Início de retomada

Início de retomada

Depois de enfrentar mais um ano marcado por diversos números negativos, o mercado imobiliário dá os primeiros sinais de recuperação

No último mês do ano, destacar a atual crise política e brasileira — a maior da história recente do país — não é propriamente uma novidade. Que o setor imobiliário, um dos mais representativos para Ribeirão Preto, está entre os que sofreram com a instabilidade nacional também não surpreende os consumidores e leitores antenados. 

Divulgado pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o desempenho do segmento evidencia que os desafios foram, de fato, muito grandes. Em todo o estado, 440 mil empregos formais foram perdidos de outubro de 2015 a outubro de 2016. Segundo previsões da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o setor deve fechar o ano com um saldo negativo de 14,5%. 

Em uma escala de 0 a 100, o desempenho desse mercado não chegou a 26 pontos, o que significa um resultado pouco favorável. Apesar disso, os números do último semestre já permitem afirmar que houve uma estabilização, em um cenário marcado por quedas sucessivas, com uma leve tendência de retomada. Para 2017, a perspectiva já é melhor e sinaliza que o desempenho da construção civil ficará na casa dos 37 pontos.
 

Sob a ótica do comprador

Os especialistas afirmam: toda crise é, também, uma oportunidade, mesmo que seja para aprender a economizar ou até para dar novo rumo à carreira. Diversas são as possibilidades de transformar os tempos difíceis em boas chances, inclusive, de negócios. É nisso que os empresários do mercado imobiliário vêm apostando neste fim de ano, ao criarem, por exemplo, ambientes adequados para a negociação direta com o cliente final. Foi exatamente isso o que fez, pelo segundo ano consecutivo, a Imobiliária Fortes Guimarães, ao reunir, de 25 de novembro a 4 de dezembro, 11 empresas interessadas em negociar diretamente com o comprador. 

Leandro Garson vem acompanhando de perto as oportunidades que o mercado imobiliário de Ribeirão Preto há algum tempo. O empresário quer se mudar da casa em que vive atualmente, na rua, para uma localizada dentro de um condomínio fechado, proporcionando, assim, mais segurança e tranquilidade à família. “Depois de muito pesquisar, senti que chegou a hora de dar o próximo passo. Nos últimos meses, as empresas do setor adotaram uma postura flexível em relação aos preços e às condições de pagamento. Decidi aproveitar esse momento para conseguir o melhor negócio. No Imóvel Week, tive a chance de conversar direto com o dono da construtora e acabei fazendo uma proposta. Agora, aguardo uma resposta. Estou torcendo para que seja positiva”, comenta Leandro.  

Melissa Matara buscava uma opção interessante para diversificar a renda familiar. Sem dar ouvidos aos comentários dos pessimistas relativos à instabilidade econômica do país, a arquiteta teve a ideia de adquirir um apartamento e disponibilizá-lo para locação. “Não podemos, simplesmente, parar a nossa vida e esperar os efeitos da crise desaparecerem. Temos que encarar a situação com otimismo e combater a recessão, movimentando o mercado. Por causa da minha profissão, possuo um olhar técnico para identificar um bom imóvel. Procurei a Mundial Imóveis, analisei diversas opções atraentes do portfólio, negociei alguns benefícios e, então, assinei o contrato. Depois de um período de reforma, colocamos o apartamento no sistema da imobiliária e, ao contrário de todas as expectativas, ele foi alugado em pouquíssimo tempo. Valeu a pena acreditar e seguir em frente com esse investimento. Estou muito satisfeita”, revela a arquiteta.  
    

Casa nova

Proprietário do imóvel onde morava com a mãe, o gerente comercial Rodrigo Motta Bueno adquiriu um novo apartamento ao se casar, há mais ou menos um ano. No entanto, já faz planos para se mudar novamente em breve. Isso porque acaba de descobrir que a família vai crescer em junho de 2017. “Fiquei muito feliz com a notícia de que seria papai e decidi procurar a equipe da Imobiliária Santa Maria para me assessorar na troca do meu apartamento”, conta o gerente comercial. Além de espaço, fazem parte das prioridades de Rodrigo área de lazer completa e boa localização.

De acordo com o futuro papai, dá para dizer que há muitos imóveis em oferta, com amplas possiblidades de negociação. “Acredito que ter um intermediador profissional e rápido para fazer uma triagem inicial é um bom caminho para identificar as melhores oportunidades”, salienta Rodrigo, que ainda não fechou nenhum negócio.

A chegada de um filho, que está com um ano e nove meses, também foi o motivo que levou o corretor de seguros Cleiton Dias a amadurecer os planos de morar em um condomínio fechado. “Quero que ele tenha qualidade de vida, espaço para brincar com liberdade e, principalmente, com segurança”, enfatiza Cleiton. Para realizar esse objetivo, o corretor estudou inúmeras possibilidades, verificou as especificações de diferentes empreendimentos e concluiu que a aquisição de um lote seria a solução ideal. Com a economia apresentando os primeiros sinais de recuperação, Cleiton sentiu que era hora de transformar o sonho em realidade. “Para quem está nessa mesma situação, meu conselho é: pesquise e negocie. Estamos em uma fase propícia para o comprador, com imóveis de alta qualidade, preços mais acessíveis e condições especiais de pagamento. Estive, recentemente, no Imóvel Week. No evento, promovido pela imobiliária Fortes Guimarães, conferi as oportunidades e fiz a minha proposta”, finaliza.
 
O gerente comercial Huxley Edson Brambilla viveu uma recente mudança em sua vida. Há poucos meses, ele curte os benefícios da aposentadoria. “Quando me aposentei, tive acesso a alguns recursos que não queria deixar no banco. Então, decidi, junto com a minha esposa, investir em um imóvel. Queríamos um apartamento bem localizado, mais amplo e com infraestrutura de lazer completa”, listou Edson.

O aposentado encontrou tudo isso associado à possibilidade de negociar diretamente com a construtora na Bild Desenvolvimento Imobiliário. “A empresa disponibilizou uma série de vantagens para aquisição do imóvel antes mesmo de seu lançamento oficial, e nós aproveitamos”, comemora Edson. O novo apartamento estará pronto em junho de 2020, quando o casal já terá praticamente quitado o financiamento, realizado diretamente com a construtora. 

Compartilhar: