O novo café

O novo café

Graças às novas técnicas e tecnologias de produção, o grão, que faz parte da identidade de Ribeirão Preto, ganhou inúmeras versões gourmet, que vêm fazendo sucesso entre os apreciadores da bebida

O aroma de café faz parte da história de Ribeirão Preto. Além da cultura cafeeira significar um capítulo importante do Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora executiva do Grupo Utam, aposta nos produtos do segmento gourmetpassado ribeirãopretano, atualmente, a região concentra diversas fábricas produtoras de café — não apenas em sua versão tradicional, mas também em preparações que garantem aos consumidores sabores e aromas diferenciados.
Referência no mercado há 50 anos, o Grupo Utam investiu no segmento de cafés finos e especiais. Neste ano, a empresa lançou três novos blends gourmet de cafés torrados e em grãos, além de uma linha de cápsulas. Com uma nova estrutura, que compreende todas as etapas de produção, o grupo aposta nos produtos Utam Speciale, Utam Espresso Crema e Utam Fazenda Santa Alcina.

O primeiro leva uma seleção de grãos 100% arábica, que resulta em um espresso encorpado. A segunda opção possui sabor forte e marcante, além de uma textura aveludada. O Fazenda Santa Alcina é produzido com grãos selecionados da região da Alta Mogiana e possui um sabor mais adocicado, amendoado e suave. 

A marca também aposta nos cafés em cápsula, grande novidade do mercado. A linha traz o que há de melhor em grãos gourmet de quatro países: Brasil, Colômbia, Guatemala e Timor. Para Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora executiva da Utam, as linhas se destacam pela qualidade dos grãos. “A ala gourmet tem uma representatividade de apenas 10% do faturamento global do grupo. A ideia é, em 2017, elevar essa participação para 20%, ou seja, dobrá-la”, revela Ana Carolina.O terreiro é onde acontece a secagem dos grãos de café

A Fazenda Falcão Alto da Serra, que assina o Café Pasquali, é produtora de sete variedades do café arábica, entre eles, o bourbon, especialidade da marca. Para Carlos Eduardo Sicca Pasquali, engenheiro agrônomo que cuida do plantio dos cafezais, o diferencial da bebida é a variedade do grão utilizado. “Um café de qualidade começa na escolha do local para cultivo e no plantio dos cafezais. O grão vai bem em terrenos de alta altitude — especialmente o bourbon amarelo, uma das melhores variedades. Muita gente não planta por se tratar de um fruto é mais delicado e de baixa produtividade, ou seja, fica mais caro. No entanto, sua qualidade compensa o investimento”, afirma Carlos Eduardo.

Depois de vencer o campeonato estadual e ficar em segundo lugar no concurso de qualidade de cafés nacional, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em 2013, o Café Pasquali abriu a primeira loja, em Santo Antônio da Alegria. A proposta do Shop do Café Gourmet é oferecer café fresco e de qualidade, moído na hora, aos clientes. “Todo ano trocamos nossa linha de cafés e disponibilizamos ao público o café campeão da fazenda. Atualmente, os clientes podem provar o campeão da última safra, um bourbon amarelo com pontuação de 86 pontos, que ficou entre os cinco melhores do Estado de São Paulo. Dentro deste lote, temos a linha Super Gourmet, com peneiração e torrefação especiais”, comenta o engenheiro. A família Pasquali abriu sua primeira cafeteria após vencer o concurso da Abic, em 2013
Ingredientes exclusivos

Ângelo Palocci está à frente da Coração da Terra, que traz novidades como cafés com açaí e guaranáA Coração da Terra trabalha com cafés de varietais singulares 100% arábica. Atualmente, a marca possui seis tipos de cafés em cápsulas, um café especial, um café gourmet e um superior. Além disso, a Coração da Terra é criadora de exclusividades como os cafés com guaraná e açaí. Todos os produtos possuem características sensoriais diferenciadas. A marca é uma das poucas no mercado que encapsula cafés especiais. “Nosso desejo é entregar o que o Brasil possui de melhor em sua natureza, além, é claro, de oferecer bebidas prazerosas ao consumir, que propiciem energia e bem-estar para as pessoas. São produtos 100% naturais e exclusivos, sem qualquer outro similar no mundo. É o melhor do Brasil para o Brasil e para o mundo”, explica Angelo Palocci, diretor da Coração da Terra. A variedade entre os cafés em cápsula da Coração da Terra é grande, incluindo bebidas descafeinadas, de maior acidez, fortes e suaves. 

 

 

Compartilhar: