Por trás do churrasco
Maminha assada com legumes braseados * por Vila Beef

Por trás do churrasco

Selecionar bem o corte e prepará-lo de maneira apropriada garante mais sabor à carne

De maneira geral, a carne tem espaço garantido entre os ingredientes preferidos dos brasileiros. Sua qualidade depende de diversos fatores, desde o processo de criação dos animais. Raças como nelore, angus e wagyu são as mais prestigiadas no mundo. A quantidade de gordura e a localização do corte no bovino também devem ser consideradas.
Em um teste feito pela Vila Beef, em que se comparou o custo-benefício de carnes produzidas para consumo comum com as produzidas especialmente de modo a manter sabor e maciez, foi constatado que, ao limpar a peça, a perda é de 56%. A procedência da carne e o quanto realmente está se gastando com ela, devido a sua qualidade, portanto, são informações importantes. 

T-Bone está entre os cortes mais nobres do churrasco do brasileiro

Entre os cortes nobres que conhecemos e consumimos no Brasil, estão a costela, o filé mignon, a picanha, a maminha, o T-Bone e o Prime Rib. Para preparar uma boa carne, não basta comprar a peça e colocá-la no fogo. Muitas vezes, conhecer o corte que se tem em mãos e o modo de preparo adequado para ele pode ajudar melhorar o prato. 
Carlos Henrique Jorge, que está à frente do Carlão Eventos, conta que o preparo de uma boa carne na grelha tem seus segredos. “Existe um preparo na brasa em que ela tem que estar bem quente para assar corretamente o corte, porém sem chamas. A altura da grelha em relação à brasa deve ser de no máximo 30 centímetros”, ensina. Para o tempero das carnes, menos é mais. “O sal grosso para a carne vermelha é o mais recomendado; para carne suína, ovina e de aves, usamos temperos variados”, conta. 

O preparo correto da carne potencializa o sabor

Sobre a preferência dos brasileiros por um bom churrasco, Carlão comenta que a mais desejada é a picanha. “Ao gosto dos brasileiros, para o churrasco, o corte mais nobre é a picanha. No entanto, a fraldinha também é um corte muito saboroso. No mundo, alguns cortes diferentes do contrafilé são muito utilizados”, explica.  


Dica do especialista 

“A carne para um bom churrasco, primeiramente, é definida pela procedência. A criação do gado, o abate correto e a genética do animal devem ser considerados. Com essas informações em mãos, conseguimos atingir uma maciez e sabor inigualáveis.”

Compartilhar: