Tricolor na Série B

Tricolor na Série B

Após 16 anos, o Botafogo retornou à segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. A conquista ocorreu no ano do centenário do Clube, comemorado em 12 de outubro de 2018

Não são de apenas conquistas que um time de futebol sobrevive, mas elas são as responsáveis por alimentar o amor de cada torcedor. Desta maneira, o Botafogo de Ribeirão Preto tem um ano centenário repleto de alegrias até o momento. O time conseguiu um feito histórico nesta semana, o retorno à Série B do Campeonato Brasileiro.  “Orgulho de Ribeirão”, como o próprio clube se intitula no hino da equipe, o Tricolor ribeirãopretano retorna a segunda divisão após permanecer 16 anos longe do campeonato, desde 2002. Foram anos difíceis, mas vitoriosos ao Botafogo, que foi campeão do interior paulista em 2010 e campeão da Série D do nacional em 2015.

Depois de 16 anos, o Botafogo está de volta à serie B

Gerson satisfeito com a alegria dos torcedoresAlguns dos motivos do acesso vieram da gestão realizada pelo atual presidente do clube,  Gerson Engracia Garcia, ao lado do vice-presidente Octávio Valini Júnior.  Para o dirigente, que já estava presente no primeiro título nacional da história botafoguense, o sentimento é indescritível. “É o sentimento de dever cumprido, de ter conseguido dar uma alegria a uma nação inteira. É impagável ver o semblante de cada um dos nossos torcedores e a alegria que conseguimos proporcionar a eles”, afirma Gerson.

Como em todos os anos, a torcida botafoguense se mostrou fiel ao Pantera da Mogiana. No jogo do acesso, por exemplo, realizado no domingo, dia 26 de agosto, no estádio Santa Cruz, cerca de 24 mil torcedores assistiram à decisão contra o Botafogo da Paraíba que foi decidida nos pênaltis. No mata-mata pela classificação para a Série B, o Botafogo de Ribeirão Preto enfrentou o xará da Paraíba. No primeiro jogo, o Botafogo (SP) perdeu por 1 a 0, mas no jogo da volta conseguiu devolver o mesmo placar no tempo regulamentar com um gol aos 48 minutos do segundo tempo. A cobrança de pênaltis terminou em 4 a 3 para o Pantera.

Condé promete briga pelo títuloApaixonados pelo time, a torcida pode ver o gol de Caio Dantas no último minuto e as boas defesas de Tiago Cardoso. O goleiro foi um dos principais responsáveis pelo acesso. Além das defesas de jogo, Cardoso pegou um pênalti na primeira partida contra o xará da Paraíba fora de casa. Na decisão, defendeu outra penalidade.  “Primeiro, antes de tudo, eu creio que a fé faz a diferença na minha vida. O dom e a capacidade vêm de Deus. Entretanto, não adianta termos fé e não se esforçar no trabalho”, conta o goleiro, acrescentando que o objetivo principal era o acesso à Série B. 

O trabalho foi comandado pelo treinador Léo Condé, 40 anos, que já foi campeão do interior mineiro com a Caldense e campeão estadual do Campeonato Alagoano, em 2015 e 2017 respectivamente.  “A decisão foi para testar o coração, mas no final deu tudo certo e conseguimos nosso objetivo. Tivemos o apoio da torcida e sabíamos que seria um fator decisivo”, explica Condé. O treinador diz que mesmo com o acesso, o Botafogo vai lutar pelo título. “O objetivo principal era o acesso, mas é um grupo que gosta de ganhar. Muitos jogadores têm títulos no currículo e vão querer colocar mais um”, finaliza o técnico vencedor.

Cardoso fez defesas importantes na conquista do acesso

Livro do Centenário do Botafogo

Nas comemorações de 100 anos do Botafogo, a Revide vai editar um livro contando a história do clube, desde a sua fundação até os dias atuais. A publicação terá 120 páginas mostrando as principais conquistas do clube, a paixão dos torcedores e os principais títulos e conquistas. A publicação ganhou importância a partir do acesso conquistado pelo clube que depois de 16 anos está de volta à série B do Brasileirão.

A publicação também irá recordar os jogadores do tricolor que fizeram história e projetaram o time e a cidade mundialmente, casos de Sócrates, Raí e Zé Mário. Um capítulo com fotografias vai ilustrar os melhores momentos dessa centenária história. 

Com esse importante projeto, a Revide e o Botafogo se unem para reviver essa história que em outubro de 2018 completa 100 anos. As empresas interessadas em anunciar no projeto podem entrar em contato com o departamento comercial da Revide pelo e-mail: [email protected] ou pelo tel:.3602.5200. 


Fotos: Ibraim Leão e Raul Ramos 

Compartilhar: