Aromática e saborosa

Aromática e saborosa

As cervejas escuras são lembradas pelo sabor mais adocicado, mas há variações para todos os gostos

O sommelier de cervejas Vinícius Oliveira explica que há muitos tipos de cervejas escurasA principal característica das cervejas pretas, a cor, é resultado da torra dos maltes utilizados na receita. Isso confere à bebida aromas de café e de chocolate, predominantemente. Porém, há cervejas escuras de vários aromas. Entre as mais famosas, destacam-se cinco tipos, segundo o sommelier de cervejas Vinícius Oliveira: a Dunkelweizen, a Schwarzbier, a Porter, a Stout e a India Black Ale. O que dá diferentes sabores às cervejas é o nível de torra dos maltes. “Dunkel e Schwarzbier são estilos alemães, mais suaves e menos torrados do que os estilos ingleses, como a Porter e a Stout. Já a India Black Ale é um estilo americano, mais recente e que divide o protagonismo dos maltes torrados com o lúpulo, dando à bebida notas resinosas, cítricas e florais, além de proporcionar mais amargor do que as cervejas escuras europeias”, explica Vinícius.

Apesar de serem comumente associadas ao clima frio, alguns tipos de cervejas escuras combinam, também, com o calor. “Com o clima quente, dois estilos são mais indicados: India Black Ale, por trazer a refrescância do lúpulo em equilíbrio com notas torradas do malte, e Dunkel, por ser suave e menos torrado, com notas de caramelo e de chocolate”, pontua o sommelier. Já para os dias com temperaturas baixas, o recomendado é investir em estilos mais alcoólicos e complexos. “Para o clima frio, vale a pena escolher estilos que pedem para ser bebidos mais vagarosamente e com mais atenção a pequenos detalhes, como Dark Strong Ale, Imperial Stout e Barley Wine”, conclui o especialista. 

Escolha difícil

O publicitário Caio Moraes Ribeiro iniciou a aventura pelo universo das cervejas escuras durante a primeira edição do Slow Brew em Ribeirão Preto. Durante o evento, experimentou a Sweet Stout da Cervejaria Tupiniquim, que leva chocolate na receita. “Hoje, procuro testar diferentes tipos de Stout”, comenta. Na hora de selecionar os melhores rótulos, Caio afirma que fazer essa escolha não é uma tarefa fácil. “A Stout da Schörnstein, cervejaria de Santa Catarina, é fenomenal. Das engarrafadas, é uma das melhores que já tomei. No quesito chope, a cervejaria Weird Barrel tem a Midnight Pap, uma Stout de aveia que está entre as minhas preferidas”, completa o publicitário. 



Favoritas e premiadas:

Entre as indicações de Vinícius Oliveira, há rótulos premiados mundialmente.

1- Bravo Imperial Porter – Cervejaria Backer
Maturada em barris de umburana, é uma das cervejas brasileiras mais reconhecidas internacionalmente.

2- Dunkel – Hausen Bier
A Dunkel é fabricada seguindo a Lei de Pureza da Baviera.

3- Modern Dogma – Cervejaria Dogma
É encorpada e tem aromas de café, de caramelo e de frutas secas, além de levar cacau na receita.

4- Straffe Hendrik – De Halve Maan
Possui notas de coentro, frutas negras, anis e castanhas.

5- Chimay Blue
Classificada como Dark Strong Ale, é aromática e complexa.



 

Compartilhar: