Criatividade a gosto

Criatividade a gosto

Além de malte, lúpulo e água, as cervejas podem levar ingredientes inusitados, que combinam com cada estilo

Acrescentar especiarias e outros ingredientes à receita de uma cerveja não é exatamente uma novidade. A criatividade sempre foi um ingrediente importante na elaboração de novas opções da bebida e acompanha a disponibilidade de itens de cada região. No Mundo Antigo, os babilônios já faziam cervejas com frutas e ervas, como uvas, tâmaras, canela, gengibre e avelãs.

Hoje, vários estilos diferentes levam ingredientes inusitados na receita. Alguns tipos, aliás, são determinados exatamente pela adição de frutas e de especiarias. “Inúmeros ingredientes especiais podem trazer uma característica determinante para um estilo ou mudá-lo completamente. Um ingrediente muito comum é o açúcar, que pode alterar o teor alcoólico da cerveja, transformando-a em outro estilo. Temos algumas cervejas marcadas pelas receitas de sucesso, porém, não existe uma regra dizendo o que pode ou não pode ser usado”, esclarece Giuliano Zamboni, que assina o blog “Uma conversa, vários copos” do Portal Revide.

Entre os estilos mais utilizados para a combinação de outros ingredientes estão as Lambics, as Witbiers, as Porters, as Stouts e as IPAs. As Lambics são caracterizadas pela acidez e pela frequente adição de frutas — geralmente, cerejas e framboesas — durante o processo de fermentação. As Witbiers são cervejas claras, classicamente marcadas pela adição de semente de coentro ou cascas de laranja.

As Porters e Stouts, escuras e com um sabor torrado, geralmente são combinadas com cacau, café e baunilha. Já as IPAs combinam com frutas tropicais, pimentas, raízes e frutas vermelhas. 

Recomendações

Giuliano Zamboni selecionou rótulos com ingredientes tradicionais e atípicos que passam por todos os estilos.

 

 

 

Voodoo Doughnut Bacon Maple Ale – Rogue
Feita em parceria com a loja Voodoo Doughnut, que tem sabores inusitados de donuts, a cerveja tem a adição de bacon e xarope de Maple. 

Rosália – Colorado
Tem sabor leve, ácido e adocicado. Leva na composição grumixama, amora do mato, cereja do rio grande e hibisco.

Kriek – Boon
A cerveja belga possui fermentação espontânea e leva cereja na composição. 

Red Ale Priprioca – Amazon Beer
Maturada com a priprioca, raiz típica da Amazônia, apresenta notas herbais, frutadas e amadeiradas.

Labareda – Coruja
É uma Kellerbier (cerveja de porão com malte defumado), acrescida de malte Viena e pimenta.

Compartilhar: