Tour vinícola

Tour vinícola

O enoturismo alia diferentes aspectos da cultura do vinho ao turismo, difundindo, além dos aromas e dos sabores da bebida, mais conhecimento sobre a produção dos vinhos

Lucas sugere focar em bons produtores e fugir de visitas a produtores comerciais.Quem gosta de um bom vinho já visitou, ou pelo menos deve ter vontade de conhecer, alguma vinícola. O rápido crescimento do mercado de vinhos alavanca, também, o interesse do público pela bebida. Dessa forma, estabelece-se uma feliz combinação entre o vinho e o turismo, o enoturismo. 

O sommelier, Lucas Virgílio, da World Wine, explica que o enoturismo se fundamenta na viagem motivada pela apreciação dos vinhos e das tradições e tipicidades das localidades que produzem a bebida. Segundo o especialista, cada vez mais, as pessoas estão viajando com intuito cultural e buscando fugir de viagens convencionais. “O conhecimento dos locais de produção faz com que as pessoas se interessem pela bebida, além de vivenciarem os processos necessários para a elaboração dos vinhos que mais apreciam”, comenta o sommelier. 

Lucas revela que nem todas as vinícolas são abertas à visitação, mas que boa parte delas permite que se veja de perto a produção. Para o especialista, a Serra Gaúcha e a região de Mendoza, na Argentina, são ideais para quem deseja iniciar esse tour. “O Vale do Maipo e o Aconcágua, no Chile, também são ótimas pedidas. Focar em boas vinícolas e fugir de visitas a produtores muito comerciais, além de beber com parcimônia, são dicas importantes para tornar a viagem um sucesso”, alerta.

Para quem imagina que visitar vinícolas seja interessante apenas para quem entende do assunto, vale a pena arriscar e viver novas experiências. O turismo pode ser uma ótima oportunidade para aprender mais sobre vinhos, experimentar a gastronomia e conhecer a história de diferentes países. 

Mapa do vinho

Em praticamente todos os cantos do mundo, há opções surpreendentes de passeios para os enófilos. Entre os destinos de enoturismo mais procurados pelos brasileiros estão Argentina, Uruguai, Chile e, claro, Brasil.

Brasil
A criatividade e a diversidade do país deu lugar a rótulos únicos.
Vinícola Miolo, além da visitação tradicional, oferece ao enófilo um minicurso de degustação
Experimente Lote 43, produzido com uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, reunidas em um corte harmônico.



Uruguai

Em geral as vinícolas uruguaias são empresas familiares.
Família Deicas possui plantações de vinhedos e oliveiras em uma cave subterrânea com condições para criar vinhos premium?.
Experimente o tinto Preludio compõe uma seleção especial de barris e se destaca pela elegância e pelo sabor realçado.



Argentina
O país se tornou referência em vinhos do Novo Mundo.
Bodega Norton, uma das vinícolas mais tradicionais de Mendoza, produz vinhos e espumantes exportados para vários países?.
Experimente Norton Privado faz parte da seleção particular do dono, que elaborou um vinho especial, feito ao seu gosto.



Chile
Produz vinhos de qualidade a baixo custo.
Viña Undurraga reúne mais de 130 anos de experiência na produção de espumantes e outras variedades de vinhos.
Experimente Marron Reserva Especial é um vinho tinto daqueles que valem cada gota degustada. 

Compartilhar: