Do bar ao palco

Do bar ao palco

A relação entre a cerveja e a música é antiga. Rótulos especiais de diversas bandas são feitos para celebrar essa união

Acompanhar o som favorito com um bom gole de cerveja é sempre uma boa opção, seja em casa, no bar ou em um show. Entre tantas homenagens que um músico ou uma banda pode receber, ter o seu próprio rótulo de cerveja está entre as mais notáveis. Em Ribeirão Preto, a produção de cervejas inclui Titãs, Velhas Virgens, Charlie Brown Jr. e diversos astros do rock e suas composições entre os homenageados.
Para Rodrigo, o mestre cervejeiro da Invicta, é uma grande honra produzir rótulos de artistas como Velhas Virgens e Charlie Brown Jr.
A cervejaria Invicta foi a escolhida para produzir a marca de cervejas da banda Velhas Virgens, que fabrica também o rótulo especial do Charlie Brown Jr. “Velhas são grandes parceiros e, para nós, é uma grande honra produzir a cerveja de uma banda tão bacana. Nós já produzimos seis rótulos para eles, além da cerveja do Charlie Brown Jr, uma American Pale Ale com 5,3% de teor alcoólico, 30 de IBU, muito refrescante, lupulada e com alto drinkability”, conta Rodrigo Silveira, mestre cervejeiro da casa. Os rótulos que levam a marca Velhas Virgens são a Indie Man; a American IPA, pioneira da marca; a Whitie Dog, uma Witbier com coentro e limão; a Mr. Brownie, uma English Brown Ale com baunilha; a Beijos de Corpo, uma Fruit Beer com amoras negras e framboesa; e a Greenie, uma American Wheat. Já a cerveja que homenageia o Charlie Brown Jr. foi pensada por Tuca Paiva, baixista da Velhas Virgens, junto com o filho, Xande, e Murilo, o tio de Chorão, ex-vocalista da banda.
Para Tio Limongi, música e cerveja ficam bem melhores se apreciadas juntas
Na SP 330, o rock e as cervejas andam de mãos dadas. Todas as cervejas levam nomes de canções famosas. “A música e a cerveja caminham juntas há muito tempo. Acho que o melhor jeito de apreciar uma cerveja é escutando uma boa música e vice-versa”, explica Tio Limongi, mestre-cervejeiro e um dos proprietários da SP 330. Além das receitas sazonais e colaborativas que já homenagearam de Queen a Frank Zappa, hoje, a cervejaria conta com três receitas fixas no mercado: a Last Kiss, a Californication e a Psycho Killer. “Last Kiss é uma música de Wayne Cochran popularizada pelo Pearl Jam. A cerveja é uma Premium American Lager que imaginamos como um ‘último beijo’, bem aromático e refrescante”, comenta Tio.  “A Californication é nossa cerveja mais vendida e nossa American IPA. Quando cheguei a Ribeirão Preto, em agosto de 2015, morava em um pequeno apartamento, sem ar acondicionado, no andar 19. Imagine o calor que tinha esse lugar quando voltava para dormir. Nessa história, nasceu nossa IPA, pensando no calor ribeirãopretano e na Califórnia Brasileira. O resultado foi nossa cerveja mais vendida e muito fácil de tomar. O nome, claramente, não poderia ser outro”, completa o cervejeiro. Já a Imperial IPA que leva o nome da música mais famosa dos Talking Heads, a Psycho Killer, foi pensada para ser forte no sabor e no nome. “Depois de beber esta cerveja de 9,5% de álcool, o nome sai sozinho”, brinca Tio Limongi. 

Compartilhar: