Sabores da terra

Sabores da terra

Das cachaças aos pratos típicos, as tradições e preferências gastronômicas ajudam a contar um pouco da história de Ribeirão Preto e região

Não é só de chope que vive a região de Ribeirão Preto. Cada cidade que compõe a recém-criada Região Metropolitana tem especialidades muito características, que ajudam a formar a identidade dessas região paulista. Entre bebidas, ingredientes e receitas típicas, é possível conhecer um pouco mais da história dessas localidades.

Ponto central desse grupo, Ribeirão Preto merece destaque justamente porque reúne inúmeras influências nos cardápios espalhados pela cidade. Por aqui, é possível encontrar opções para os mais variados paladares, com pratos vindos da Itália até o Japão. No entanto, suas marcas registradas são mesmo as bebidas, especialmente as cervejas e o café.

A localização do município é privilegiada para as cervejarias: a cidade está sobre o Aquífero Guarani, maior reservatório natural de água doce do mundo, o que garante às cervejarias matéria-prima abundante e de máxima qualidade. Antes delas, o chope ajudou a estabelecer a fama ribeirãopretana, localidade hospitaleira e animada. Se por décadas a Choperia Pinguim foi visita obrigatória dos turistas por aqui, hoje, o roteiro também passa por inúmeras cervejarias artesanais, a exemplo da pioneira Colorado e da jovem SP 330.

Na vizinhança, Dumont vale a visita por causa da produção do amendoim, mas também — e principalmente — pela tradição em suinocultura, com destaque para as linguiças. Um dos segredos das receitas é, justamente, a carne de qualidade que levam na composição. A criatividade dos fabricantes, que desenvolveram novidades saborosas, também é um ingrediente importante.

O solo da região, propício para plantação de cana-de-açúcar, proporciona também a facilidade para fabricar cachaças de qualidade. Nuporanga é famosa por sua produção artesanal. Em Sertãozinho e Mococa, também é possível encontrar cachaças de qualidade.

Os apaixonados por doces também encontram boas opções pela região. Cajuru, por exemplo, reúne diversos produtos frescos típicos da fazenda, como doces em calda ou cristalizados. Além dessas receitas, a cidade é famosa pelo bolo de milho assado na palha, produzido em uma padaria tradicional da cidade.

Fotos: Ken Chu

Compartilhar: