Do Peru ao Oriente

Do Peru ao Oriente

Receita tradicional peruana, o ceviche ganhou uma série de releituras orientais: inspiradas em um lado ou em outro do globo, essas combinações caem definitivamente no gosto do público

Originalmente uma entrada, o ceviche caiu no gosto popular e hoje é servido até mesmo como prato principal. A receita peruana leva tiras de peixe cru marinadas no limão e outras especiarias. Em Ribeirão Preto, o prato ganhou releituras que se adaptaram ao gosto popular.

No Mirai, a receita ganha ares orientais. São servidos três tipos de ceviches no restaurante: Tradicional, Nagasaki e Okinawa. A ideia de incluir a iguaria no cardápio do restaurante surgiu há sete anos, quando as proprietárias Sueli e Miriam Hayashida perceberam que a rede e, principalmente, Ribeirão Preto, mereciam uma releitura oriental do prato típico do Peru.
Luiz Cutti, que está à frente da Gran Steak, conta que as visitas ao Peru trouxeram o conhecimento do prato ao seu paladar
Já na churrascaria Gran Steak, a receita de ceviche une sabores mexicanos e peruanos. O Ceviche Azteca é feito com peixe marinado em uma mistura de limão e temperos, servido com tortilhas crocantes e abacate. “A inspiração para a criação dessa receita vem do ceviche peruano e surgiu após algumas viagens feitas ao Peru e ao sul da Flórida. As visitas ao país sul-americano trouxeram o conhecimento desse clássico ao meu paladar. Já em Miami, onde a cozinha mexicana é muito influente, tive a ideia de combinar o Peru com o México acrescentando guacamole à receita. Dessa forma, creio que conseguimos um equilíbrio bastante agradável. Senti falta também de uma textura extra e, por isso, incluí a tortilha crocante. É a entrada que o cliente do Gran Steak mais aprecia”, explica Luiz Cutti, proprietário da casa. De acordo com o chef, com a chegada do calor, a casa chega a servir cerca de 1200 ceviches em um mês.

 Variedade de inspirações

No Mirai são servidas três variedades de ceviches. O tradicional é feito com salmão, atum, espécies de peixe branco e Kani marinados, cebola roxa, salsão, pimenta dedo de moça e azeite. O Nagasaki leva peixe namorado ou robalo na receita, marinados no limão siciliano com cebola roxa, minimilho, pimenta dedo de moça e amêndoas fatiadas, além de ser servido com um tempurá de batata doce ou cambotiá. Já o ceviche Okinawa tem peixe namorado ou robalo, camarão e polvo marinados no limão siciliano e leva também cebolas roxas, minimilho, pimenta dedo de moça, amêndoas fatiadas acompanhado de tempurá.

Compartilhar: