ATUAÇÃO ININTERRUPTA
Com 117 anos de história, a Acirp se tornou a porta voz dos empresários com o poder público

ATUAÇÃO ININTERRUPTA

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) tem sido porta-voz do empresariado local há mais de um século; durante a pandemia, foi ainda mais atuante e precisou se reinventar

Em seus 117 anos de história, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) foi peça fundamental no desenvolvimento econômico da cidade. Fundada no dia 8 de agosto de 1904, a instituição se tornou a voz do empresariado ribeirãopretano frente ao poder público, organizando a nova classe de empreendedores atraída para o nordeste paulista pelas grandes fazendas de café da região. Do início do século XX para a segunda década do século XXI, muita coisa mudou. O mundo atravessou guerras, depressões e instabilidades. Porém, a crise gerada pela pandemia do coronavírus e todas as incertezas dos últimos dois anos desencadearam o período mais difícil e importante que a Acirp enfrentou em sua história. Sem perder a essência, sustentada por raízes centenárias, a entidade se reinventou e conseguiu cumprir seu papel durante esse momento de adversidade.  

No decorrer da pandemia, a Acirp atuou em níveis municipal, estadual e federal cobrando medidas em relação a criação de linhas de crédito, postergação de impostos, flexibilizações trabalhistas, reabertura segura e consciente das atividades, entre outras pautas. “Fomos firmes na cobrança, mas também parceiros da cidade e responsáveis quanto às medidas sanitárias e à obediência civil”, frisou Dorival Balbino, presidente da Acirp. É de Balbino a afirmação que esse foi o período mais difícil, contudo, de maior aprendizagem da história da entidade. “Foram inúmeras lições que, embora distanciados fisicamente, nos deixaram mais próximos do nosso associado e de todo os empresários. Isso porque abrimos nossas portas também para não associados, pensando na sobrevivência das empresas, na garantia dos empregos e na geração de renda para a cidade como um todo”, acrescentou. 

A Acirp realizou pesquisas que ajudaram a nortear as políticas públicas para o setor e colaboraram para que os empresários tivessem melhor visão da situação e se adequassem às exigências do momento. Por conta do trabalho desenvolvido, a Associação também ficou mais digital e imergiu no ambiente on-line, abrindo caminho para quem precisava de orientação para se manter no mercado. “Abrimos um canal direto, via WhatsApp, para responder toda e qualquer questão pertinente. Foram, também, inúmeras lives esclarecedoras nas áreas de vendas digitais, legislação trabalhista, protocolos sanitários, marketing digital e gestão de pessoas, entre outros temas. A entidade já mantinha um núcleo de educação empresarial (ACI Educa), que oferecia não só os cursos e palestras, como também consultorias. Durante a pandemia, essa estrutura foi adaptada e ampliada para atender um público ainda maior, de forma on-line, e acabou servindo como modelo para muitas empresas que desejavam se comunicar em ambiente digital”, destacou Balbino.  

Retomada e futuro 
A pandemia mudou o perfil dos clientes e forçou os empresários a repensarem seus produtos e a maneira de ofertá-los. As vendas no varejo on-line cresceram 89% na Região Metropolitana de Ribeirão Preto no primeiro trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período no ano de 2020, segundo levantamento feito pela empresa NeoTrust, em parceria com o Comitê de Líderes de E-commerce (ComEcomm). Esses resultados apontam uma tendência de crescimento expressivo e contínuo, que não tem mais volta. “Sabemos que não é possível mais viver sem estar conectado e presente no universo on-line. Muitos comerciantes associados da Acirp passaram a ter o digital como principal fonte de renda. Oferecemos cursos, palestras, consultorias e todo um suporte de informação para que os empreendedores pudessem entender o funcionamento dos diferentes formatos de comércio eletrônico”, explicou Balbino. Além disso, a entidade desenvolveu um aplicativo próprio, o PromoRibeirão, um marketplace similar aos grandes mercados digitais, que funciona como porta de entrada dos comerciantes no meio on-line. 

As mudanças implicam em um novo cenário de retomada. Não haverá um retorno ao mundo pré-pandemia, mas uma nova realidade, mais conectada, digital e dinâmica. Segundo o presidente da Acirp, o momento marcou uma “ruptura de paradigmas”. Com a volta das atividades, lojistas e empresários esperam uma recuperação da economia e dos empregos. “Agora é continuar trabalhando em favor de um ambiente de negócios mais estável e seguro para que as empresas se mantenham abertas, atuantes e competitivas”, pontuou. Para isso, a Associação investe no “Conexão Acirp”, um projeto de comunicação digital baseado em informação, formação e educação empresarial. “Estruturamos um estúdio para transmissões ao vivo de palestras, bate-papos, cursos, além de uma nova plataforma para podcasts, que contará com episódios semanais em torno de assuntos relevantes ao setor produtivo”, concluiu o presidente.  

Lições da pandemia 
Para Dorival Balbino, um dos principais destaques da crise foi a resiliência e capacidade de adaptação dos empresários locais. “Tivemos a certeza de que unidos somos mais fortes. Fomos resilientes e lutamos pelo que acreditamos, pelo sustento de nossas famílias e também pelo bem-estar coletivo”, avaliou. O presidente da Acirp também destacou a maneira rápida com que os empresários migraram para o ambiente digital e se organizaram com os protocolos sanitários para seguir atendendo, seja por delivery, take-out, drive-thru ou vendas on-line. “Teria sido muito menos doloroso se os empresários estivessem preparados para a transição digital, que já vinha acontecendo. Essa é outra lição que fica para o empreendedor: estudar, se atualizar e observar tendências”, aconselhou. 

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