Centro de Trauma

Centro de Trauma

Unidade que será inaugurada pelo Hospital São Lucas no dia 1º de agosto terá equipe multidisciplinar com especialistas em todas as áreas médicas

Primeiro Centro de Trauma privado do interior do Brasil, instalado no Hospital São Lucas, conta com especialistas em todas as áreas médicas. Com inauguração prevista para 1º de agosto, a unidade oferecerá atendimento qualificado e estruturado para casos de trauma. De acordo com os ortopedistas Leandro Calil de Lázari e Marcelo Tadashi Nishimura, a traumatologia ortopédica é a especialidade responsável pelo atendimento de grande parte dos pacientes, desde casos simples até politraumatizados. 

O serviço terá especialistas em traumatologia dos membros inferiores e superiores, coluna, ortopedia pediátrica e tumor. “O objetivo do grupo será atender da forma mais qualificada possível, dando maior segurança ao paciente e à equipe hospitalar”, reforça Leandro.

O cirurgião vascular Maurício Cicillini observa que a frequência de pacientes politraumatizados com sangramentos em veias e artérias é muito grande, por isso, a presença de um especialista na equipe. “Este tipo de lesão tem grande potencial de mortalidade”, aponta Maurício. Nelson Uzun Junior,  cirurgião bucomaxilofacial, ressalta que o Centro de Trauma também abrirá novas possibilidades de atendimento a pessoas que precisam passar por cirurgia reparadora.

A equipe de neurologia 24 horas do São Lucas também apoiará o Serviço de Trauma. O especialista estará presente para avaliação, caso o médico responsável pelo atendimento suspeite de comprometimento neurológico. “Se confirmada a lesão e a necessidade de internação para observação ou para intervenção neurocirúrgica, o paciente ficará sob os cuidados do neurocirurgião”, explica a neurologista Soraia Ramos Cabette Fabio.

De acordo com o neurocirurgião Ricardo de Oliveira, o Centro de Trauma foi planejado para facilitar a vida dos profissionais de saúde e garantir a sobrevivência do paciente. A estrutura do pronto-socorro envolverá toda a equipe médica e de enfermagem, que, além de garantir uma resposta rápida ao resgate, e? a primeira a ter contato com o paciente. “Após avaliação inicial, se constatado um neurotrauma, a equipe de neurocirurgia será acionada e decidirá quais as condutas mais apropriadas”, antecipa Ricardo.

Outro setor importante no tratamento aos politraumatizados é a radiologia intervencionista. Guilherme Nakiri e Lucas Moretti destacam que essa equipe será responsável pelas terapias não invasivas, em especial, em traumas de baço e de fígado, que estão entre os órgãos internos mais comprometidos em casos de trauma. “Estamos preparados para realizar procedimentos minimamente invasivos, guiados por imagem”, observam.

Equipe de apoio ao trauma?

Soraia Ramos Cabette Fabio (CRM: 60.526): neurologista com ênfase em neurologia pediátrica, é médica assistente em neurologia do Hospital das Clínicas (HC), membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e coordenadora da equipe de neurologia clínica do São Lucas.

Soraia Ramos Cabette Fabio

Marcelo Tadashi Nishimura (CRM 65483) – Ortopedista especializado em cirurgias do ombro, cotovelo, mão e microcirurgia (cirurgia reconstrutiva) é membro titular da Sociedade de Cirurgia da Mão e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Marcelo Tadashi Nishimura

Leandro Calil de Lazari (CRM: 91.968): especializado em cirurgia do joelho e do quadril, é chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Sertãozinho e coordena o serviço de ortopedia dos Hospitais São Lucas e Ribeirânia.

Leandro Calil de Lazari

Guilherme Seizem Nakiri (CRM: 116.819): especialista em radiologia e diagnóstico por imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e pela Associação Médica Brasileira. Também é assistente do serviço de neurorradiologia terapêutica e radiologia intervencionista do HC.

Guilherme Seizem Nakiri

Lucas Moretti Monsignore (CRM: 121.017): o médico é especialista em neurorradiologia terapêutica, radiologia intervencionista, angiorradiografia e diagnóstico por imagem pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular.

Lucas Moretti Monsignore

Mauricio Cicillini (CRM: 86.093): com 21 anos de experiência em angiologia, é especializado em cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e endovascular pela Santa Casa de São Paulo.

Mauricio Cicillini

Nelson Uzun Junior (CRM: 81.848): cirurgião bucomaxilofacial, é responsável pelo serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial da Santa Casa e do Hospital São Joaquim, de Franca. É docente da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Nelson Uzun Junior

Ricardo Santos de Oliveira (CRM 81.527): o neurocirurgião pediátrico é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia; docente na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP; presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica e responsável técnico pelo Centro Integrado de Neurocirurgia.

Ricardo Santos de Oliveira

Hospital São Lucas
Rua Bernardino de Campos, 1426 - Ribeirão Preto-SP
Tel.: (16) 4009.0020
www.gruposaolucas.com.br
www.facebook.com/SaoLucasRibeirao 
@SaoLucasRibeirao

Fotos: Douglas Intrabartolo

Compartilhar: