De fora dos Jogos Abertos

De fora dos Jogos Abertos

Ao desistir de disputar a 79ª edição da competição, a Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto decepciona atletas de Ribeirão Preto que se prepararam durante o ano

A Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto anunciou, no último dia 19, que a cidade não participará dos Jogos Abertos. Layr Luchesi Júnior, secretário da pasta, alegou que a nova data — de 30 de novembro a 12 de dezembro —, anunciada pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), prejudicaria o planejamento das equipes, inviabilizando tecnicamente a participação da cidade. “Com o indicativo de que os jogos aconteceriam em novembro, em São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto até poderia participar, mesmo com prejuízo, mas, em dezembro, se torna inviável”, explica Luchesi, alegando que o adiamento em um mês prejudicaria o rendimento dos atletas que estavam preparados para competir em outubro.

A decisão pegou de surpresa o técnico do ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Biosev/SME), Marcelo Donabella, que soube na manhã da terça-feira, 20/10 — uma semana após o anuncio das novas datas —, que sua equipe não disputará a competição. “É uma tristeza!”, lamentou o treinador. Donabella afirmou ainda que sua equipe estaria preparada para disputar os jogos em dezembro. “Mesmo com dificuldades na agenda, poderíamos participar da mesma maneira que outras cidades participarão”, completa.

Em 2014, cerca de 450 atletas participaram dos Jogos Abertos que aconteceram em Bauru. Neste ano, os mesmos atletas representariam novamente a cidade, mas nem tiveram a chance de disputar uma partida e já sofreram a segunda derrota nesta edição da competição, que reúne anualmente cerca de 20 mil atletas.

O treinador da equipe de caratê de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, disse que também não foi consultado sobre a desistência da secretaria de Esporte de Ribeirão Preto de participar dos Jogos Abertos em Barretos, e soube do desfecho pela imprensa. “Fico entristecido com essa realidade”, afirma Aguiar.
A equipe de caratê formada pelo treinador é composta por 19 atletas, sendo seis da seleção brasileira. Aguiar informa que a equipe também estava preparada para disputar os Jogos no último mês do ano. “Os atletas estão em plena forma. A realidade do caratê é outra, daria para participarmos da competição”, avalia o técnico.

Sem tempo

Segundo o secretário Layr Luchesi Júnior, o comunicado com as novas datas foi feito na terça-feira, 13, e o prazo para os municípios inscreverem as equipes se encerrou no sábado, dia 17. Luchesi explica que a Secretaria não teve tempo de consultar todos os técnicos. Os treinadores foram avisados uma semana depois do início do prazo, em reunião no dia 20. “Ribeirão Preto tem equipes de diversas modalidades e a cidade deveria participar com todas elas. Além disso, não podíamos correr o risco de inscrever uma ou outra equipe e não ter atletas para disputar. Isso configuraria W.O. e desclassificaria a cidade para a competição do ano que vem”, justifica o secretário.

Compartilhar: