Raiz boêmia

Raiz boêmia

A cerveja Pilsen vem da região da Boêmia, hoje, entre Alemanha e República Tcheca. Sua receita segue a Lei de Pureza Alemã

Marcelo Vesoloski, proprietário do Empório Biergarten, explica as características da cerveja PilsenNão é difícil encontrar nas prateleiras dos supermercados várias marcas de cervejas que levam em seu rótulo o título de Pilsen. Porém, uma verdadeira Pilsen é feita de maneira diferente da maioria das cervejas chamadas de “comerciais”, definidas de melhor forma como American Lagers. “Nos locais de clima quente como o ribeirãopretano, receitas como as American Lagers dominaram a cena nas últimas décadas. As grandes produtoras de cerveja apostaram alto e difundiram os produtos nessas localidades”, explica Marcelo Vesoloski, proprietário do Empório Biergarten.

Além da coloração dourada, da alta carbonatação e nenhuma turbidez, as cervejas Pilsen são puro malte e levam lúpulos especiais na composição. As Bohemian Pilsner, que seguem a tradição tcheca, tendem a ser mais acobreadas, com notas caramelizadas, florais e herbais do lúpulo Saaz. Já as German Pilsner, de tradição alemã, possuem corpo mais leve e um final mais seco, devido aos lúpulos Hallertaur e Tettnang, entre outras variedades.

“Bons exemplos de Bohemian Pilsners são a Pilsner Urquell e a Budweiser Budvar/Czechvar. Entre as German Pilsners, a Warsteiner e a Bitburger são boas representantes”, completa Marcelo. 

Pilsner Urquell A mais clássica entre todas do estilo, foi a primeira a ser fabricada

  A verdadeira Pilsen

O sommelier de cervejas André Assis explica que as Pilsens originais nasceram em uma cidade homônima da República Tcheca. “Elas são douradas, translúcidas e leves. Esse estilo foi criado por um alemão e ficou muito popular na região da Bohêmia e em algumas partes da Alemanha”, destaca André. Entretanto, as American Lagers, que também são douradas, translúcidas e leves, levam em sua composição cereais não maltados que não são permitidos na receita clássica. “Outra diferença entre os estilos é a complexidade de sabor. É muito fácil notar o malte que pode lembrar pão, e claro, o amargor proveniente dos lúpulos. O cheiro também pode ser notado em contato com o olfato. São sensações que não temos ou temos pouco em Lite e em Premium Lagers”, conclui o sommelier.



 Favoritas dos cervejeiros

As receitas mais clássicas entre as Pilsen estão entre as favoritas de Marcelo e André.

1-Praga
Rica em lúpulo, tem aroma fresco e moderado amargor.

2-1795 Original Czech Lager
Fabricada sob os rigorosos processos tchecos, leva na receita um malte próprio da casa e lúpulo Saaz.

3-Bitburger
A marca segue técnicas avançadas para se enquadrar na Lei de Pureza Alemã. A cevada é selecionada. Possui espuma firme e consistente.

4-Warsteiner
Digna representante das German Pilsners, a Warsteiner possui mais consistência.


 

Compartilhar: