Foi dada a largada

Foi dada a largada

Disputa pelo cargo de prefeito de Ribeirão Preto já tem 11 candidatos confirmados. Prazo para realização de convenções terminou em 16 de setembro

Texto: Paulo Apolinário


A disputa pelo cargo de prefeito de Ribeirão Preto já tem 11 nomes confirmados para as eleições municipais de 2020. Até o momento, a movimentação nos bastidores é intensa. Nomes conhecidos, como Ricardo Silva (PSB), Lincoln Fernandes (PDT) e João Gandini (MDB) desistiram da candidatura. Além disso, o PSL, partido que terá o maior tempo de rádio e TV na campanha, enfrenta uma disputa interna pelo poder. As legendas têm até o dia 26 de setembro para apresentar o registro dos candidatos à Justiça Eleitoral. Conheça os candidatos já confirmados.

Antônio Alberto Machado (PT)

O candidato pelo Partido dos Trabalhadores é advogado, ex-promotor de Justiça e professor universitário. Filiado ao PT desde 2017, enfrentará sua primeira eleição partidária, ao lado da vice Elsa de Paula Rossi, professora municipal e ex-secretária da Educação.

Cris Bezerra (MDB)

Cristiane Framartino Bezerra é professora de história, escritora, já atuou na Secretaria Municipal de Cultura e foi chefe de assessoria parlamentar na Câmara Municipal. A professora substitui o ex-juiz João Gandini, que desistiu da candidatura. A chapa ainda terá como vice o Capitão Del Vecchio, do PSL. A chapa conta ainda com o Partido Verde (PV).

Duarte Nogueira (PSDB)

O atual prefeito de Ribeirão Preto já confirmou que concorrerá à reeleição. Essa será a quinta eleição municipal que Nogueira disputa. Ele já participou de pleitos em 1992, 2000, 2012 e 2016. Para a disputa do cargo majoritário, o partido fechou coligação com o PP, DEM, PTB, PL, PSC e Republicanos na chapa "Reconstruindo Ribeirão". E foi do PP que saiu o candidato ao cargo de vice-prefeito. O escolhido foi o advogado Daniel Marques Gobbi.

Emilson Roveri (Rede)

O engenheiro Emilson Roveri será o candidato à Prefeitura pelo Rede Sustentabilidade. Roveri já disputou o cargo em 2012, ficando na quinta posição, com 5 mil votos válidos. A chapa "Ribeirão Moderna, Mais Alegre e Menos Desigual" ainda conta com o advogado Luiz Henrique Mariano, também do Rede, como vice. A chapa também não fez coligação com outras legendas.

Fernando Chiarelli (Patriota)

O partido Patriota indicou o ex-deputado Fernando Chiarelli para disputar o cargo. Chiarelli já foi vereador em Ribeirão Preto entre 1993 e 1995, além de ocupar o cargo de deputado federal entre 2009 e 2011. Chiarelli já tentou a vaga de prefeito em duas ocasiões, em 2004 e 2012, ficando na quarta posição em ambas. Como vice, Chiarelli terá o companheiro de partido, Valter Vanzo Júnior. O candidato é sargento aposentado da Polícia Militar. A chapa recebeu o nome de "Chiarelli Mito" e não tem coligação de outros partidos. 

Rodrigo Junqueira (PSL)

O Partido Social Liberal (PSL) oficializou a candidatura do engenheiro Rodrigo Junqueira. O vice escolhido foi o Cabo Luiz Fernando Pereira Ramos, também do PSL. A chapa "Fechados com Bolsonaro" não terá coligação. A indicação de Junqueira ocorreu após uma segunda convenção partidária — a primeira indicou o vice na chapa do MDB. Com o racha na legenda, os candidatos aguardam definição da Justiça para saberem quem responderá pelo PSL nas eleições.

Gérsio Baptista (PMN)

O Partido da Mobilização Nacional (PMN) indicou o empresário Gérsio Baptista para a disputa pela Prefeitura. A chapa recebeu o nome de "Endireita Ribeirão" e ainda não possui vice definido.

Suely Vilela (PSB)

Suely Vilela é ex-secretária de Educação em Ribeirão Preto e foi a primeira mulher a se tornar reitora da Universidade de São Paulo (USP). Concorrendo pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), a candidata terá o empresário Mateus Eduardo, do Podemos, como vice. A coligação ainda conta com os partidos PSD, Solidariedade, e recebeu o nome de "Legado para servir Ribeirão".

Luís Henrique Usai (PRTB)

O nome escolhido pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) foi o do coronel da reserva da Polícia Militar Luís Henrique Usai. Essa será a primeira vez que Usai disputará um cargo no Executivo. O coronel reformado terá a professora aposentada Sueli Albanize como candidata ao cargo de vice-prefeita. Sueli foi professora da rede pública por três décadas e também integra o PRTB. A chapa "Ribeirão Próspera e Harmônica" não tem outros partidos coligados.

Vanderley Caixe (PC do B)

O advogado Vanderley Caixe Filho é o candidato do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) à Prefeitura. Ainda não foi definido o nome do vice na chapa “Uma nova Ribeirão é possível” e nem de partidos para coligação. Caixe, de 42 anos, foi coordenador da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ribeirão Preto, integrou a comissão estadual sobre o tema e a Comissão de Defesa do Consumidor.

Mauro Inácio (PSOL)

O professor de história Mauro Inácio será o candidato pelo PSOL em Ribeirão Preto. Inácio já concorreu nas eleições municipais em 2008 e 2012, ficando em quinto e sexto lugar, respectivamente. Para a vaga de vice, o PSOL escolheu a assistente social Mayra Ribeiro. A chapa recebeu o nome de “Ribeirão para a maioria” e não contará com partidos coligados. 

Compartilhar: