Perspectivas para um novo ano

Perspectivas para um novo ano

Para a maioria das pessoas, a chegada do novo ano é sinônimo de traçar planos e estipular metas. Para alcançar esses objetivos e diminuir a chance de frustrações, é importante seguir alguns passos

Grande parte da população acredita que o Réveillon vem acompanhado de novas perspectivas. O passado — bom ou ruim — fica para trás e o foco passa a ser o renascimento do tempo. Há, pela frente, portanto, um caderno em branco, com 365 novas oportunidades de cumprir metas, jogar fora velhos hábitos e se arriscar em novas atitudes. Alguns desses planos passam por investir em um estilo de vida mais saudável, meditar, abandonar velhos vícios ou matricular-se em um novo curso, dedicar mais tempo à família e aos amigos, conseguir um novo emprego, alcançar a estabilidade financeira, entre outros. 

Entre os primeiros planos da lista costuma estar a disposição para conquistar um corpo mais bonito e ter mais saúde, o que justifica a inclusão de hábitos saudáveis à rotina. Nesse sentido, os especialistas garantem que não é preciso exagerar: aumentar o tempo ou a intensidade dos exercícios físicos, alterar o cardápio e estar em dia com os exames clínicos — sempre sob o olhar atendo de um profissional especializado — levam a resultados visíveis no corpo e, consequentemente, no astral. Além das vantagens estéticas, os novos hábitos protegem contra doenças aumentando a imunidade. Um estudo publicado em 2012 na Revista Brasileira de Medicina do Esporte revelou que caminhar mais de 21 minutos por dia reduz o risco de diabetes. Já outro estudo da American Heart Association relaciona a atividade física à redução do risco de doenças do coração.

Antes de definir um caminho a seguir, é importante definir os objetivos a serem conquistados e se organizar. Abrir mão de algumas regalias e priorizar outras metas para transformar os planos em realidade nos próximos meses faz parte dessa lista. Assim como os atletas precisam se dedicar e elencar prioridades durante a preparação para competições, cada indivíduo deve manter o foco para não se distanciar dos projetos estabelecidos no Ano Novo. 

Colocar os desejos no papel e não se esquecer de reforçá-los na mente é a primeira sugestão para quem deseja ser fiel às metas. Deixe as anotações em local visível e de fácil acesso. Vale a pena relembrar aquilo que foi planejado durante o ano e avaliar o que já é realidade e o que ainda não saiu do papel. Conscientizar-se do que realmente quer alcançar e do que terá que fazer para cumprir esse objetivo torna-se quase uma missão a ser vencida. Perseverança e paciência são imprescindíveis para alcançar os propósitos. Lembrar do quanto essa mudança vai impactar positivamente na rotina de cada um ajuda a manter o ânimo. 

Outra dica para alcançar as metas que levam a uma vida mais saudável é investir em um planejamento de longo prazo. É preferível demorar mais tempo para chegar ao peso ideal, por exemplo, mas aproveitar a caminhada para incluir hábitos saudáveis definitivamente no dia a dia. Isso envolve alimentação, atividade física e descanso. Assim, a probabilidade de manter o peso adequado e continuar com uma rotina saudável aumenta. Algumas dicas de especialistas de áreas distintas podem contribuir para tornar a jornada mais fácil. 

Para comer bem

O nutrólogo Ricardo Borges (CRM: 88.703) lembra que boa parte das pessoas planeja perder peso quando o ano começa — principalmente, após os exageros das festas de fim de ano. Com isso, surgem as formas milagrosas para corrigir ou compensar os erros. “Dietas detox, jejuns ou a retirada de certos alimentos da rotina são algumas propostas erradas que geram ‘conforto’ emocional, mas não colaboram de forma eficaz para o funcionamento do organismo”, explica o médico. 

Para Ricardo, dividir as metas em curto prazo é um bom método para atingir os objetivos com mais facilidade.

Segundo o especialista, primeiramente, é importante entender que o emagrecimento é um processo que, para ser saudável, precisa ser gradativo. Portanto, a avidez por perder peso de maneira rápida costuma vir acompanhada de frustração. “É fundamental estabelecer metas viáveis, o que é possível por meio de um projeto pessoal. Cada um deve descobrir seu ritmo e respeitá-lo”, ensina Ricardo. 

A nutricionista e chef Lívia Pauliez salienta que muitas pessoas acreditam que se alimentar de forma saudável é difícil, mas, na verdade, quando essa escolha se torna um hábito e passa a fazer parte da rotina diária, tudo fica mais fácil. “Evitar, por exemplo, alimentos processados e industrializados é um ótimo começo. Isso porque a maioria deles é rica em calorias e gorduras, com baixo valor nutricional para o corpo e a saúde. Nesse sentido, dar prioridade a frutas, verduras, carboidratos integrais e carnes magras é o primeiro passo para a mudança”, ensina. 

Além disso, a especialista frisa que é importante reduzir a ingestão de açúcar e de sódio. No início, pode ser uma tarefa difícil, pois o paladar é acostumado com sabores mais doces e temperados, mas essa percepção vai sendo alterada com o tempo. “Vale lembrar, ainda, que a ingestão de água é extremamente importante. A recomendação é que se deve ingerir, ao menos, 1.5 l/dia”, completa. 

Programar a rotina para encaixar uma alimentação saudável no dia a dia também é fundamental. Para isso, organizar as atividades do dia para ir às compras semanalmente, seguindo um cardápio de lanches e de refeições preparado com antecedência é uma ótima ajuda. Além de evitar excessos e desperdício, quando se tem a disposição lanches saudáveis a tentação de comprar algo menos nutritivo é menor. “Nosso corpo é mais inteligente do que pensamos e ele nos dá os sinais de que estamos nos alimentando de maneira correta. A cada pequena mudança é fácil perceber melhora em nossa concentração, sono, disposição, humor e até hábito intestinal”, analisa Livia. 

Ricardo frisa, ainda, que através de uma alimentação equilibrada, sem restrições severas, o paciente se sente com vigor e disposição física. Além disso, uma ingestão equilibrada de nutrientes diminui os riscos de complicações associadas ao excesso de peso. “A verdade é que não existe uma fórmula milagrosa. Se a pessoa deseja um corpo mais saudável, funcionando adequadamente e, consequentemente, mais bonito, precisa começar agora a mudança de hábitos. Assim, nas festas de 2018, os exageros não podem  ser tão grandes e o indivíduo precisa curtir a festa com saúde”, esclarece o nutrólogo. 

Corpo são, mente sã

Numa rotina que, por vezes, é marcada pelo estresse, pelo nervosismo e pelo pouco tempo para atividades pessoais, não há como deixar de lado a saúde da mente e da alma. A psicóloga e professora de yoga, Carolina Pinheiro, explica que ter um ano sem estresse é uma utopia, pois o estilo de vida atual das pessoas é inevitavelmente estressante. É importante reconhecer isso para aceitar os momentos de nervosismo e saber como lidar com eles. Isso porque a própria expectativa de ‘viver sem estresse’ pode ficar ruim. "Podemos reduzir significativamente o estresse simplesmente vivendo cada momento, como nos ensina a yoga e meditação. Fazer uma coisa de cada vez. Tomar banho tomando banho, e não fazê-lo pensando nas contas para pagar. Ter momentos destinados exclusivamente ao lazer também reduz muito o estresse", pontua.

Para Carolina e Paulo, a saúde física é consequência da saúde mental.

Carolina acrescenta que uma mente sã tem discernimento para escolher os ingredientes certos para se alimentar, como exercitar o corpo, como se relacionar com as pessoas, como utilizar o tempo livre, quantas horas de sono dormir, entre outros. "Tudo isso reflete diretamente na saúde do corpo. A saúde física é consequência da saúde mental. Se uma pessoa está muito ansiosa, por exemplo, vai preparar uma salada e cozinhar ou vai se alimentar do primeiro pacote de biscoitos que encontrar? O que levamos à boca reflete diretamente no funcionamento da mente", exemplifica a psicóloga.

Para o constelador sistêmico, coach e instrutor de meditação, Paulo Curi, para ter uma vida mais equilibrada, é importante que a pessoa faça mais aquilo que gosta. “Ter um hobby e destinar um momento do dia ou da semana para praticá-lo é uma boa dica. O segredo da felicidade é ser grato pelo que se tem. Dançar, ler um bom livro, tocar um instrumento musical, cantar, tudo é válido. Fique tranquilo, esqueça dos problemas durante o hobby, pois eles estarão lá do jeitinho que você os deixou quando voltar”, pontua. 

É justamente nessa pausa para uma mente mais tranquila que a atividade física tem um papel fundamental. Há várias hipóteses, levantadas pela ciência que explicam esse fato: o exercício físico ajuda a esquecer pequenas frustrações diárias, reduz a tensão muscular e estimula a produção de endorfinas. Segundo a fisioterapeuta e empresária, Thais Simão Zardo, não existe segredo para cumprir essa meta, mas é preciso um compromisso pessoal e de saúde individual, colocando a atividade física como prática obrigatória dentro da rotina. “Uma das opções é estabelecer dias e horários para que ela ocorra, dessa maneira, fica mais fácil organizar os compromissos do dia”, ensina. 

Para perseverar durante todos os meses do ano, a fisioterapeuta insiste que é importante recomeçar de fato. “Repense as prioridades, reflita sobre hábitos e atitudes, reaja ao desânimo e ao cansaço, reequilibre o sono, resista aos impulsos e revise sua organização, seus vícios e seus preconceitos. Depois disso, procure um profissional capacitado e colha os benefícios das atividades físicas”, conclui Thais. 

“O primeiro passo é repensar hábitos, refazer as metas pessoais e organizá-las no decorrer dos meses”, sugere Thais.

Regra de 3 x

Especialistas sugerem a Fórmula SMART como um método eficaz para traçar metas e ter bons resultados. A receita é assim traduzida do inglês: S (specific) Específica; M (mensurable) Mensurável; A (attainable) Atingível; R (relevant) Relevante; e T (time based) Com prazo para ser cumprida.

Primeiro Passo
Escolha a meta que, quando atingida, mais impactará positivamente sua vida e quebre este objetivo em conquistas trimestrais seguindo esses passos:

1ª Meta de Resultado
Qual o resultado que você deseja atingir em três meses?

2ª Meta de Performance
Metas semanais podem definir o que deve ser feito para melhorar sua performance para atingir o resultado.

3º Meta de Processo
Metas diárias ajudam a buscar melhorias constantes no processo, aperfeiçoando a performance em direção ao resultado final.

Faça as pazes com a alimentação 
Por Livia Pauliez.
“As pessoas precisam fazer as pazes com a alimentação, mantendo o equilíbrio sempre”, comenta Livia.
Hidrate-se! Mantenha perto de você uma garrafa de água.
Organize-se e faça compras inteligentes. Tenha em mãos opções saudáveis.
Evite alimentos ultraprocessados e procure consumir ingredientes in natura.
Diminua o consumo de sal e dê preferência para temperos como manjericão, orégano e alecrim.
Aprenda a ler rótulos nutricionais: a ordem da descrição dos ingredientes é sempre do maior para o menor em quantidade.
Evite ter em casa alimentos como barras de chocolate ao leite — o risco de cair em tentação será menor.
Procure um profissional tanto para cuidar da alimentação quanto para orientar os exercícios.
Insira em sua rotina uma atividade física de que goste.


Texto: Pâmela Silva
Fotos: Luiz Cervi

Compartilhar: