Quando a Bola Rola

Quando a Bola Rola

Ribeirão Preto não fica para trás quando o assunto é futebol. A cidade já foi palco de partidas decisivas e já revelou jogadores que brilharam durante décadas na história do esporte.

1 - Origem do nome
Ribeirão Preto abriga diversas lendas. Uma delas é em relação à origem do nome do Botafogo Futebol Clube. De acordo com as histórias da fundação do clube, havia uma discussão entre os moradores da Vila Tibério para decidirem o nome do time que iria representar o bairro. Após acaloradas discussões, um dos membros teria dito: “ou vocês definem logo o nome, ou então ‘bota fogo’ em tudo e acabem com essa história”. Surgia assim, por acaso, o nome do tricolor do interior.


2 - O primeiro estádio
O primeiro estádio fundado em Ribeirão Preto foi o Estádio da Rua Tibiriçá, que pertencia ao Comercial Futebol Clube. O campo foi o primeiro do Estado de São Paulo a receber grama natural. Estima-se que a fundação tenha ocorrido entre 1917 e 1920. O estádio foi fechado em 1936 e hoje sedia parte da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. 

3 - Decisões
O Estádio Santa Cruz, pertencente ao Botafogo FC, já foi palco de muitas decisões. Entre elas, destaca-se o derby realizado na final do Paulistão de 1995, em que o Corinthians levou a melhor sobre o Palmeiras e ficou com o título. Outra final de destaque realizada no Santão foi a partida entre Botafogo FC e Corinthians, no Paulistão 2001. O estádio obteve recorde de público, recebendo cerca de 55 mil torcedores. 

4 - Capela no Palma Travassos
Nem todos sabem, mas o Estádio Palma Travassos abriga uma capela desde a década de 60. A igrejinha de Nossa Senhora de Fátima foi fundada como uma promessa de Áureo Alves Ferreira e João Pessoa, após alcançarem uma graça por meio da santa. Ambos os fundadores trabalharam na construção do estádio e dedicaram grande parte da vida ao clube.

5 - Revelações de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto é terra natal de grandes jogadores do futebol mundial, como o ex-goleiro Emerson Leão, que, além de nascer na cidade, iniciou a carreira profissional no Comercial FC. De lá, foi para o Palmeiras, passou por grandes clubes e chegou à Seleção Brasileira. Os irmãos Raí e Sócrates, que vestiram a camisa do tricolor de Ribeirão Preto por anos, também se transformaram em destaques na Seleção Brasileira e nos times da capital: São Paulo e Corinthians, respectivamente.

Compartilhar: