Eliane Freitas

Eliane Freitas

Fada é a melhor amiga de Eliane Freitas, ginecologista

Amor e companheirismo
O primeiro encontro entre a lhasa apso Fada e a ginecologista Eliane Freitas foi no dia do nascimento da pequena. “Ela chegou e já dormiu apoiada ao lado do meu coração”, conta Eliane. Segundo a médica, o que Fada mais gosta de fazer é passear em um de seus carrinhos, guardados nos lugares em que frequenta. Além disso, adora vestidos. “Ela tem um invejável guarda-roupa”, brinca Eliane. A lhasa apso gosta de um bom petisco, como as linguicinhas. A relação entre Fada e Eliane é de amor e companheirismo. “Fada é minha melhor companhia, um presente que chegou com todo o amor do mundo. Ela é minha grande companheira, tem até uma escadinha para subir na minha cama”, conta Eliane.



Boa companhia
A companhia do tutor é essencial para o lhasa apso. Por se apegar ao dono, não é recomendado deixar o cão sozinho por longos períodos. Ficar longe do dono pode gerar um comportamento destrutivo no animal.



Um amigo leal
O lhasa apso é um cão que se apega, geralmente, a um único tutor e se torna leal a ele. A raça foi criada para ser um guardião alerta e centrado de mosteiros e da nobreza. Sua tarefa era latir quando algo de errado estivesse acontecendo. Nos dias de hoje, os descendentes dos primeiros lhasa apso têm a mesma personalidade leal, protetora e independente. Embora gostem de se exercitar e de passear, preferem viver tranquilamente e, por isso, adaptam-se bem a espaços limitados, como apartamentos. Sua pelagem longa, lisa e densa se adaptava bem ao clima nativo, ora de calor intenso, ora de frio extremo.



Curiosidades sobre o Lhasa Apso



• País de origem: China, no Tibete
• A pelagem da raça pode ser encontrada nas cores dourada, areia, mel, cinza, preto, branco e marrom
• Mede até 25 cm e pesa até 9 kg
• Os lhasa apso vivem 15 anos, em média
• No Tibete, região de origem da raça, era tido como sagrado. Sua exportação era proibida, a menos que o cão fosse um presente de Dalai Lama a alguém que morasse em outro país.

Compartilhar: