Bastidores da Política | 13.02.2020

Bastidores da Política | 13.02.2020

As principais informações da política em Ribeirão Preto

Perguntar não ofende
O vereador Marinho Sampaio (MDB) encaminhou um requerimento à Prefeitura questionando por que foram designados agentes e viaturas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para o atendimento do acidente envolvendo o carro particular do prefeito Duarte Nogueira (PSDB). O veículo estava com Antônio Duarte Nogueira Neto, filho do prefeito. Após a colisão, Nogueira Neto abandonou o automóvel. Pouco tempo depois, assessores da Prefeitura e GCMs chegaram ao local e ficaram ao lado do carro até que ele fosse retirado.

Dois pesos
Após decisão da Justiça, a Prefeitura de Ribeirão Preto anulou o resultado da licitação para a construção de um viaduto na Avenida Brasil. Segundo o Tribunal, a vencedora, a Autem Engenharia, integra o grupo Leão Engenharia, que está em processo de recuperação judicial. Por isso, estariam em desacordo com o que é exigido na lei de licitações. Com a decisão, o processo retornou para a fase de análise da habilitação das empresas interessadas.

Duas medidas


A Autem possui outros contratos com a Prefeitura de Ribeirão Preto, como o recapeamento asfáltico e o reparo das rachaduras no canal do córrego Retiro Saudoso. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Obras descartou qualquer possibilidade de anulação de outros contratos. “A suspensão dos demais contratos não está sendo analisada e tampouco considerada”, declarou a pasta.

Aditivo 1


Novas obras na UPA do Sumarezinho geraram debate na Câmara dos Vereadores. A Prefeitura contratou uma empresa para realizar adequações no prédio pelo valor de R$ 2,2 milhões. São problemas que vão desde uma rampa de acessibilidade mal projetada à rede elétrica. “É um pouco tarde para um governo que assumiu em 2017 falar em adequações agora. Como não viu isso antes?”, criticou Alessandro Maraca.

Aditivo 2


Apesar das críticas, a verba estava acertada desde dezembro de 2018. Na ocasião, foi aprovado um projeto de lei da Prefeitura que autorizava o município a solicitar R$ 70 milhões por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) da Caixa Econômica Federal. No texto, já eram previstos os reparos na UPA do Sumarezinho, além da UPA Norte.

“São itens que poderiam ter sido vistos antes. No meu entendimento, a UPA do Sumarezinho entrou na agenda política do governo” declarou o vereador Lincoln Fernandes (PDT) sobre as novas obras na UPA Oeste.

Compartilhar: