Prefeitura entrega busto de Marcos Delefrate

Prefeitura entrega busto de Marcos Delefrate

Prefeitura entrega busto de Marcos Delefrate

A Prefeitura de Ribeirão Preto entregou ontem à cidade um busto do estudante Marcos Delefrate, morto aos 18 anos, no dia 20 de junho do ano passado, atropelado por um empresário, quando participava de uma manifestação que reuniu cerca de 25 mil pessoas, por melhorias no País. O busto foi colocado no local do atropelamento, no canteiro da avenida Adolfo Bianco Molina, esquina com a João Fiúsa.

A solenidade foi acompanhada pelos pais do estudante Maria Rosenilda da Conceição Delefrate e Paulo Henrique Pimentel Delefrate, pela avó Maria Pimentel Delefrate, por tios, primos e amigos. Maria Rosenilda e Paulo Henrique se emocionaram já antes do início da cerimônia. “É uma emoção muito grande”, disse o pai. “Estou bem tensa”, comentou a mãe.

Para os dois, o busto colocado no local do acidente representa a paz e deve ficar no local para que a população não esqueça do fatídico dia do acidente. “Que sirva de exemplo para que não ocorra mais”, disse Paulo Henrique, lembrando que o filho foi um mártir da manifestação. “Agora esperamos que a justiça seja feita”, disse Paulo Henrique.

O motorista que atropelou Marcos Delefrate e mais quatro pessoas, Alexsandro Ichisato de Azevedo, está preso desde setembro do ano passado no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto, mas não há previsão de julgamento. Ichisato saía de um supermercado nas proximidades e jogou seu carro, uma Range Over, sobre os manifestantes que estavam no canteiro central da avenida.

Homenagens e erro na placa

Parentes do estudante leram um pequeno texto em sua homenagem, lembrando que ele não foi a única vítima dos manifestos realizados no ano passado, mas foi o primeiro, o que provocou maior repercussão. A prefeita Dárcy Vera (PSD), em rápido discurso antes do descerramento da placa, disse que Marcos Delefrate era um dos que buscavam mudanças no País e perdeu a vida.

A prefeita entregou flores à mãe e à avó do estudante e disse que o busto foi feito por escolha da família, para que pudessem ver sempre o rosto dele. “Este será um marco da paz, o local do guerreiro que só tinha 18 anos”, disse a prefeita. Em seguida ela descerrou a placa de inauguração ao lado dos pais e da avó do estudante, ao som de “Canção da América”, de Milton Nascimento - Fernando Brant, cantada por dois amigos de Marcos.

A placa de bronze, no entanto, terá que ser corrigida. Além de falta de pontuação, o sobrenome do estudante foi gravado como Delafrate, e não Delefrate, como é o correto. O artista plástico responsável pelo trabalho, Valério Diass, disse ter recebido o texto da forma como constou na placa e disse que será corrigido, o que deve levar cerca de 15 dias.

118 quilos

O busto de Marcos Delefrate, confeccionado em bronze, foi feito com base em três fotografias do estudante (de frente, de perfil e de costas) e pesa 118 quilos. Mesmo assim, para evitar qualquer tentativa de furto, está chumbado sobre uma base com dois metros cúbicos de cimento, com um eixo rosqueado de 50 centímetros introduzido dentro da base.

Segundo Valério Diass, uma das dificuldades foi produzir uma imagem séria, porque as fotos que ele tinha como base mostravam Marcos Delefrate sorrindo. “Se fizesse uma imagem sorrindo haveria risco de pichações”, explicou. Outro problema foi o óculos, que teve que ser feito fora do rosto e soldado.

Revide Online
Guto Silveira
Fotos: Carolina Alves

Compartilhar: