Retorno em grande estilo

Retorno em grande estilo

Após 17 anos de intervalo, Ribeirão Preto volta a ter um time profissional de vôlei. primeiros atletas contratados foram anunciados neste dia 27 de junho, na cava do bosque

O projeto é coordenado pelo campeão olímpico Lipe FontelesDesde o dia 12 de maio, quando o projeto Vôlei Ribeirão foi lançado em uma coletiva de imprensa, no Palácio Rio Branco, uma expectativa surgiu entre os apaixonados pela modalidade: será que, em tempos de crise, a iniciativa conseguiria o investimento necessário junto aos patrocinadores para sair do papel e, depois de quase duas décadas, a cidade, finalmente, teria uma equipe profissional em atividade? A confirmação, aguardada com ansiedade, veio na última terça-feira, dia 27 de junho, em um evento realizado no complexo esportivo “Elba de Pádua Lima”, mais conhecido como Cava do Bosque. 

À ocasião, diante de diversas autoridades e de um público expressivo nas arquibancadas, o coordenador do projeto, Lipe Fonteles, ponteiro da Seleção Brasileira e campeão dos Jogos Olímpicos Rio 2016, apresentou, oficialmente, os primeiros atletas do elenco. Os contratados são o oposto Léozão, ex-Taubaté, o líbero Rafinha, ex-Blumenau, os centrais Giovanni, ex-Bento Vôlei, e Ualas, ex-Maringá, além do levantador Jotinha, que defendia o Campinas. “Essa é a base titular. Teremos outros jogadores do juvenil que completarão a equipe. A nossa meta é utilizar o vôlei como ferramenta de inclusão social. Vamos criar uma cultura diferenciada. Queremos desenvolver o potencial de novos talentos locais e utilizá-los em quadra ainda nesta temporada. Inclusive, promoveremos, em breve, uma peneira aqui no ginásio. Vale lembrar que contamos com a torcida de todos. Esse time é de vocês”, declarou Lipe.

Ricardo Aguiar fala sobre as melhorias do complexo esportivoOs treinos começam em julho. A estreia do Vôlei Ribeirão será na divisão especial do Campeonato Paulista, que acontece de agosto a novembro. Em seguida, virão a Copa Série Prata e a Superliga B, competição que dá acesso à Superliga A. “Pela força de todos os envolvidos nesse trabalho, o Vôlei Ribeirão já nasce campeão. Sem dúvida, esse time vai trazer muitas alegrias para a nossa cidade. Além da competência dos atletas, nossa equipe será reconhecida como uma vitrine de valores humanos, de princípios e de cidadania”, enfatizou o prefeito, Antônio Duarte Nogueira Jr. (PSDB). 

Ex-jogador e integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei desde 2007, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Marco Antônio Di Bonifácio, o Boni (Rede Sustentabilidade), estava emocionado com o anúncio. “Essa é uma conquista extremamente significativa para a nossa cidade”, pontuou. Empresários parceiros também marcaram presença no evento. Lício Cintra, CEO do Grupo São Francisco, fez questão de ressaltar a importância do projeto. “Somos grandes incentivadores do esporte em Ribeirão Preto. Estamos orgulhosos por contribuir, de alguma maneira, com essa iniciativa tão incrível”, afirmou Cintra. 

Resgate histórico
Fernanda Venturini era uma das estrelas da Recra: a equipe conquistou o título da Liga Nacional em 1994
Na década de 1990, o time feminino da Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto (RECRA) ganhou um lugar de destaque na elite do vôlei brasileiro. Após vencer duas vezes o Campeonato Paulista, em 1992 e 1993, a equipe chegou à final contra o BCN/Guarujá e, por 3 sets a 1, faturou o título inédito da Liga Nacional em 1994, competição que, atualmente, é a Superliga. O técnico era Chico dos Santos e o elenco contava com estrelas como Fernanda Venturini, Estefânia, Ana Lúcia e Edna. Mesmo sem repetir a façanha anterior, a Recra continuou disputando a competição até a temporada 1999/2000, terminando na nona posição. Logo em seguida, o projeto foi cancelado por falta de recursos financeiros.

Reforma da Cava do Bosque

Principal complexo esportivo da cidade, a Cava do Bosque passará por uma série de reformas. A estrutura será ampliada e aprimorada para acolher as mais diversas modalidades. Segundo o secretário municipal de Esportes, Ricardo Aguiar, as melhorias já estavam previstas e a chegada do Vôlei Ribeirão trouxe uma dose extra de motivação. “As obras iniciais vão abranger a portaria, o ginásio 1 e a quadra principal, incluindo a parte do teto, a hidráulica, os vestiários e a iluminação. Estamos animados, planejando cada etapa para garantir um ótimo resultado”, adianta o secretário.



Os primeiros atletas do time foram, oficialmente, apresentados ao público

Compartilhar: