Mangiare!

Mangiare!

Sergio Serio não nega a raiz italiana e revela as preferências culinárias no mundo, na região e em casa

A cozinha italiana tem um lugar especial no paladar de Sergio Serio. O presidente do Núcleo Mangalarga da Alta Mogiana é italiano e já frequentou os melhores lugares especializados nesta culinária em várias parte do mundo. Em Ribeirão Preto, os destaques são Maremonti, que serve uma grande variedade de pratos italianos, de saladas a pizzas, e Bello, uma tradicional trattoria.

Em São Paulo, os eleitos do empresário são o Gero, um charmoso bistrô dentro do tradicional Hotel Fasano, e o Piselli, que tem inspiração piemontesa. A tradição do restaurante está na ervilha que decora todos os pratos, lembrando o início da trajetória do fundador, que foi agricultor e se dedicou à produção da leguminosa. No Rio de Janeiro, os melhores italianos, para ele, são Pomodorino, premiado pelo Guia Michelin na categoria BIB Gourmand, e Il Borsalino, situado na Barra da Tijuca.

Na Itália, o sabor que o conquista é o do restaurante Palermo de Italia, que fica na vila de pescadores Mondello. Ainda pelo mundo, o sofisticado Calogero, de Nova Iorque, está entre suas escolhas. 

A culinária italiana está presente também no dia a dia de Sergio, que adora fazer molhos para massas. “Como você pode perceber, eu adoro a cozinha italiana. Meu prato favorito é la pasta alla Norma ou com vongole!”, comenta. Para acompanhar as refeições com perfeição, a escolha não poderia ser outra: bons vinhos, brancos ou tintos. 

Pasta alla norma (receita do chef Lisandro Lauretti)

Ingredientes

500 g de berinjela cortadas em tiras de 1 cm
sal a gosto
1 fio de azeite
orégano a gosto
50 ml de azeite
20 g de alho picadinho
10 g de pimenta dedo-de-moça picadinha
800 g de tomate pelado amassado
80 g de manjericão
500 g de massa cozida al dente
queijo parmesão ralado e broto de manjericão a gosto

Modo de preparo

Numa tigela, coloque 500 g de berinjela cortadas em tiras com água e sal a gosto. Deixe de molho por 20 minutos. Escorra e seque bem. Em uma frigideira com um fio de azeite, frite as berinjelas até dourar e, em seguida, polvilhe orégano a gosto. Coloque na frigideira 50 ml de azeite, 20 gramas de alho picadinho, 10 gramas de pimenta dedo-de-moça picadinha e misture até dourar. Adicione 800 gramas de tomate pelado amassado, misture e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Junte 80 gramas de manjericão, 500 gramas de massa cozida al dente e misture bem. Retire do fogo, transfira para pratos de servir.

Eu recomendo?

Ribeirão Preto

Bello

MaremontiSão Paulo

Piselli
GeroRio de Janeiro

Pomodorino
Il BorsalinoEstados Unidos

Calogero, Nova Iorque

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: