Premiado aos 24 anos, Prêmio, Medicina, USP

Premiado aos 24 anos

O residente em Neurocirurgia Felipe Issa Chodraui conquistou o Prêmio Prof. Dr. Áureo José Ciconelli

Aos 24 anos, o médico recém-formado Felipe Issa Chodraui conquistou o Prêmio Prof. Dr. Áureo José Ciconelli, que é oferecido anualmente ao melhor aluno de graduação na disciplina de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (FMRP-USP). A homenagem é instituída pelo Departamento de Cirurgia e Anatomia e patrocinada pelo Grupo São Lucas. A cerimônia será realizada no dia 24 de setembro, no Anfiteatro Prof. Dr. Pedreira de Freitas. Além de um prêmio em dinheiro, o aluno recebe uma homenagem e um cartão de prata, que ressalta seu excelente desempenho acadêmico na disciplina e deseja sucesso na vida profissional, através do exercício da Medicina em favor das pessoas, colaborando para tornar a vida mais digna e saudável. O médico e administrador hospitalar Dr. João Carlos Bavaresco Cristóvão, diretor do Grupo São Lucas de Ribeirão Preto, entregará o prêmio, representando o Dr. Pedro Palocci, presidente do grupo.
A conquista foi muito comemorada pelo Felipe e também por seus pais, o médico José Roberto Chodraui e a dentista Silvana Issa Chodraui. “Quando soube da premiação, eu fiquei muito emocionada, até porque havia ótimos concorrentes. É uma forma de reconhecimento por todo esforço e dedicação dele na graduação”, conta Silvana. Felipe se formou em Medicina e colou grau em novembro do ano passado. Agora, ele faz residência em Neurocirurgia pela FMRP-USP. “Desde que entrou na faculdade, ele nunca falou em outra opção a não ser a área cirúrgica. Tanto que se decidiu pela Neurocirurgia, uma área que ele ficou muito envolvido durante a graduação. Inclusive, o trabalho de iniciação científica que o Felipe fez durante a graduação foi em Neurocirurgia. Ele apresentou uma parte do trabalho em um congresso de Neurocirurgia na Inglaterra, em 2019, e um artigo desse mesmo trabalho foi publicado no fim de 2020 em uma revista de neurocirurgia internacional”, explica Silvana.

A PREMIAÇÃO
O prêmio com o nome do Prof. Dr. Áureo José Ciconelli é uma homenagem do Grupo São Lucas pois, em 1969, mesmo ano da inauguração do hospital, o Dr. Ciconelli deu um grande passo no desenvolvimento da Medicina ao realizar, junto com sua equipe, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, o primeiro transplante de rim com um doador cadáver. O médico foi um dos fundadores do São Lucas Hospital. Ele morreu em outubro de 2018, aos 88 anos, na véspera do aniversário de 50 anos de seu primeiro transplante

Compartilhar: