Tempo de mudanças

Tempo de mudanças

Com décadas dedicadas ao Direito, o promotor de justiça José Roberto Marques conquistou a aposentadoria e inicia nova fase como advogado

Após 19 anos atuando na Promotoria de Justiça de Ribeirão Preto, José Roberto Marques se aposentou, em março deste ano, e começou a advogar em seu escritório, inaugurado, recentemente, em Ribeirão Preto. Para o especialista, a aposentadoria é o início de uma nova fase em sua trajetória profissional. 

Com a inauguração do escritório de advocacia, José Roberto inicia uma nova fase em sua carreiraNatural de Ibitinga, José Roberto se formou em Bauru, em 1981. Iniciou a carreira em Cartório de Registro Civil, trabalhando durante 10 anos no Banco do Brasil. Exerceu suas funções junto ao Ministério Público por 29 anos, como promotor de justiça titular em Regente Feijó, Borborema e Matão. Em Ribeirão Preto, construiu uma trajetória de sucesso. “Entre os casos de maior projeção em que trabalhei na comarca está a morte do menino Pedrinho, em 2008. Esse fato esteve durante muito tempo em diversas mídias brasileiras”, lembra.

Mestre e doutor em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), José Roberto lançou três livros sobre o tema: “Meio Ambiente Urbano”, “Lições preliminares de Direito Ambiental” e “O desenvolvimento sustentável e sua interpretação jurídica”, além de uma obra sobre o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O advogado possui, ainda, participação em diversos capítulos de livros e escreveu artigos sobre Direito Ambiental, Penal, Processo Penal e Civil, com publicação, inclusive, no exterior.

Dedica-se à área acadêmica como professor titular na Universidade Paulista (UNIP) e leciona no curso de especialização de Direito Ambiental da PUC, em São Paulo. Também é titular da cadeira de Direito Ambiental da Faculdade de Direito Municipal de Franca. É conciliador voluntário do Juizado Especial Civil de Ribeirão Preto há quatro anos, atividade sem remuneração que dá a ele muito prazer. “É uma forma de auxiliar o Judiciário e a comunidade na solução de problemas de pequena escala, mas que merecem toda a atenção”, afirma.

Tendo a família como prioridade, José Roberto e a esposa, Maria Luiza, também formada em Direito e Advogada, são exemplos de pais e profissionais para as duas filhas. “Nossas filhas optaram por seguir nossos passos. Maria Tereza é formada em Direito e trabalha como analista do Ministério Público e Maria Isabel concluirá, no final do ano, a graduação em Direito e faz estágio na Promotoria de Justiça. Depois de inscrita na OAB, trabalhará comigo”, comenta, orgulhoso, o advogado.

Além da paixão pelo Direito, a família Marques tem grande fascínio por viagens. Entre os destinos favoritos estão Santiago e Pucón, no Chile, e a Espanha. O advogado ainda coleciona selos há mais de 40 anos e tem imensa admiração por Santos Dumont, a quem dedica tempo de pesquisa e de leitura. 

Compartilhar: