Em Meio à Pandemia

Em Meio à Pandemia

Informações falsas sobre o novo coronavírus têm circulado pelas redes sociais. A Revide separou cinco dicas que vão te ajudar a fugir das fake news na hora de se informar

1 - Checar links 
A checagem de links é o primeiro passo para confirmar a veracidade de uma notícia. Sites com domínio particular ou personalizado tendem a possuir maior credibilidade quando comparado a pequenos blogs. Além disso, sites conhecidos ou ligados a divulgações específicas de determinados assuntos são fontes confiáveis de verificação das notícias. 

2 - Verifique a data em que foi feita a publicação
Analisar o contexto das informações é apenas um dos passos para encontrar notícias falsas. Porém, por vezes, notícias verdadeiras podem ser veiculadas com datas antigas ou manchetes desatualizadas, acabando por confundir o contexto das informações, relacionando um contexto ultrapassado com alguma situação do momento. Apesar de, nesse caso, a notícia não ser necessariamente falsa, está desatualizada para a informação veiculada. 

3 - Erros gramaticais 
Raramente sites de notícias confiáveis vão apresentar grandes erros ortográficos. A verificação da grafia das palavras é uma ajuda fundamental para se proteger das notícias falsas. Erros de linguagem são marcas da falta de compromisso com a credibilidade da informação. 

4 - As fake news podem circular por diversos meios
Notícias falsas podem chegar às pessoas por diversos veículos, especialmente em redes sociais. Isso acontece porque o compartilhamento compulsivo de notícias acaba por afetar a verificação dos fatos. Por mais que as notícias pareçam verdadeiras, é preciso verificar os fatos antes de encaminhar a informação para outra pessoa. 

5 - Saiba diferenciar notícias de opiniões
Na internet é muito fácil compartilhar opiniões e muitas redes sociais permitem esse espaço. Entretanto, não se pode confundir notícias verificadas com opiniões pessoais. Matérias jornalísticas e colunas opinativas possuem diferenças, especialmente na imparcialidade da comunicação das notícias. Isso não significa que, necessariamente, os sites de opinião mintam ou omitam os fatos. Porém, para as notícias, é importante que ocorra certa isenção de posicionamentos individuais. 

Compartilhar: