Escrita a muitas mãos

Escrita a muitas mãos

Ao lado da equipe, a jornalista e empresária Ana Cândida Tofeti de Oliveira resgata a trajetória da Outras Palavras Comunicação Empresarial, que completa 20 anos de história

Ana Cândida comanda a empresa sozinha desde 2014Não é preciso ser um grande economista para perceber que o cenário corporativo brasileiro é bastante desafiador. Um rápido olhar para os dados dos principais órgãos de pesquisa nacionais são suficientes para comprovar que manter um negócio vivo através dos anos é uma tarefa árdua, encarada por uma parcela reduzida de empresários. Este é o caso da jornalista Ana Cândida Tofeti de Oliveira, que dá continuidade à história da Outras Palavras Comunicação Corporativa com extrema dedicação, sem perder de vista a essência do jornalismo.

A empresa nasceu em 1997, por iniciativa de Mariângela e Galeno Amorim, que também conduziam a editora Palavra Mágica e entenderam que poderiam expandir para outros clientes o atendimento até então dedicado aos lançamentos da própria empresa. Desde então, foram muitos os profissionais e os clientes que contribuíram, seja como colaborador ou como sócio, para sua consolidação no universo, ainda insipiente, da comunicação empresarial. 

Quando a Outras foi criada, Ana Cândida já havia concluído a graduação em jornalismo na Fundação Cásper Líbero, em São Paulo, referência para quem almeja seguir carreira na comunicação. Daquele período, a jornalista guarda na memória a convivência diária com colegas e professores extremamente respeitados dentro da profissão. 
Da temporada paulistana, Ana traz na bagagem, também, a experiência no jornal Primeira Mão e a permanência por quatro anos no Diário Popular, onde iniciou a carreira como rádio-escuta e seguiu até se tornar editora do caderno Internacional. “O Diário Popular foi uma grande escola. Ali, tive excelentes editores, como Jorge Miranda Jordão e Josemar Gimenez, a quem sou extremamente grata”, reforça a jornalista.

Apesar da carreira promissora em São Paulo, era no interior que Ana Cândida pretendia consolidar seus planos. De casamento marcado, aceitou o convite da Folha de S. Paulo para acompanhar as eleições de 1996 em Ribeirão Preto, mas não permaneceu na equipe por muito tempo. No mesmo ano, passou a integrar o time da Revide, seu último endereço de trabalho antes de passar a frequentar, em 2000, a charmosa vila localizada na rua Américo Brasiliense. “A Outras já funcionou em duas ou três casas diferentes dentro da vila, mas não imagino a empresa em outro endereço. Aqui está parte da nossa identidade”, afirma Ana Cândida.

Gislene chegou a Outras Palavras aos 15 anosA partir daquele ano, passou a colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a pós-graduação em Comunicação Empresarial, que cursou também na Cásper Líbero entre 1995 e 1996. Conviveu com muitos colegas especiais dentro da Outras, de onde se tornou sócia em 2005. “Entre meus primeiros clientes estão o escritor Menalton Braff e o Hospital Materno-infantil Sinhá Junqueira, que segue comigo até hoje”, lembra Ana. 

A Outras, como é mais conhecida, presta serviços de assessoria de imprensa, comunicação corporativa, produção de publicações e clippings, media training e gerenciamento de crises. Entre os principais clientes da empresa estão, além do já mencionado o Hospital Materno-infantil Sinhá Junqueira, a Casa de Bolos, a GasBrasiliano, a Fundação Sinhá Junqueira, o Villa Beef, a Vinícola Marquese Di Ivrea, a Maxclin, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e a Difusora FM. A empresa ainda presta, voluntariamente, atendimento a instituições e entidades sociais, como o Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto e as APAEs de Ribeirão Preto e de Batatais.

Desde 2015, a jornalista comanda a empresa de comunicação corporativa sozinha, tendo ao seu lado os jornalistas Beatriz Camargo, Lucas Lourenço e Bettina Pedroso, e a publicitária Gislene Oliveira Bravo, que também é responsável pelo departamento administrativo. “Cheguei à Outras no ano de sua fundação, aos 15 anos, e nunca mais saí. Foi aqui que vivi grandes alegrias e desafios, como o nascimento do meu filho e o enfrentamento de um câncer de mama”, revela Gislene. Segundo ela, o apoio da equipe durante o ano passado, quando passou por tratamento, foi fundamental para a superação do seu problema de saúde.

Lição de ética

Matheus: “na Outras, clientes e colaboradores são igualmente valorizados”De acordo com o jornalista Matheus Farizatto, a passagem pela Outras Palavras, onde trabalhou em 2010 e 2011, foi fundamental para seu aprendizado. “Cheguei à Outras no último ano de faculdade e já bastante seguro de que me dedicaria à comunicação empresarial. Ali, aprendi que a postura ética é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho sério nesta área”, relata Matheus, que hoje atua na comunicação da Ourofino. 

De acordo com o jornalista, sentir-se 100% respaldado pela empresa no trato com o cliente foi fundamental para que pudesse desenvolver bons trabalhos no período em que fez parte da equipe. “Posso dizer que, na Outras, clientes e colaboradores são igualmente valorizados, e isso faz toda diferença na criação de um ambiente de trabalho adequado. Assim, fica mais fácil estabelecer uma relação de parceria, inclusive com a imprensa, o que torna a comunicação corporativa mais eficaz”, garante Matheus.

Aniversário

Para marcar as duas décadas de história, celebradas no dia 1º de abril, a Outras Palavras repaginou sua marca. Valorizando a objetividade que caracteriza o trabalho da equipe, a nova logomarca ressalta a data comemorativa sem deixar de valorizar as origens da empresa. Para o segundo semestre, um evento comemorativo deve reunir clientes e colaboradores atuais e de outros períodos. “Ainda estamos formatando nossa comemoração, mas provavelmente ela acontecerá na sede da Outras e terá caráter cultural”, adianta Ana Cândida.

Outras Palavras
Rua Américo Brasiliense, 1205, casa 1
Tel.: (16) 3610.2554
www.outras.com.br

Compartilhar: