Para os dias quentes

Para os dias quentes

Feitas originalmente na região belga da Valônia, as Saison são refrescantes, com um aroma frutado na medida

Também conhecidas como Farmhouse Ale, as Saison eram, primordialmente, produzidas nos meses mais frios e menos ativos das fazendas da Valônia, região de língua francesa da Bélgica, segunda a sommelière Joice Buzatto.  “A composição é de maltes claros, o que determina a cor. Algumas receitas também usam trigo ou especiarias”, explica Joice. 

Por conta dessas características, a cerveja faz boa harmonização com peixes. “Essa cerveja fica perfeita com um ceviche. A Saison harmoniza também com ostras, saladas, massas caprese e molho pesto”, conta a sommelière. Empanadas com chimichurri e camarão flambado ao alho e óleo também são excelentes pedidas para acompanhar a bebida belga, segundo Joice. 

Entre opções nacionais e importadas, a sommelière destaca rótulos da Invicta, Bodebrown, Tupiniquim, Dádiva, Way e Wäls. “Uma das primeiras cervejas brasileiras que tomei do estilo foi a Saison à Trois, da cervejaria Invicta. É uma bebida sensacional”, declara Joice. Da cervejaria Wäls, ela destaca a Saison de Caipira, feita em parceria com o mestre cervejeiro Garrett Oliver, da cervejaria Brooklyn, de Nova Iorque. “A cerveja é elaborada com cana-de-açúcar e possui um sabor único, que lembra fundo do tacho de rapadura”, completa a especialista.

Combinações diversas

A sommelière Joice Buzatto indica as cervejas mais apreciadas pelo mundo

Por ser leve e refrescante, é possível encontrar cervejas Saison em várias combinações.  As Saison, geralmente, apresentam aroma frutado e têm um toque ligeiramente amargo ou ácido, com final seco. Confira a seleção da sommelière de cervejas Joice Buzatto.

Sorachi Ace - Cervejaria Brooklyn

Superseca e carbonatada, tem uma segunda fermentação na garrafa com levedura de champagne para conferir a secura e maior formação de espuma.

Saison de Caipira – Wäls


Feita em parceria com o mestre cervejeiro Garrett Oliver, tem cana-de-açúcar na receita, o que resulta em aromas frutados e notas terrosas que remetem ao campo.

Saison à Trois – Invicta


Ribeirãopretana, a Saison à Trois tem sabor condimentado e leva coentro e trigo na receita. Tem coloração amarelo palha e apresenta leve turbidez.

Saison – St. Feuillien


Uma cerveja tradicional Farmhouse Ale, com todos os sabores das terras férteis do sul da Bélgica. Graças à fermentação secundária, tem sabor cheio de nuances ricas e um leve amargor.

Compartilhar: