Uma questão de ocasião

Uma questão de ocasião

Segundo especialistas, não é preciso ser um expert para provar um bom vinho, que fica ainda mais saboroso dependendo da ocasião

Para quem está iniciando sua trajetória no fascinante mundo dos vinhos, ser curioso é uma boa vantagem. Vale a pena começar essa caminhada por meio de vinhos mais fáceis de entender e degustar — uma boa forma de saber se o rótulo escolhido pode ser assim classificado é olhar para alguns fatores específicos: tipo de uva, teor alcoólico e acidez são alguns deles. “No entanto, mais importante do que qualquer característica é respeitar o próprio paladar: escolha um vinho que esteja adequado ao seu gosto”, ensina o sommelier, Gleison Trevisol. 

“Curiosidade e atenção aos sentidos são as principais características para iniciar no mundo dos vinhos”, comenta Gleison

Escolher um bom vinho branco, um rosé e um tinto é o ideal para começar a perceber as principais diferenças entre eles. De acordo com o especialista, quem está começando deve priorizar um rótulo com boa presença de fruta. “Entre os brancos, recomendo a uva Torrontés. Vale a pena provar um Cuatro Vacas Gordas Torrontés, de Mendoza, na Argentina. Já o Lauca Sauvignon Blanc é um ótimo rosé para se conhecer. Quem procura um tinto repleto de fruta, corpo e aromas, deve experimentar o Caligiore Orgânico Malbec”, sugere Gleison. 

No entanto, para o sommelier, é um outro fator que vem ajudando a elevar os números relativos ao consumo de vinho no Brasil: a capacidade de reunir as pessoas. “Além disso, vale ressaltar que, para apreciar um vinho, basta estar disposto a conhecer novas sensações, sem amarras, desfrutando o que a bebida tem de melhor”, completa Gleison. 


Beba sem complicações
Conheça alguns segredos do mundo dos vinhos e escolha o preferido para iniciar a degustação. 

Sirva-se
• Dos mais leves aos mais encorpados
• Dos brancos aos tintos
• Dos menos alcoólicos aos mais alcoólicos
• Dos mais secos aos mais doces
• Dos jovens aos envelhecidos

Principais momentos de consumo
33% ocasiões especiais
10% depois do trabalho
15% jantar com os amigos
14% encontro de negócios
25% jantar romântico
4% não bebe vinho

Temperatura ideal
8ºC Brancos e rosés
12ºC Brancos encorpados
12ºC a 14ºC Vinhos tintos leves
18ºC Vinhos tintos encorpados

Compartilhar: