Para viver mais e melhor

Para viver mais e melhor

Revide lança a Ancienne, revista direcionada ao público 60+, com reportagens sobre qualidade de vida, bem-estar, lazer e saúde

Foi-se o tempo em que uma senhora de cabelos brancos sentada na cadeira de balanço era a representação ideal da terceira idade. Os tempos mudaram — e as estatísticas também: no Brasil, a expectativa de vida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 76 anos. Em 2000, era de 70. Em Ribeirão Preto, estima-se que, em 2050, um terço da população seja composto por pessoas com mais de 60 anos. 

Segundo dados do Target Group Index, 82% das pessoas com mais de 60 anos possuem celular para uso pessoal e, entre os internautas, 63% acessaram as redes sociais no período de um mês. O levantamento também indica que 52% do público entrevistado, com idades entre 60 e 75 anos das cidades de Brasília, Campinas e Curitiba, realizaram compras pessoas nos últimos 12 meses, com ticket médio de R$ 431. Ou seja: não apenas se vive mais, como se vive melhor e com mais possibilidade de interferir na economia, aquecendo o mercado.

Atualmente, em Ribeirão Preto, dos cerca de 694 mil habitantes da cidade, 106 mil têm mais de 60 anos, o que representa cerca de 15% do total de moradores. São milhares de homens e mulheres que seguem ativos e transformam o conceito de envelhecimento.

Pensando nessa crescente e ativa parcela da população, a Revide lança, em julho, a Ancienne, revista voltada ao público 60+ da cidade. O objetivo é reunir um conteúdo que abranja saúde, lazer, bem-estar, qualidade de vida e informação relevante, provando que há inúmeras formas de conviver com o envelhecimento de maneira saudável.
Murilo Pinheiro destaca o ineditismo da Ancienne, que reúne assuntos voltados a um público direcionado
Murilo Pinheiro, diretor da Revide, destaca o ineditismo da Ancienne, que reúne assuntos voltados a um público direcionado. “Percebemos essa mudança demográfica, em que há a inversão na população: passaremos a ter mais idosos, enquanto o número de crianças e adolescentes deve permanecer com uma taxa de crescimento inferior. Isso nos mostra que há a possibilidade de oferecer conteúdo de qualidade a um público específico, que não possui, na região, uma revista exclusiva”, afirma.

Produção
A revista Ancienne foi produzida a partir da estrutura da Revide, com a elaboração das reportagens de responsabilidade dos jornalistas Silvia Pereira e Régis Martins. Ambos possuem experiência no mercado da comunicação de Ribeirão Preto, tendo atuado em importantes veículos da região. 
Jornalista Silvia Pereira afirma que experiência de produção da revista tem sido enriquecedora
Silvia destaca a relevância do projeto. Para ela, a produção tem sido enriquecedora. "Achei o projeto genial, porque vem atender a um público alvo — entre o qual me incluo — que sente muita falta de um produto editorial com algumas características que estão se perdendo com a revolução digital: conteúdo aprofundado, texto e apresentação bem cuidados, especificidade e o papel! Produzir a primeira edição está sendo, pessoalmente, muito enriquecedor, mas principalmente gratificante pela receptividade entusiasmada das fontes. As reações, sempre muito positivas, têm em comum um sentimento que pode ser resumido numa frase que eu mesma disse quando soube do projeto: 'por que ninguém pensou nisso antes? Prova de que existe um nicho precisando de atenção do mercado’”, afirma.
Régis Martins, jornalista, destaca que iniciativa é inovadora
Segundo Régis Martins, a iniciativa da Revide Ancienne é inovadora. “Acho que investir em um projeto dirigido a um público mais velho é algo muito importante num país que não se preocupa com seu passado e com seu futuro. O Brasil ainda não se deu conta que está envelhecendo e parece não estar preparado para isso. Publicações como a Ancienne representam um passo à frente num mercado cada vez mais pulverizado e pantanoso: a imprensa escrita. Atender esse público tão específico, e ao mesmo tempo tão amplo, é vislumbrar um universo de possibilidades e demandas reais e necessárias”, destaca. 

Novo formato
Uma das características da Ancienne é que a revista será comercializada no formato de assinaturas, direcionada a um público que poderá contar com uma leitura mensal que atenda a seus anseios. Além disso, não haverá versão digital para a revista: todo o conteúdo estará disponibilizado apenas no formato impresso. 
“Nesse novo modelo, investiremos nas assinaturas. Assim, teremos a possibilidade de produzir e encaminhar um conteúdo direcionado”, diz Isabel de Farias
A diretora comercial da Revide, Isabel de Farias, ressalta que a revista Ancienne resulta de um processo de pesquisa aprofundado sobre o público de Ribeirão Preto. “Nesse novo modelo, investiremos nas assinaturas. Assim, teremos a possibilidade de produzir e encaminhar um conteúdo direcionado a quem, de fato, está interessado nos temas abordados e que terá prazer em comprar ou assinar a revista. Nosso interesse é proporcionar informações que possam ser úteis e que contribuam com o bem-estar de quem está na terceira idade. Até porque, hoje, temos uma vida ativa muito mais longa”, diz.
Sérgio Garrido e Leonardo Junqueira organizaram a produção da campanha da Ancienne


A Ancienne, que terá edições mensais, pode ser adquirida por meio de assinaturas, pelo telefone (16) 3602.5200. Inicialmente, a distribuição será realizada apenas em Ribeirão Preto. A revista também poderá ser encontrada nas bancas. 

OS 60+ em Ribeirão Preto
População de 60 a 64 anos > 33.733
População de 65 a 69 anos > 26.592
População de 70 a 74 anos > 19.351
População de 75 ou mais > 26.649

Total da população > 106.325



Senhores do próprio tempo
Toda a campanha de divulgação da Revide Ancienne foi criada pela agência NW3, de Ribeirão Preto. “Para quem vive o melhor do seu tempo” é o mote das peças que já podem ser visualizadas em diversos pontos da cidade, em outdoors, e nas páginas desta edição da Revide. Sob o comando de Maria Claudia Gottardi e José Breda Ferreira, a equipe de criação é encabeçada por Sérgio Garrido, com produção de Leonardo Junqueira. Além disso, a campanha também estará em vídeo, produzido pela Ilha Crossmídia, que em breve será divulgado nos cinemas, emissoras de TV e nas redes sociais da Revide. 

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