Representante em Roland Garros
Gustavo Heide está entre os 50 melhores tenistas do Brasil

Representante em Roland Garros

O tenista Gustavo Heide, radicado em Ribeirão Preto, está a dois passos para disputar a competição em Paris, na França; o atleta de 17 anos precisa vencer dois jogos para garantir a vaga

O tenista Gustavo Heide, de 17 anos, pode representar a cidade em um dos principais torneios de tênis do mundo, o Roland Garros, disputado em Paris, na França. Natural de São Paulo, o atleta chegou a Ribeirão Preto com um ano e reside na cidade desde então. O tênis entrou na vida do garoto aos quatro anos e nunca mais saiu. “Eu tento jogar o melhor possível para classificar para as minhas chaves. Entre os meus sonhos, quero um dia me tornar profissional e chegar ao top 10 do mundo”, diz o adolescente. 
O treinador Haroldo vê sucesso e potencial no garoto de 17 anos
É a primeira vez que Gustavo pode participar de uma competição de tamanha importância e representatividade. Por conta disso, a preparação tem sido feita diariamente, com treinos três vezes ao dia. Para isso, o tenista conta com o auxilio do treinador Haroldo Rodolfo Zwetsch Júnior. O técnico diz que é muito gratificante poder ajudar alguém a alcançar tamanho objetivo.  Para conquistar essa chance, Gustavo venceu uma seletiva de jogos e conquistou um convite na chave principal do Grand Slam francês. 

No dia 25 de maio, o representante de Ribeirão Preto vai enfrentar um atleta indiano e outro chinês. O vencedor desse triangular ganha a chance de jogar em Roland Garros. “A nossa expetativa é que o Gustavo consiga ter um bom rendimento e, se possível, conquistar a vaga. Ele é um jogador jovem e precisa de muita experiência. Essas competições ajudam a forjar o atleta. É uma junção de muitos fatores que possibilitam estar nesse nível de competição. Poucos conseguem este feito. É preciso muito trabalho, dedicação e potencial”, conta Júnior.

Para o treinador, o tênis, por ser um esporte individual, tem muitas variáveis em relação às modalidades coletivas. O jogador precisa ter uma boa habilidade física, técnica e tática/mental. Ele lembra que no tênis não pode haver coaching durante o jogo, o que obriga o jogador a ter uma grande força mental. “O Gustavo está entre os oito melhores garotos do Brasil e na lista dos 125 ranqueados do planeta.  Vamos buscar nossos objetivos e trazer bons resultados para casa”, conclui Júnior.

Perfil

Gustavo Heide
Idade: 17 anos (28/02/2002)
Nascimento: São Paulo
Radicado em: Ribeirão Preto (SP)
Altura: 1,70 m
Peso: 50 Kg
Mão: destro 
Estilo de raquete: head

Cuidados para um bom desempenho 

Para exercer bons resultados dentro da quadra, Gustavo precisa ter talento, mas também uma equipe que o ajude na preparação. Desta forma, a nutricionista Michele Picolo tem trabalhado e orientado o atleta em relação às dietas e refeições do dia a dia. “A nutrição tem papel fundamental na vida de um atleta. Adequar as necessidades nutricionais à rotina de treinos e jogos trará inúmeros benefícios, tais como, prevenção de lesões, proteção de ossos e cartilagens, melhora da performance, maior capacidade de utilização da energia e contribui para uma melhor recuperação do organismo pós-treino”, destaca Michele.

A especialista explica que, além da alimentação, a nutrição visa a um ajuste e equilíbrio na hidratação e utilização dos eletrólitos (minerais que carregam uma carga elétrica quando estão dissolvidos em um líquido como o sangue) diminuindo risco de desidratação, cãibras, entre outros problemas recorrentes do dia a dia de um esportista. “No tênis que é um esporte individualizado, o atleta precisa contar 100% com o corpo e a mente em equilíbrio para obter o melhor resultado. É um esporte com características que exigem do atleta: treinos intensos, velocidade e explosão muscular. Os jogos são de longa duração, têm pouco tempo de recuperação e, muitas vezes, submete o atleta à condições climáticas desfavoráveis, principalmente exposição diretamente ao sol e calor por horas. Portanto, se esse atleta não tem um suporte nutricional adequado, ele não conseguirá obter bons resultados e ainda terá maiores chances de lesão com perdas nutricionais importantes”, detalha a nutricionista.

Michele destaca, ainda, que o maior desafio em se trabalhar com atletas de alta performance e que disputam torneios pelo mundo é ajustar o planejamento alimentar da rotina de treinos à de torneios. Além disso, há as adequações necessárias pelo fato da competição ser em outro país. “Por tudo isso e por Roland Garros ser um dos torneios mais importantes do mundo, irei acompanhá-lo. Assim, garantirei que ele tenha todo suporte e condições nutricionais para obter bons resultados”, finaliza Michele.

A competição deve ocorrer de 27 de maio a 8 de junho. O primeiro objetivo é passar pela fase preliminar. Se conquistar as vitórias contra os outros dois garotos, Gustavo estará no Roland Garros. Entre os tenistas brasileiros, ele é o 50º colocado, mas é o sexto melhor na categoria Infantojuvenil 2019. Os dados são do dia 10 de maio. 

Roland Garros 

O Torneio de Roland Garros (Internationaux de France, French Open ou Aberto da França) é uma competição de tênis parisiense. O nome é uma homenagem a Roland Garros, francês pioneiro na aviação. Com o Australian Open, o Torneio de Wimbledon e o US Open, este compõe os quatro torneios do Grand Slam de tênis. É disputado em quadra de saibro, em melhor de cinco sets para os homens e três sets para as mulheres. Em 1968, foi o primeiro a permitir a participação de amadores.



Texto: Pedro Gomes || Fotos: Luan Porto.

Compartilhar: