Pioneirismo em cirurgia robótica

Pioneirismo em cirurgia robótica

Técnica minimamente invasiva, presente em poucos centros de saúde, tem beneficiado pacientes de diferentes especialidades no Hospital São Lucas de Ribeirão Preto

Mais uma vez mostrando uma postura de vanguarda na prestação de serviços médicos, em 2019, o Grupo São Lucas propiciou um importante avanço para o setor da saúde em Ribeirão Preto e região ao adquirir o robô DaVinci. Primeiro hospital particular do Estado de São Paulo a deter esta tecnologia – uma das mais modernas da atualidade e, ainda hoje, presente em poucos centros do país – o São Lucas iniciou os protocolos de cirurgia robótica em junho do no passado, na área de Urologia. Dois pacientes com câncer de próstata passaram pelo procedimento, que envolveu 13 profissionais, entre médicos, enfermeiros e equipe de apoio. E tiveram alta no dia seguinte. “Por ser minimamente invasiva, a cirurgia robótica, comparada ao método tradicional, traz inúmeros benefícios aos pacientes, como redução de dor e de sangramento e diminuição dos riscos de transfusão e de infecção, além de demandar um tempo menor de internação”, revela o presidente do Grupo, Dr. Pedro Palocci. Nos quadros urológicos, especificamente, a técnica minimiza a chance de o paciente ficar com algum tipo de sequela, como incontinência urinária e impotência sexual.
 

O equipamento também potencializa a performance do cirurgião ao garantir total ergonomia, melhor visualização da anatomia dos vasos e das estruturas graças à imagens Full HD em 3D, maior estabilidade, firmeza, precisão e amplitude de movimentos com as pinças mecânicas, manuseadas a partir de uma mesa de controle (console), chegando a 360° de rotação. “Juntamente com a aquisição do robô, investimos em adequações na sala cirúrgica, em monitores de alta definição, em materiais de esterilização e de desinfecção e em estativas. Acima de tudo, investimos na capacitação dos profissionais que estão à frente desse serviço”, enfatiza Dr. Pedro.
 

Em etapas, o Da Vinci foi sendo inserido em outras especialidades, incluindo a Gastroenterologia e a Ginecologia. No dia 16 de dezembro, o São Lucas expandiu ainda mais esse leque ao realizar a primeira cirurgia de câncer de pulmão robótica (Lobectomia Pulmonar Robótica) do interior do Estado, em um paciente de 70 anos. O pioneirismo foi mantido na área de Pediatria. A paciente, uma menina de quatro anos, apresentava dilatação do rim identificada desde o acompanhamento pré-natal (Hidronefrose Antenatal), que veio se intensificando após o nascimento, levando a piora da função renal devido a obstrução. A criança foi submetida ao procedimento de reconstrução da área obstrutiva com o auxílio do robô DaVinci e teve alta 24 horas após a intervenção.
 

Sete meses depois da implantação, a instituição conduziu a 100ª cirurgia robótica na cidade. Até o momento foram mais de 160 procedimentos, que continuam sendo feitos, independente da pandemia da Covid-19. “O cuidado com a saúde não pode esperar a situação ser normalizada. Por isso, montamos uma estratégia para manter esse serviço ativo, em um ambiente hospitalar preservado da contaminação do novo coronavírus e com toda a segurança necessária para proteger, tanto os pacientes, quanto a equipe”, finaliza.

 

Principais benefícios da cirurgia robótica:

• Menos invasiva, com cortes menores

• Mais segurança e precisão nas cirurgias em locais de difícil acesso, como nas regiões da pelve, próstata,

diafragma e saída do esôfago

• Maior eficiência na preservação das estruturas nobres, como as enervações, as musculaturas e os esfíncteres

• Melhor ergonomia, pois o cirurgião fica sentado em uma posição confortável, o que ajuda nas cirurgias longas

• Menos complicações no pós-operatório, com redução de sangramentos, de dores e de risco de infecção

• Recuperação mais rápida do paciente, com menor

tempo de internação

 

Hospital São Lucas de Ribeirão Preto

Rua Bernardino de Campos, 1426

Tel.: (16) 4009.0020

www.gruposaolucas.com.br

Compartilhar: