Vinhos para a páscoa

Vinhos para a páscoa

O próximo feriado pode ficar ainda mais saboroso graças à combinação do vinho certo com as receitas típicas da páscoa

Para celebrar o espírito de renovação que acompanha a Páscoa, muitas pessoas fazem questão de um brinde entre familiares e amigos. Para isso, o vinho costuma ser o eleito, afinal, a bebida acompanha muito bem as receitas típicas do feriado cristão. “Para essas ocasiões, em geral, os vinhos devem ser escolhidos com cuidado, para que sejam bons coadjuvantes. Se há choque de texturas e/ou sal, como nos pratos que levam bacalhau, por exemplo, o vinho pode ter suas características desequilibradas”, explica Gleison Trevisol, sommelier da Mercovino.

De acordo com os especialistas, um espumante mal escolhido pode arruinar a refeição em família, assim como um vinho tinto bem harmonizado pode elevá-la ao nível máximo de sabor. “De diversos tipos, safras e nacionalidades, os vinhos se tornam ainda mais prazerosos nesta época do ano, já que emprestam um sabor todo especial aos alimentos consumidos na Semana Santa e ainda agem em favor da saúde”, completa Tatiana Arruda, coordenadora da Grand Cru.

Para harmonizar a bebida com o menu de Páscoa, a primeira dica de Marco Antônio Tegano, sommelier do Museu da Gula, é começar pela região. “Para as receitas de bacalhau com bastante azeite e assada ao forno, um bom vinho tinto do Douro frutado, com boa acidez e poucos taninos, cai muito bem. Já as receitas onde a posta do bacalhau aparece sozinha ou levemente enriquecida com um molho, a sugestão é o vinho verde elaborado com a uva Alvarinho”, ensina. O tradicional bolinho de bacalhau combina com vinhos elaborados com a uva Chardonnay e com passagem em barrica de carvalho.

No fim de toda a comilança, a tradição se mantém. Se a sobremesa for uma receita com chocolate, vale provar um vinho do Porto. "Um vinho fortificado resulta em uma ótima harmonização. Trata-se de um vinho doce com boa acidez que consegue manter um equilíbrio adequado com a doçura do chocolate", pontua Marco.  

Vale a pena?

Alvarinho Deu La Deu Branco, 2013: elaborado na região demarcada dos Vinhos Verdes e com a uva Alvarinho, é macio, com boa acidez, que confere frescor e elegância.

Alvear Pedro Ximenez Solera, 1927: a safra no método “solera”, onde o vinho começa a surgir anos antes, resultou em uma bebida intensa e densa, com sabor fantástico.

Vinho Quinta do Portal Colheita, 2012: elaborado com variedades típicas do Douro, expressa o estilo tradicional e rústico da região. A Quinta do Portal é uma casa portuguesa familiar, com um conceito de vinícola boutique.

Aprimore sua receita

Vinho combina com bacalhau
“Geralmente, o bacalhau pode ser grelhado ou preparado no forno, mergulhado no azeite. Nos dois casos, indico os vinhos brancos de médio corpo e encorpados, pois o amanteigado presente no azeite e o peso do peixe assado ou grelhado podem passar ‘por cima’ do vinho, caso este seja leve demais. Nesses casos, é sempre interessante que a bebida tenha acidez evidente e estrutura “, Gleison Trevisol.

Vinho combina com chocolate
“O chocolate é considerado um dos alimentos mais difíceis para se harmonizar com vinho, porque é forte, gorduroso e doce, características que dificultam a combinação com a bebida. O chocolate mais forte, com 75% de cacau, por exemplo, adapta-se melhor ao vinho seco. Já o chocolate branco, mais doce e gorduroso que os demais, acompanha muito bem um Late Harvest, que apresenta um equilíbrio perfeito entre doce, estrutura e acidez”, Tatiana Arruda.

Raio-x

 Na tradição judaica, os alimentos e as bebidas que estão liberados são chamados de Kosher.  O processo de pisa, muito usado nos vinhos do Porto, é proibido nos vinhos Kosher, pois tornaria a bebida impura.  Geralmente, o bacalhau cai bem com vinhos brancos de boa estrutura e mediamente encorpados.

Regiões produtoras de destaque?

A Páscoa é uma das datas mais importantes para o consumo de vinhos, ao lado do Natal e do Dia dos Pais. Confira algumas regiões que se destacam na produção dos principais vinhos que enriquecem os menus pascais. 

Brasil - Em Casa Nova, na Bahia, as empresas Miolo e Lovara produzem brancos secos, doces, tintos e espumantes da marca Terranova.

Portugal - Na região noroeste, são produzidos os vinhos verdes, marcas registradas do país. 

França - As uvas mais importantes da região de Borgonha são a tinta Pinot Noir e a branca Chardonnay. 

Itália - na Toscana, os vinhos são produtos milenares — provavelmente, são feitos desde entre 1200 a.C. a 700 a.C.

Experimente

1 - Pêra Manca Branco, 2014
A uva Antão Vaz traz a esse vinho forte característica de um dos melhores brancos produzidos atualmente; bem estruturado, encorpado e de alta qualidade.

2 - Pazo de Señorans, 2012
Um dos vinhos espanhóis de grande personalidade, é fino e aromático, de viva acidez; foi eleito o melhor branco da Espanha por Parker.

3 - Montes Classic, 2013
Vinho limpo, cristalino e bem definido, encanta pelo amanteigado suave da textura; fresco e estimulante, possui um delicioso frutado a maçãs e melão.

4 - Churchill’s Tawny, 20 anos
Um vinho com frescor jovial, mantendo acidez aprazível e aromas de amêndoas, cerejas vermelhas, um toque de toffee e caramelo.

5 - Van Zellers Ruby
Este vinho é o resultado de um blend de várias castas da região do Douro com aromas complexos de uva passa e frutas vermelhas.

6 - Morandé Late Harvest, 2013
Possui aromas e sabor de mel e flor de laranjeira. Na boca, equilibra perfeitamente o álcool, a doçura e a acidez.


 

Compartilhar: