucugê, considerada a mais charmosa do país. O passeio fica ainda melhor no Beco das Cores, onde é possível desfrutar de uma boa gastronomia ao som de músicas para todos os gostos. 

Charme baiano 

Ir a Porto Seguro e não conhecer Trancoso é o mesmo que ir a um casamento sem noivos. A metáfora combina com a fama casamenteira da região. Todo luxo e glamour são apresentados em Trancoso com simplicidade. Os visitantes da vila colonial chegam de toda parte do planeta em busca de um lugar perfeito para passear com a família ou, principalmente, curtir a lua de mel. 

O local segue um padrão rústico, mas com serviço internacional. Há opções para todos os bolsos. Condomínios como o Complexo Terravista são ideais para quem gosta de jogar golfe. Com vistas exuberantes, vegetação natural e a brisa da Praia das Tartarugas, uma visita ao buraco 14, como é chamado no esporte, pode ser a solução para a aposentadoria. Famosos como Neymar e Galvão Bueno possuem passagens pelo condomínio. 

Conhecer o distrito e não ir ao badalado “Quadrado de Trancoso” não é aconselhável. Com hotéis cinco estrelas e restaurantes bem conceituados, a viagem termina em clima romântico e com o melhor que a gastronomia tem a oferecer.
Com mais de 500 anos, Porto Seguro reúne centenas de locais para passar as férias ou o feriado. Mesmo fora de temporada, o viajante encontra o que procura. No local, cada pessoa tende a encontrar a tribo, na costa do Descobrimento, que mais combina com as próprias preferências e esquecer, mesmo que por pouco tempo, da correria do dia a dia. 

Os visitantes de Trancoso chegam de toda parte do planeta em busca de um lugar perfeito para passear com a família

Arte baiana

Trancoso abriga, ainda, o Teatro L’Occitane, casa de shows ao estilo de arena. Inspirado na beleza do sul nordestino, o palco do centro de eventos já recebeu artistas como Ivete Sangalo. Em 2017, o destaque foi o 1º Dança Brasil, apresentação sobre a música brasileira que reuniu nomes como Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo.

Cidade histórica 

No passeio pela região, a vista é repleta de igrejas históricas e de casas decoradas, mas o ponto forte é o Museu de Porto Seguro, construído sobre uma antiga câmara e cadeia. As obras reunidas retratam a vida indígena anterior à chegada dos portugueses ao Brasil. No espaço, é possível conhecer diversos artefatos usados por tribos brasileiras. Na parte inferior do edifício, os visitantes conhecem a sala usada como depósito e cadeia, onde ficavam presos homens e mulheres da época. 

Gilmar Mota, coordenador do Museu, explica que todo material arqueológico foi encontrado na própria região. “O Museu está inserido em um universo de câmara e de cadeia. Com seis alas, dá para conferir variados sentimentos. A sala um, por conta da questão étnica e da parte onde fica a cadeia, passa uma noção de como seria aquela cela no período colonial”, exemplifica. 



Festa com a família 

Para quem não quer ir muito longe, a dica é o Complexo de Lazer Axé Moi, que une praia e diversão. Responsável pelas relações públicas do local, Alcideia Satiro afirma que é importante dar bom dia aos turistas com uma série de atividades que seguem até o final do período. “Começamos com alongamentos, depois trazemos dança e a atração principal, a Aysha Pink, que anima o pessoal. Tudo é aberto ao público, os gastos são apenas com o que for consumido”, salienta.



Confira as belezas de Porto Seguro na galeria de imagens. 

Texto e fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: