Estudantes fazem "pedágio" contra acidentes de trânsito,

Estudantes fazem "pedágio" contra acidentes de trânsito

O “Pedágio Amarelo”, da campanha Maio Amarelofoi realizado nesta quinta-feira para conscientizar motoristas

O Corpo de Bombeiros, o Grupo Técnico de Avaliação e Prevenção de Acidentes de Trânsito e Transporte (Gapatt) e estudantes de medicina e fisioterapia de universidades de Ribeirão Preto realizaram nesta quinta-feira, dia 21, o “Pedágio Amarelo”, que faz parte da campanha Maio Amarelo, de prevenção aos acidentes de trânsito, nos semáforos das avenidas Independência e Meira Júnior.

Leia mais
Campanha tem ações de prevenção de acidentes de trânsito

Os estudantes que participaram da ação distribuíram cerca de 10 mil folders com regras de prevenção a acidentes de trânsito e, enquanto o semáforo estava fechado, exibiram banners sobre a faixa de pedestre com mensagens que para chamara a atenção dos motoristcas com o objetivo de se evitar acidentes.

Maio Amarelo

O Movimento “Maio Amarelo” surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A campanha já está presente em 19 países, e em Ribeirão Preto, a prefeita Dárcy Vera (PSD) sancionou a lei nº 13.307/14, de autoria do vereador Samuel Zanferdini (PMDB), para abrir essa discussão entre o poder público e a população.

No Brasil ele é realizado desde o ano passado e tem a finalidade de desenvolver uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

O mês de maio foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o combate aos acidentes de trânsito por meio de campanhas e ações junto às pessoas por parte do poder público e do setor privado. O Maio Amarelo funciona da mesma forma que o Outubro Rosa, para o câncer de mama, e o Novembro Azul, em combate ao câncer de próstata.

Revide Online
Fotos: Ibraim Leão

Compartilhar: