Saúde com qualidade e acolhimento
Electro Bonini faz atendimento de alto nível pelo SUS e preconiza cuidados humanizados

Saúde com qualidade e acolhimento

Na Unaerp, Hospital e Maternidade realizam anualmente 203 mil atendimentos pelo SUS

Desde a inauguração, em 16 de março de 2003, o Hospital Electro Bonini oferece à população um atendimento humanizado e de qualidade, de acordo com as necessidades sociais da comunidade. Hoje, 16 anos depois, o HEB ampliou seus serviços e se transformou em sólida referência no sistema público de saúde ribeirãopretano. Elogiado pelos pacientes, o Hospital também abriga a Maternidade Cidinha Bonini, que está comemorando 5 anos.
Professores, estudantes e pacientes convivem num ambiente de acolhimento e muito aprendizado
Em 2018, esse complexo de atendimento à saúde realizou no total 205.471 atendimentos, sendo 98% pelo SUS. Mantido pela Unaerp no campus Ribeirão, com acesso pela avenida Leão XIII, o alcance da extensão à comunidade é tanto que somam mais de 17 mil procedimentos mensais, entre atendimentos, cirurgias, exames e outros serviços.

Com serviços ambulatoriais em 28 especialidades médicas, além de internações em nove especialidades, o Hospital é referência no atendimento secundário do SUS para o Distrito Leste, região com 44 bairros e aproximadamente 160 mil habitantes. A parceria entre Secretaria Municipal da Saúde e a Unaerp, iniciada em 2006, teve o objetivo de consolidar o Sistema Único de Saúde municipal e descentralizar serviços, reforçando a atenção básica, secundária e a vigilância em saúde.
Partos humanizados, quartos privativos com acompanhante e profissionais especializados são referências e atrativos para as gestantes
Também classificado como hospital-dia, pois há cirurgias em que o paciente tem alta no mesmo dia, o Electro Bonini encontra-se em processo de habilitação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Centro de Parto Normal do Ministério da Saúde. 
“Hospital próprio disponibiliza atendimento primário e secundário como o MEC preconiza”, afirma Bestetti
A prática humanizada e a qualidade do atendimento do Hospital também são reforçadas pelo fato de o espaço ser um dos cenários de aprendizagem do curso de Medicina e dos programas de Residência Médica da Unaerp. “É muito bom que o nosso curso tenha um hospital próprio para que o aluno possa desenvolver seus estudos do jeito que o projeto pedagógico do curso preconiza. Isso permite o aprendizado em nível secundário de atendimento, o que é importante porque o foco do curso, como determinam as diretrizes do MEC, é formar o médico generalista com ênfase no atendimento primário e secundário”, afirma o coordenador do curso de Medicina, professor doutor Reinaldo Bestetti. 
“Os usuários contam com 28 especialidades médicas e compromisso com seu bem-estar”, diz o diretor clínico Fernando Gomes
Segundo o diretor clínico e técnico do HEB, doutor Fernando Marcos Gomes, o paciente reconhece esse cuidado devido à qualidade do corpo clínico e dos funcionários comprometidos que têm uma visão educacional, científica e humana. “Os usuários são satisfeitos com nosso atendimento porque oferecemos qualidade nos serviços e mantemos uma preocupação enorme com o bem-estar dos usuários”, explica Gomes.
A diretora Lara ressalta que os pacientes gostam do Hospital e há uma aceitação grande também das parturientes
Maternidade realiza mais de 100 partos por mês

Inaugurada em 24 de fevereiro de 2014, a Maternidade Cidinha Bonini, que funciona anexa ao hospital da Unaerp, é uma das referências em parto humanizado de baixo risco do SUS. Por mês, a Maternidade realiza mais de 100 partos, 340 consultas e 130 pronto-atendimentos. Em 2018, foram 1.214 partos pelo SUS, dos quais 58% normais e 42% cesarianas.
Quarto PPP abriga a parturiente com conforto e privacidade, antes, durante e após o parto
A infraestrutura é privilegiada e as mães têm apartamento privativo e equipado para abrigar a gestante desde a entrada na maternidade, permanecendo no mesmo quarto antes, durante e depois do parto (quarto PPP), junto com o bebê e com acompanhante.  Também há um espaço próprio para aleitamento materno. “A Maternidade surgiu de uma necessidade da população. O serviço é muito bom e temos uma aceitação muito grande das parturientes”, afirma Lara Bonini, diretora administrativa do HEB. Como também é cenário de aprendizagem dos alunos de Medicina da Unaerp, ali são adotados os melhores protocolos em andamento no país. A porta de entrada de pacientes SUS na Maternidade Cidinha Bonini é o Projeto Nascer da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. O Projeto visa o acompanhamento das gestantes no último mês da gestação que são encaminhadas a partir da 36ª semana, oriundas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

RESULTADOS

205 mil atendimentos por ano
155 mil exames
43 mil procedimentos clínicos
1.200 partos
2.200 cirurgias
2.700 internações
540 órteses e próteses.

Compartilhar: