Bola fora
Buraco foi aberto após o rompimento de uma galeria pluvial

Bola fora

Cratera surgiu em meio a um campo de futebol da região leste de Ribeirão Preto e problema preocupa moradores

As chuvas intensas de Ribeirão Preto provocaram estragos no domingo, 10 de março. Em um campo de futebol localizado ao lado da Rua Lourenço Copedê, no término do bairro Jardim Castelo Branco, na região leste da cidade, uma cratera foi aberta após o rompimento de um encanamento de água e esgoto. O buraco preocupa moradores da região, pois o campo é frequentado por pessoas de todas as idades. 
“A cada chuva e vento fortes, o problema aumenta”, diz Marcelo
O autônomo Marcelo Rodrigues da Costa Vieira, de 35 anos, confirma o aparecimento da rachadura durante as chuvas. Nascido no bairro, ele acredita faltar cuidado com a área. “Um cano estourou e o buraco abriu. Por sorte, ninguém ficou ferido, mas como ainda não foi realizada a manutenção, a cada chuva e vento fortes o problema aumenta. Fica perigoso para qualquer pessoa que passe por lá”, diz. 

Os moradores do bairro culpam a prefeitura pelo descaso, mas não descartam o descuido da população, já que o campo se transformou em área de despejo de lixo. O aposentado Luís Cláudio da Silva, de 65 anos, diz que falta zelo com o espaço. “Eu ajudo no restauro de toda área verde desta região, mas constantemente as pessoas invadem o local e despejam lixo ou ateiam fogo na grama. Tem pessoas que já utilizaram o lugar como pasto. Está impossível que as crianças brinquem”, afirma.
Maria lamenta a situação do campo no bairro Jardim Castelo Branco
A aposentada Maria Severiano de Almeira, de 77 anos, ficou surpresa com a gravidade do problema. “Vejo muitas crianças no campo aos sábados e domingos. Durante a semana é mais tranquilo, mas aos fins de semana o movimento é grande. É uma situação triste, pois meus netos e filhos brincaram naquele local. Por conta desse abandono, as pessoas têm sido prejudicadas”, reclama. 

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que o campo foi roçado pela Coordenadoria de Limpeza Urbana duas semanas antes do questionamento. Quanto ao buraco, a Secretaria Municipal da Infraestrutura comunicou que foi um rompimento da galeria pluvial e que providencia o reparo. Já em relação aos alambrados, a Secretaria Municipal de Esportes acionou uma equipe para ir ao local para avaliar as condições ideais para recuperação. Até o fechamento desta edição, contudo, ainda não havia solução para os problemas. 

Texto e fotos: Pedro Gomes.

Compartilhar: