Atividade física está na moda

Atividade física está na moda

Quando, mais do que nunca, fugir do sedentarismo é quase uma obrigação, as academias apostam na diversidade e na inovação para atrair o público

 

Que os exercícios físicos fazem bem à saúde não é nenhuma novidade. Basta acessar rapidamente a internet, especialmente as redes sociais, para conferir que, de fato, eles estão na moda. Fica difícil, no entanto, desvendar se foi a popularização dos benefícios conquistados por meio da atividade física que a tornaram cada dia mais comum ou se, ao contrário, foi a adesão das pessoas que fez acelerar a busca por mais qualidade de vida entre os mais diversos públicos.

Independentemente das razões que colocaram o sedentarismo para escanteio, o fato é que o interesse pelo universo das academias está em plena expansão. E os endereços voltados a esses interessados não param de se multiplicar. Em Ribeirão Preto, não é diferente. Além da diversidade de espaços, para todos os gostos e bolsos, a criatividade também vem sendo bastante associada ao mundo das academias. Essa característica tem triplicado as possibilidades na hora de escolher como colocar o corpo em movimento. Assim como o público mais antenado, as academias ribeirãopretanas estão em sintonia com o que há de mais inovador nos endereços fitness das maiores cidades do Brasil e do exterior.

Entre as grandes apostas do segmento neste ano está o CrossFit, que pode ser praticado em Ribeirão Preto. A modalidade surgiu em 1995, nos Estados Unidos, mas popularizou-se de vez em solo brasileiro só recentemente. De acordo com João Augusto Zanetti, educador físico que compõe a equipe da Wellness, a atividade mistura movimentos funcionais da ginástica com levantamento de peso e atletismo. “Dentro dessa linha, há diversas variações, como o CrossGym, uma derivação do CrossFit feito dentro da academia”, explica o especialista, que é técnico de triathlon, natação e ciclismo.

De acordo com João Augusto, a atividade tem atraído bastante a atenção de jovens adultos. Para acompanhar as aulas, é preciso ter um bom nível de força e coordenação motora. “Os exercícios exigem bastante consciência corporal e condicionamento cardiorrespiratório, mas não são bichos de sete cabeças”, garante. Além do elevado gasto calórico, mais resistência muscular, força, capacidade aeróbica e definição dos músculos estão entre os resultados que podem ser esperados. “Antes de qualquer outra atividade física, é necessário passar por uma avaliação médica que garanta a liberação”, reforça o educador. Para o próximo verão, a academia está preparado o CrossSwing, que intercala exercícios de alta intensidade e natação.

Outro termo que está sendo muito ouvido nas academias é o HIIT. Esta é a sigla para a expressão em inglês “High Intensity Interval Training”, cuja tradução pode ser entendida como treinos intervalados de alta intensidade. “Esta modalidade é ideal, principalmente, para quem segue treinamentos personalizados”, afirma Alex Nobasco, proprietário e professor da Formonn. Segundo o especialista, a proposta é realizar um exercício com intensidade máxima durante um curto espaço de tempo, intercalando atividades de baixa intensidade.

Na academia que comanda, Alex também destaca que os exercícios com peso ou resistidos vêm ficando mais comuns entre praticantes experientes ou iniciantes. Isto porque garantem bons resultados e segurança. “A musculação sempre foi responsável por levar muita gente às academias e continua sendo a base de qualquer atividade”, defende o educador físico, enumerando, entre as vantagens da prática, o controle do peso, o aumento da massa muscular, a perda de gordura e a melhora da condição física. “A função do professor é, justamente, colocar a criatividade para trabalhar e tornar cada movimento mais interessante para o aluno, de acordo com suas habilidades e preferências”, pontua.

Modalidades turbinadas
Na Cia Athletica, o HIIT é trabalhado em diversas modalidades desde maio deste ano. Além da musculação, a febre chegou, por exemplo, à natação e ao spinning. O segredo, segundo o educador físico Jairo Lucheta, é escolher uma atividade de baixa complexidade na execução, o que ajudará a garantir a alta intensidade do exercício. “O objetivo aqui é aumentar a demanda energética e o consumo de oxigênio pelo corpo, principalmente pós-atividade, pois sabemos que, quanto maior a intensidade, maior será o tempo que o organismo continuará gastando calorias antes de voltar ao seu estado pré-exercício, o que ficou conhecido como ‘efeito EPOC’. É por isso que as atividades HIIT podem proporcionar ao praticante resultados mais rápidos, otimizando a queima de gordura e melhorando a capacidade cardiovascular”, explica Jairo.

Já que tem curta duração, a atividade tem atraído a atenção de praticantes que não têm muito tempo para investir na academia. Mas antes de aventurar-se na missão de turbinar seu treinamento, é importante passar por uma avaliação médica, certificar-se de que não há nenhuma espécie de restrição articular ou lesão. Pessoas com qualquer limitação cardiovascular também não devem investir nesses exercícios, uma vez que a alta intensidade pode ser bastante perigosa. “Antes dos treinos, é importante garantir uma boa alimentação, preferencialmente orientada por um especialista”, recomenda o professor.

Terapia na água
Não se trata exatamente de uma novidade, mas a hidroterapia vem se popularizando entre diversos públicos. Segundo a fisioterapeuta Priscila Cação Benedini Elias, que integra a Aquário Fitness Center há sete anos, isso acontece graças aos inúmeros benefícios que a terapia na água aquecida pode proporcionar. “Esse tipo de atendimento diminui o impacto articular, reduz a dor e o espasmo muscular, aumenta a força e dá condicionamento cardiovascular. Além disso, relaxa e diminui possíveis encurtamentos do músculo, melhora a postura e o equilíbrio, garantindo mais bem-estar físico e mental e impactando diretamente na qualidade de vida do paciente”, acrescenta Priscila que, na Aquário, conta também com a fisioterapeuta Graziela Barreto.

Recomendada para crianças e adultos de todas as idades, a hidroterapia é ideal para quem precisa de um tratamento personalizado e preventivo. Pode ser uma excelente ferramenta para quem sofre com problemas ortopédicos, reumatológicos, neurológicos, pediátricos, entre outros. Mas para garantir bons resultados, é preciso certificar-se, primeiro, se há toda a estrutura necessária: piscina com diferentes profundidades, água aquecida e devidamente tratada, acessórios adequados — inclusive para entrada e saída da água — e, claro, fisioterapeutas capacitados. “A hidroterapia pode ajudar quem busca sua reabilitação em um breve espaço de tempo e, ainda, quem precisa de exercícios com menor sobrecarga”, recomenda a especialista. A Aquário também disponibiliza natação infantil e adulto, hidroginástica, academia com personal e Pilates.

Espaço Completo
Não apenas a criação de aulas diferenciadas são capazes de conquistar a preferência do público. Pioneira em Ribeirão Preto em oferecer atividade física personalizada, a Clínica Corpore criou, há cerca de três anos, a Sala Cardio, espaço que serve como um incentivo a mais para que os frequentadores do lugar invistam em sua qualidade de vida. “Com a Sala Cardio, o professor pode prescrever treinos complementares, proporcionando mais liberdade ao aluno na busca por seus objetivos. O lugar também recebe alas em grupo, sempre enxutos, que além dos benefícios para a saúde, contribuem para a socialização entre os frequentadores da Clínica”, afirma Adriano Pelegrino, diretor da Corpore Ribeirão Preto. Sem deixar de lado o foco na individualização do atendimento, o espaço também recebe aulas de duathlon, jump, ballet fitness, corrida, bike, abdominal e alongamento.

Ideal para os pequenos
Pensando na comodidade dos frequentadores, a Acahdre prioriza o atendimento personalizado, acompanhado por um “fitness coach”. “Independente da modalidade, o treinamento individualizado pode encurtar o caminho rumo aos objetivos do praticante da atividade física e também ajuda a diminuir os riscos de lesão, por exemplo”, defende Tom Osório, gerente da academia. A receita também é seguida no caso dos pequenos. “A atividade física personalizada para crianças e adolescentes garante mais respeito às capacidades individuais, especialmente em casos de obesidade, que vêm crescendo entre esse público”, alerta Tom. Na Acahdre, as aulas para essa faixa etária incluem atividades lúdicas, desafiadoras e também funcionais. Melhora na coordenação motora, aptidão cardiorrespiratória, mais força e flexibilidade são alguns dos benefícios esperados. “Antes de escolher um exercício para os filhos, no entanto, os pais devem, além de levá-los para uma avaliação médica, ouvir sua opinião, considerar suas habilidades e conversar com um educador físico”, recomenda o gerente.

Compartilhar: