Acreditando em Ribeirão Preto
Perspectiva ilustrativa com a vista parcial do Residencial Vida Nova Ribeirão, Parceria da Construtora Pacaembu com a Caixa

Acreditando em Ribeirão Preto

Com o lançamento do Residencial Vida Nova Ribeirão, entre outras ações, a Construtora Pacaembu contribui para o desenvolvimento da cidade

O ano era 2013 quando a Construtora Pacaembu finalmente encontrou, em Ribeirão Preto, uma grande área para desenvolver o maior empreendimento de casas do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, na história habitacional do Estado de São Paulo. “Já estávamos presentes em dezenas de municípios do interior paulista com projetos focados na população de baixa renda e era um sonho antigo da Pacaembu estar em Ribeirão Preto, uma das cidades mais expressivas e importantes do interior paulista”, afirma Eduardo Almeida, presidente do Grupo Pacaembu. 
Enquanto o projeto — que ganhou o nome de Residencial Vida Nova Ribeirão — estava em aprovação junto aos órgãos públicos, a Pacaembu começou a implementar ações com uma das finalidades que mais gosta: integrar-se às cidades onde atua, retribuindo a acolhida com iniciativas que ajudam no desenvolvimento socioeconômico da comunidade. 

Gerson Engrácia Garcia, presidente do Botafogo e Lúcio Bormann, diretor comercial da Construtora Pacaembu

Em 2014, a Pacaembu abriu o escritório regional em Ribeirão Preto, no edifício New Century. Já estabelecida, a construtora, em 2016, iniciou uma ação de incentivo ao esporte. Tornou-se patrocinadora oficial do Botafogo Futebol Clube, no Paulistão Série A1 e no Brasileirão Série C. Nesse período, o Pantera se manteve nas principais competições que disputa e foi longe nos campeonatos. “Manter um clube de futebol competitivo no interior não é fácil. Patrocinando o Botafogo, a Pacaembu ajudou a impulsionar o esporte na cidade. Precisamos de mais empresas assim, engajadas e que entendam o papel social do futebol”, diz Gerson Engracia Garcia, presidente do Botafogo.

Ainda em 2016, a Construtora Pacaembu iniciou a montagem do Plantão de Atendimento (PA), em Ribeirão Preto. “Alugamos um imóvel de três pavimentos na esquina das ruas São Sebastião e Álvares Cabral, no centro da cidade. Depois de uma ampla reforma, instalamos no prédio uma estrutura altamente organizada e especializada em atender com rapidez, eficiência, conforto e acessibilidade”, destaca Lúcio Bormann, diretor comercial da construtora.
Conforme o lançamento do Vida Nova Ribeirão foi se aproximando, já em 2017, a Pacaembu intensificou as ações na cidade. Apoiou a palestra do arquiteto Mike Reynolds, considerado o “papa” da arquitetura sustentável no mundo, realizada pela primeira vez no Brasil e em Ribeirão Preto. 

Na área cultural, a construtora contribuiu com o projeto do Cineclube Cauim. Não só realizou o treinamento do seu staff de lançamento, no próprio cinema, como também adquiriu milhares de ingressos que estão sendo distribuídos aos compradores do Vida Nova Ribeirão, com objetivo de promover inclusão cultural por meio da sétima arte.
Outra ação em benefício da cultura é o patrocínio máster da Pacaembu à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, no concerto em homenagem ao aniversário da cidade, no próximo dia 10 de junho, às 20h, no Theatro Pedro II, dentro da programação da 17ª Feira Nacional do Livro. Os ingressos são gratuitos e precisam ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo, que vai mesclar clássicos eruditos com músicas populares.

Balão-casa está fazendo sucesso no céu da cidade

O balão-casa da Pacaembu, o primeiro temático do gênero no Brasil, também está alegrando o céu de Ribeirão Preto. Por onde passa, moradores vão às ruas para ver a novidade. 


Sonhos realizados

Em 1º de abril de 2017, aconteceu o lançamento oficial do Residencial Vida Nova Ribeirão. Além de realizar uma ampla campanha para comunicar a notícia à população, a Pacaembu montou uma megaestrutura na Praça Carlos Gomes, centro da cidade, com mais de 500 m². Os espaços — equipados, climatizados, confortáveis e acessíveis — foram organizados conforme todas as etapas de atendimento. 

Em 45 dias de permanência na praça, foram atendidas milhares de pessoas cadastradas na Companhia Habitacional de Ribeirão Preto a espera da casa própria. Uma equipe da Cohab RP também permaneceu no local para efetuar ou atualizar as inscrições, na hora, e já encaminhar o público para o atendimento da Pacaembu. 

Danilo e Ana Paula já sabem onde vão morar no Residencial Vida Nova Ribeirão

A medida que saíam as aprovações de financiamento com a Caixa, os compradores já iam escolhendo quadras e lotes das casas. Assim foi com o casal Ana Paula Fachin e Danilo Luiz Aziani que, desde 2010, estava inscrito na Cohab. “Como não éramos chamados, estávamos prestes a adquirir uma casa no mercado. As condições de pagamento iriam apertar nosso orçamento. Quando recebemos a comunicação, fomos à central de atendimento. Deu tudo certo. Nosso terreno já está marcado. Mudaremos o quanto antes com nossos dois filhos pequenos.  O quintal será nosso local favorito”, diz o casal.

A assinatura dos primeiros 991 contratos do Vida Nova Ribeirão aconteceu na manhã do dia 25 de maio, no local do empreendimento, com a presença do presidente do Grupo Pacaembu, Eduardo Almeida, diretores e colaboradores da construtora, representantes das principais entidades da construção civil e outras instituições, além de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Duarte Nogueira. “Quando somos crianças, sonhamos com muitas alegrias como, por exemplo, chocolates, sorvetes e brincadeiras. Já adultos, pensamos nos namoros. Quando amadurecemos, o que mais idealizamos é o nosso lar. É o espaço para onde levamos as pessoas que gostamos e temos a oportunidade de comemorar nossas alegrias. Fico feliz em participar da realização do sonho de milhares de famílias ao lado da Construtora Pacaembu, da Caixa Econômica Federal e da Cohab RP”, destacou o prefeito.

Ao lado do prefeito e da direção da empresa, Elza e Adelina comemoram a conquista de um sonho de uma vida inteira

A solenidade foi marcada pela emoção de quem, finalmente, realizou o sonho da casa própria, após tanto sacrifício. Entre as centenas de famílias felizes está a da cozinheira Adelina Moraes Carvalho, de 53 anos, que teve o primeiro contrato assinado pelo prefeito Nogueira. “É uma emoção gigante, é o sonho da minha vida. Sempre quis ter a minha casa. Esperava pela oportunidade certa e ela chegou. Vou morar no imóvel com a minha mãe, que tem 72 anos e sempre pagou aluguel, e um sobrinho. Agora, investiremos em nossa casa. Tenho muitos planos”, comemorou.
 

Bairro planejado

No local do evento de assinatura também foram erguidas duas casas-modelo do Vida Nova Ribeirão: uma decorada e a outra, tal qual será entregue ao comprador. São unidades de 46,70 m² de área construída, térreas, não geminadas, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço coberta. O terreno padrão é de 160 m². 

Seguindo o conceito arquitetônico de ventilação cruzada e iluminação natural, a casa terá piso cerâmico, laje e telhas de concreto. Atenderá à norma de acessibilidade 9050, da ABNT. O preço do imóvel é R$ 119.990,00, com possibilidade de parcelamento em até 360 meses, pela Caixa, usando FGTS e subsídio do programa Minha Casa Minha Vida.

Para Eduardo Almeida, é muito importante que a Construtora Pacaembu tenha canais de comunicação com a comunidade

O Vida Nova Ribeirão ainda contará com 627 lotes para comércio e serviços e 134 lotes industriais. “O bairro foi planejado para que tenha uma grande infraestrutura capaz de atender à população, afinal, quase 30 mil pessoas deverão morar ali. Equivale a uma cidade de pequeno porte. A Pacaembu não entrega apenas casas, mas também qualidade de vida”, afirma Eduardo Almeida, presidente do Grupo Pacaembu.



Implantado em uma área total de 2.830.297 m², sendo 326.479 m² em áreas verdes, o Vida Nova Ribeirão será entregue com Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Educação Infantil (CEI), Escola de Ensino Fundamental (EMEF), Centro de Assistência Social (CRAS), parque linear, praças, playground, campos de areia, quadras poliesportivas, academia ao ar livre, 3,9 km de ciclovias e mais de 11 km de pista de caminhada. O bairro planejado estará conectado ao emissário do Daerp e será atendido pelo sistema de transporte coletivo. O principal acesso será pelo Km 322,5 do Anel Viário-Contorno Norte.


Empregos gerados

O Grupo Pacaembu investirá R$ 800 milhões na construção do empreendimento, gerando dois mil empregos diretos e cerca de seis mil indiretos.
Para tanto, firmou parceria com o escritório regional da Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho (SERT). O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), irá divulgar, captar e encaminhar candidatos às vagas nas obras do Residencial Vida Nova Ribeirão, conforme o perfil de cada função oferecida. O Grupo Pacaembu atua há mais de 20 anos na construção de empreendimentos residenciais de interesse social, contemplados no programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Já são mais de 45 mil unidades habitacionais comercializadas em todo o Estado de São Paulo.
 

Horário especial

A mais recente ação do Vida Nova Ribeirão foi no 13º Feirão Caixa da Casa Própria, realizado nos dias 27 e 28 de maio, no Novo Shopping. A Pacaembu marcou presença com um amplo estande de vendas. Apenas nesses dois dias do Feirão, mais de três mil pessoas visitaram as casas-modelo do empreendimento. Já neste final de semana, dias 3 e 4 de junho, a Pacaembu terá horário especial de atendimento, das 9h às 17h, no P.A. da Rua São Sebastião, 462, no centro de Ribeirão Preto. As casas-modelo estarão abertas para visitação até 5 de junho, das 9h às 17h, inclusive sábado e domingo. Visite www.pacaembu.com ou ligue 0800 777 3236, e saiba mais. Siga também os perfis da Pacaembu nas redes sociais.

Compartilhar: